As desistências de pré-candidatos como o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e o ex-governador João Doria (PSDB) abriram margem para que a disputa pela Presidência se resolva ainda no primeiro turno. A pouco mais de quatro meses das eleições, as pesquisas de diversos institutos apontam uma consolidação dos votos entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em alguns desses últimos levantamentos, a soma das intenções votos de Lula, o primeiro colocado, já é maior do que a de todos os demais concorrentes – condição que, na eleição, garante a vitória no primeiro turno. Acessa o nosso site para ver os percentuais dos principais institutos de pesquisa do país e também consultar os números de protocolo no TSE.
O projeto que cria um novo Código Eleitoral, aprovado na Câmara no ano passado, pode ser votado ainda em 2022 no Senado. Nos bastidores a proposta tem apoios e há senadores que esperam a votação ainda neste ano. Mas, desde que se tornou pública a articulação para colocá-lo em votação, o Código Eleitoral também passou a enfrentar a resistência de outros senadores e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte Eleitoral manifestou preocupação sobre as possíveis mudanças eleitorais – especialmente as que enfraquecem a fiscalização e transparência dos partidos, que constam do texto aprovado na Câmara. Um dos principais focos de resistência ao projeto se dá em torno da possibilidade de mudar as regras eleitorais na disputa de 2022. A legislação brasileira estabelece que qualquer modificação nas eleições precisa ser aprovada no mínimo um ano antes da disputa para ser implantada. Nesse caso, as mudanças não entrariam em vigor nas eleições de outubro, mas alguns senadores entendem que o novo Código não fala apenas de situações ligadas às eleições propriamente ditas, mas sim de aspectos que margeiam o processo eleitoral. Esses elementos "paralelos" poderiam vigorar já em 2022 – causando confusão.
A taxa de desemprego no país entre fevereiro e abril deste ano ficou em 10,5%, uma redução de 0,7 ponto percentual em comparação ao trimestre entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 (11,2%) e 4,3 pontos percentuais menor em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Segundo o levantamento, essa é a menor taxa de desemprego registrada para um trimestre encerrado em abril desde 2015.
O Observatório Cubano de Direitos Humanos (OCDH) divulgou um relatório que denuncia ações de perseguição e repressão contra familiares de presos políticos em Cuba. Segundo o estudo, que foi enviado ao Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas, as estratégias da ditadura comunista incluem monitorar, intervir ou suprimir o uso da internet por familiares para silenciar ou reduzir sua presença nas redes sociais e em órgãos de imprensa independentes; intimidação para que não organizem ações de defesa legal perante organismos nacionais e internacionais; infiltração de agentes para que se tornem pessoas de confiança de membros dessas famílias; e oferta condicionada de benefícios legais ou expatriação forçada. O relatório também aponta ações como prisões, interrogatórios, cancelamento de licenças para empreendimentos ou obras privadas, violação de correspondência física e eletrônica.
A opinião de Thaméa Danelon, que considera lastimável a ação do PT contra Sérgio Moro.
O projeto de estudantes universitários que criaram um jogo para frear o avanço do Alzheimer. É um quebra cabeça de 8, 16 ou 24 peças, personalizado com uma foto da família, que tem finalidade de estimulação cognitiva. A medicação ajuda a retardar a progressão da doença, mas é fundamental que o paciente também estimule o cérebro. Outra vantagem é prevenir a incapacidade de reconhecer rostos, muito comum a quem tem Alzheimer.
Taxa de desemprego de fevereiro a abril é de 10,5%, menor valor desde 2015
- 01/06/2022 06:01
Deixe sua opinião