| Foto:

Bom dia! 

CARREGANDO :)

 

A Câmara vota, hoje, a segunda denúncia contra Michel Temer, por organização criminosa e obstrução à Justiça. É improvável que o plenário opte por dar continuidade à ação contra o presidente, especialmente depois de mais uma ampla temporada de cooptação de parlamentares. 

Publicidade

 

Evandro Éboli contabilizou a ida de 120 deputados ao Palácio do Planalto nos últimos 15 dias. O Centrão dominou a agenda, com 78 representantes. 

 

Com o arquivamento certo da denúncia, as dúvidas são quando e com que força ela virá. A oposição pretende esvaziar a sessão, para que a votação não ocorra e Temer siga sangrando. Dificilmente conseguirá. O governo sabe que o número de votos que conseguir a mais que os 172 necessários indicará o tamanho do seu apoio para as próximas pautas. 

 

Publicidade

É exatamente sobre esse aspecto que trata o editorial da Gazeta do Povo. O resultado de hoje dirá se o país pode ter mais ou menos esperança em ver prosperarem as reformas. 

É no imediato pós-votação, com as devidas canetadas que premiarão a fidelidade e punirão a rebeldia ou as promessas não cumpridas, que o país terá a ideia exata do que foi acertado nessas reuniões. Esse preço tem seu impacto no horizonte – ele dirá se Temer tem ou não a capacidade de levar adiante a pauta reformista. 

*** 

Oferecida como moeda de troca à bancada ruralista, a portaria do trabalho escravo teve validade suspensa pela ministra Rosa Weber. O pleno do Supremo analisará sua legalidade. O governo reagiu prometendo melhorar o texto, uma confissão indireta de que meteu os pés pelas mãos ao impor um pacote de medidas que seria mais adequado o Congresso elaborar e discutir. 

Apareceu! 

A defesa de Lula entregou à Justiça Federal - não sem antes apresentar ruidosamente à imprensa - os 31 recibos e um contrato de locação do apartamento em São Bernardo do Campo, que o ex-presidente teria recebido como pagamento de propina. Em tempo: nenhum recibo tem data de 31 de junho ou 31 de setembro, como na leva anterior. 

Publicidade

Retomada consistente 

O Brasil fechará 2018 com a menor inflação da América Latina. Há dez anos isso não acontecia. Ricardo Amorim explica os efeitos do índice no poder de compra das pessoas e na taxa de juros. 

 

É exatamente a queda dos juros um dos alicerces da recuperação do mercado imobiliário. Fabiane Ziolla Menezes vai direto ao ponto: a hora de investir em imóvel é agora - e dá dicas de como escolher o melhor negócio. 

 

O mercado de trabalho também se molda à recuperação econômica. Estes são os cinco cargos em alta no momento que o país sai do atoleiro

Publicidade

 

Quando for às urnas dentro de um ano, o brasileiro viverá em um país com emprego e renda em alta, inflação sob controle e juros baixos como poucas vezes se viu. É improvável, contudo, que qualquer candidato a presidente tire proveito deste quadro. Fernando Jasper explica por quê. 

Vale a troca? 

O Brasil de outubro de 2018 também deve ter menos empresas sob o controle do governo. A Eletrobras será a primeira estatal a ser privatizada sob Temer, mas o interesse de uma empresa do governo chinês levanta a questal: vale a pena passar a Eletrobras de uma estatal para outra? 

 

Na narrativa contrária à venda da companhia, um argumento corrente (com o perdão do trocadilho) é de que o Brasil perderia a soberania sobre suas águas. Flávia Pierry dá cinco marteladas neste mito

Publicidade

O roxinho chegou 

O restrito clube dos grandes bancos a operar no Brasil ganhou um novo e ousado player. O Nubank anunciou, ontem, o lançamento da sua conta corrente digital sem tarifas e com rendimento maior que o da poupança

 

Se você está imaginando em dar um chega pra lá no seu bancão para abraçar a NuConta, melhor ler essas perguntas e respostas preparadas pelo Rodrigo Ghedin. 

Orientação e desorientações 

Identidade de gênero e orientação sexual são dois temas em evidência na mídia, mas boa parte do que você tem visto por aí sobre o assunto está errado. Ryan T. Anderson, pesquisador da Fundação Heritage, aponta quatro alegações frequentes no debate que não têm qualquer evidência científica a respaldá-las

 

Publicidade

O teólogo Guilherme de Carvalho escreve artigo sobre o que se convencionou chamar de "cura gay" e lança uma questão que permeia o assunto: se biologia não é destino para o humano, por que afetividade seria? 

Eterna infância 

A psicóloga Adriana Kortland escreve sobre a infância. Embora seja a fase mais curta e inquieta de nossas vidas, é este o período que nos molda e deixa marcas que nos acompanharão para sempre

Por quê? 

O assassinato de dois estudantes em Goiânia, semana passada, repetiu o enredo comum a dezenas de ataques em escolas mundo afora. Na origem está o massacre de Columbine, nos Estados Unidos, em 1999. Murilo Basso mostra como a busca pela fama para compensar humilhações sofridas no ambiente escolar é um traço que une boa parte dessas tragédias. 

Reaberta 

Suspensa na sexta-feira, a licitação para consignados do funcionalismo estadual foi reaberta sob novas regras. O governo estipulou em R$ 2,90 o teto da tarifa por linha processada. Em resposta a um pedido de esclarecimento feito pela Caixa, o Palácio Iguaçu havia mencionado um teto de R$ 2, informa Felippe Aníbal. 

Último ato 

Um dos procuradores à frente da Operação Quadro Negro, Carlos Alberto Hohmann Choinski foi remanejado de área após notificar o secretário Valdir Rossoni e o deputado estadual Plauto Miró. O Ministério Público disse que o próprio Choinski preferiu ficar em outro setor a dedicar-se exclusivamente ao grupo que, entre outras operações, cuida da Quadro Negro. 

Publicidade

De volta para o futuro 

O Plano Plurianual enviado por Rafael Greca à Câmara de Vereadores prevê reduzir o atraso do transporte coletivo de Curitiba. Entre as medidas a serem implementadas até 2021 estão wi-fi nos terminais, catracas com reconhecimento facial e binários para permitir viagens mais rápidas do Inter 2, entre outros avançados revelados por João Frey. 

Vale do Pinhão 

Começa amanhã o Reação Urbana, movimento colaborativo entre sociedade civil, iniciativa privada e poder público para revitalizar o Vale do Pinhão. Serão quatro dias de hackaton para desenhar soluções para a região do bairro Rebouças, em Curitiba. A discussão será restrita a 60 profissionais, mas o lançamento, amanhã, é aberto ao público. 

Bateu saudade 

O Walmart vai tirar de circulação a marca Mercadorama e assim mais um pedaço da memória afetiva do curitibano vira história e boas lembranças. Marcos Xavier Vicente lista outras dez que tomaram o mesmo caminho. Vou resgatar o slogan de uma, o jingle de outra e será inevitável clicar no azulzinho aqui em cima: "a mais simpática" e "o tempo paaassa, o tempo voooa..." 

Seis pontos 

O Paraná venceu o confronto direto com o Vila Nova por 1 a 0, ontem, na Vila Capanema, e assumiu a vice-liderança provisória da Série B. O pior cenário para o Tricolor ao fim da rodada será de quatro pontos à frente do quinto colocado. O acesso está ao alcance das mãos. 

Quem dá mais? 

Sedes de Copa do Mundo e Olimpíadas são, invariavelmente, definidas por "leilões de propina" nos bastidores. Leandro Narloch propõe que isso se torne o método oficial - e lícito - de escolha. A inspiração vem da Amazon, que abriu um leilão para escolher sua nova sede. 

Publicidade

Vale a pena 

César Brecailo informa os preços de ingresso para o show de Roberto Carlos na Ópera de Arame, dia 1º de dezembro. A venda aberta ao público inicia na sexta-feira e quem é do Clube Gazeta do Povo tem 50% de desconto. 

O ano do vinho 

A produção de vinho está em queda no mundo, mas o Brasil contraria fortemente essa tendência. Giorgio Dal Molin indica que a produção no país crescerá 167% em 2017. Saímos da menor para a maior safra da história sem escalas. 

 

É quase automático combinar um bom vinho a uma boa massa. Danielle Blaskievicz indica 16 restaurantes do Festival Bom Gourmet que nos permitem fazer esse casamento. 

Linha turismo 

O Viver Bem montou um Quiz para medir nossa curitibanice. Responda e descubra com qual ponto turístico de Curitiba você mais se identifica. Aliás, por que não aproveitar o resultado e passear pelo ícone curitibano que mais te representa? 

Publicidade

 

Boa quarta-feira e até amanhã.