Bom dia!
Jair Bolsonaro (PSL), que na terça (4) apresentou o projeto de lei que muda o Código de Trânsito Brasileiro, disse nesta quarta (5) que se dependesse dele o limite para suspensão da CNH seria de 60 pontos – a proposta amplia para 40. Especialistas temem que as mudanças aumentem o risco de acidentes fatais. A deputada federal Christiane Yared (PR-PR), que teve um filho morto em um acidente de trânsito causado pelo ex-deputado estadual Carli Filho, considera as medidas “terríveis” e “trágicas” – mesmo sendo da base do governo.
- Bolsonaro disse que o governo está estudando substituir todas as cédulas de R$ 50 e R$ 100 que circulam pelo país. Fernanda Trisotto rastreia de onde vem essa história e faz as contas de quanto a troca custaria – não chute baixo.
- O presidente chega nesta quinta (6) à Argentina. Olavo Soares avalia como a visita de Bolsonaro impacta o finalzinho do mandato de Mauricio Macri e como as eleições de outubro no país impactam o Brasil.
- O sábado é o dia da semana em que mais ocorrem assassinatos no Brasil e a rua é o lugar em que a maioria dos homicídios acontecem. Kelli Kadanus traz esses e outros dados do Atlas da Violência, que reúne informações dos últimos dez anos.
Para que o buraco não cresça
No editorial desta quinta (6), a Gazeta do Povo avalia o projeto de lei complementar que o governo enviou ao Congresso a respeito da ajuda a estados em apuro fiscal, apelidado de Plano Mansueto:
O Plano Mansueto tem, a seu favor, a estratégia de exigir o cumprimento das medidas de ajuste fiscal antes que a União aprove o aumento da capacidade de crédito, ou seja: os governadores terão de mostrar serviço, em vez de fazer apenas compromissos que acabam não cumprindo.
Cisão
Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos, falou abertamente sobre a Venezuela em uma reunião a portas fechadas – que deveria ter sido confidencial. Ele disse que está muito difícil manter unida a oposição no país e que, assim que Nicolás Maduro sair do poder, "mais de 40 pessoas" vão reivindicar a Presidência.
Imagem do dia
E mais
- Fogão a gás, elétrico ou por indução? No Bom Gourmet, Guilherme Grandi explica as vantagens e desvantagens de cada um.
- Luan Galani, da HAUS, apresenta o novo aplicativo do Google, o Neighbourly, que quer ajudar as pessoas a se conectarem mais com seus bairros e comunidades.
- Salto alto, quando usado por muito tempo, dói. Mas não só: o uso frequente envolve riscos para a saúde. No Viver Bem, Anna Sens fala da campanha que quer proibir o uso obrigatório desse tipo de sapato no trabalho.
- Gabriel Sawaf conta a história da bebê que recebeu três transfusões de sangue ainda na barriga da mãe. Gabriela, que realizou os procedimentos em Curitiba, nasceu saudável no mês passado.
Uma boa quinta-feira para você!