Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Por 5 votos a 2, o TSE condenou nesta terça-feira (31) o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade pelo suposto uso eleitoral do 7 de setembro de 2022. Em junho, ele já havia sido declarado inelegível por ter questionado a segurança do sistema eleitoral. Veja como foi o novo julgamento e como votaram os ministros.
Ofensiva no PL. Até mesmo o PL, partido de Bolsonaro, está entre os alvos do governo para ampliar a base no Congresso. O comando da legenda tenta conter o assédio.
Gastança eleitoral. Vivendo um momento político crítico, o presidente Lula já deu a deixa para 2024: vai apostar na gastança eleitoral. Saiba o que isso significa.
Política, Economia e Mundo
STF contrariando a lei. Ao admitir Alexandre de Moraes e familiares como assistentes de acusação no inquérito sobre a confusão em Roma, o ministro Dias Toffoli contrariou a lei. Entenda por quê.
Guerra no Oriente Médio. O governo de Israel disse ter atingido um reduto militar do Hamas e matado 50 terroristas. Defendida por Lula, a expansão do Conselho de Segurança da ONU não deve torná-lo eficaz.
Politização da educação. Um documento elaborado por ONGs e associações que lideram a Conferência Nacional de Educação 2024 evidencia a tentativa de politizar critérios para avaliação de estudantes.
Opinião da Gazeta
“Dr. Fantástico” no Supremo. Alexandre de Moraes e sua família foram aceitos como assistentes de acusação no inquérito sobre a suposta agressão ao ministro em Roma. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
No STF de 2023 este cansaço não existe; a corte e seus ministros assumem tranquilamente o papel de vítimas, investigadores, acusadores e julgadores, agora acrescentando o de “assistente de acusação extemporâneo”.
O que mais você precisa saber hoje
“Sociedade paralela”. Dinamarca “força” integração de imigrantes rumo à meta de não ter guetos em 2030
Transferência de verba. Sindicatos e oposição se unem contra PEC da Educação de Tarcísio de Freitas em São Paulo
Novas concessões. Setor produtivo quer mais divulgação de editais de pedágio no Paraná para aumento de concorrência
Colunas e artigos
Liberdade de expressão vale a pena. Assustadora e indomada, mas também necessária e boa. Assim o artigo de T.K. Coleman define e defende a importância da liberdade de expressão.
Deltan Dallagnol mostra como Toffoli já condenou os supostos agressores de Moraes.
Filipe Figueiredo pergunta: é o início do fim de Netanyahu?
Para inspirar e alegrar
Vai dar praia em São Paulo. Nos próximos anos, a cidade de São Paulo vai ganhar uma praia. Ou quase isso. Conheça o projeto de um complexo esportivo que vai recriar o ambiente litorâneo.
Tenha um ótimo dia!