TSE volta atrás mais uma vez e desiste de mandar servidores para eleições na Venezuela após ataques de Maduro| Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Diante das críticas do ditador Nicolás Maduro às urnas eletrônicas brasileiras, o TSE decidiu que não irá mais enviar observadores para as eleições na Venezuela, no próximo domingo (25). O tribunal havia sido convidado pelo Conselho Nacional Eleitoral para acompanhar as votações no país. Veja a justificativa do órgão brasileiro.

Publicidade

Maduro e Forças Armadas. A relação do governo Maduro com as Forças Armadas é marcada por manipulação e troca de interesses, levantando dúvidas sobre o apoio do setor ao regime.

Biden se pronuncia. Nos EUA, o presidente Joe Biden disse ter desistido da candidatura a fim de abrir espaço para a “nova geração”. Confira o que ele falou.

Política, Economia e Mundo

Hostilização nas Olimpíadas. Antes da abertura das Olimpíadas, a delegação de Israel foi hostilizada em Paris. Vote na nossa enquete: na ausência de Lula, quem deveria representar o Brasil na cerimônia?

Contra o imposto sobre armas. Deputados do estado mais violento do país não apresentaram emendas para segurança. Já a bancada da segurança tenta barrar a cobrança do “imposto do pecado” sobre armas.

Lula ofuscado no G20. Divergências sobre as guerras têm pressionado o Brasil durante sua presidência do G20. Com isso, Lula vê ofuscadas suas pautas, como combate à fome e taxação dos super-ricos.

Publicidade

Opinião da Gazeta

O Estado também quer ser herdeiro. Lula usou um evento para comparar o Brasil aos Estados Unidos, na tentativa de explicar a suposta necessidade de taxar as heranças.  Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Em uma interpretação muito benigna, pode-se até entender que Lula estivesse se referindo ao hábito norte-americano de fazer doações à universidade onde a pessoa estudou, sua alma mater. Mas não se pode descartar que Lula estivesse pretendendo, no fim das contas, que os falecidos ‘devolvam’ sua riqueza ao próprio Estado, aquele que cobra os tais 40%.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Psiquiatria e Justiça. Adélio Bispo, Thomas Crooks, e o dilema entre saúde mental e culpa por crimes

Contas públicas. Ex-governadores de SC e RS receberam “supersalário” em junho; entenda

Publicidade

Deter ou não deter? Decisão do STF de descriminalizar maconha gera confusão sobre abordagem policial

Emails revelados. Facebook pediu ao governo americano para editar sua página sobre a Covid na pandemia

Colunas e artigos

O Lula, o mastro e o leme da economia brasileira. Em seu artigo, Caio Hexsel Abichequer faz uma analogia entre a economia brasileira e a condução de um navio, para explicar as críticas feitas por Lula ao Banco Central.

Marcel van Hattem fala sobre a hipocrisia democrata.

Luciano Trigo discute a arte de furtar.

Publicidade

Para inspirar e alegrar

Arqueólogos descobrem fosso que protegeu reis da bíblia. Escavações recentes em Jerusalém permitiram a descoberta de um fosso que divide a Cidade de Davi ao meio, separando o palácio e o Monte do Templo do resto da cidade.