Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (13) um projeto-piloto para inclusão de biometria no teste de integridade das urnas eletrônicas. A medida foi uma sugestão apresentada pelas Forças Armadas. Já em julgamento, a Corte manteve, por unanimidade, a liminar que havia proibido a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) de usar imagens da celebração oficial de 7 de setembro em suas propagandas eleitorais. Confira os detalhes da decisão.
Publicidade vetada. Desde o início de julho o TSE já vetou nove dos 28 pedidos do governo federal para veicular campanhas institucionais, propagandas e pronunciamentos. Saiba o que levou a esses vetos.
Ciência e armas. Recentemente o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), restringiu o acesso a armas de fogo. Em sua decisão, ele evocou a ciência para justificar as restrições. Entenda por que isso traz uma série de riscos.
Política, Economia e Mundo
Campanha presidencial. Candidato do Novo, Felipe D’Avila afirmou que, se não avançar, pretende se manter neutro no segundo turno. Em entrevista, Bolsonaro falou sobre pandemia e o tratamento às mulheres. Entenda ainda por que o próximo presidente governar por medida provisória é ruim.
Novas empresas. Abrir uma empresa tem se tornado cada vez menos demorado no Brasil. Em três anos, o tempo gasto no processo caiu 82%. Saiba os motivos e quais os estados mais rápidos. Veja ainda o ranking dos estados mais competitivos do Brasil em 2022.
Giro pelo mundo. A polícia argentina prendeu a terceira suspeita de envolvimento no atentado contra a vice-presidente Cristina Kirchner. A Ucrânia parece ter virado o jogo e vem recuperando seu território no conflito com a Rússia. Entenda o que levou a isso.
Opinião da Gazeta
Orçamento engessado abafa a voz do eleitor. Quando a população vai às urnas e elege um novo governo, espera que o eleito seja capaz de implantar o programa que apresentou durante a campanha eleitoral. Porém, de todo o Orçamento da União, apenas 6% está genuinamente à disposição do governante para usar naquilo que considerar mais importante. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O país precisa aprender a aplicar uma das virtudes do teto: ele força gestores a compreender que o dinheiro público não é infinito e que, por isso, é preciso fazer escolhas. Essa é tarefa que políticos detestam, pois tais escolhas sempre deixarão alguém descontente – aliados, grupos de pressão, corporações.
O que mais você precisa saber hoje
Eleições. Em 2022, PT tem 13 candidatos aos governos estaduais. Quais têm chances de vencer?
Propostas de campanha. Ricos na mira: presidenciáveis querem cobrar mais impostos da alta renda
Caso no Piauí. Mais uma menina grávida aos 11 anos. O que há de errado na luta contra o abuso de menores
Saúde mental. Depressão entre crianças e adolescentes: família é protagonista no cuidado e a escola um apoio
Colunas e artigos
A volta da energia nuclear. O que o estado norte-americano da Califórnia tem em comum com países como França, Bélgica e Japão? Todos estão dando uma segunda chance para a energia nuclear. Por quê? Entenda no artigo de Jon Miltimore.
Thaméa Danelon explica o pedido da PGR para anular a operação contra empresários que não foi aceito por Alexandre de Moraes.
Paulo Uebel relembra o Dia da Independência e diz que o preconceito de Lula precisa acabar.
Para inspirar
Um brinde à vodka brasileira. Vodka nacional de qualidade existe? Uma destilaria de Santa Catarina tem provado que sim, se destacando no mercado nacional e internacional, inclusive conquistando prêmios. Conheça a história da destilaria Kalvelage.
Tenha um ótimo dia!
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião