Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: A viagem de Bolsonaro

TSE modifica teste das urnas. STF mantém suspensão do piso da enfermagem. PF pede acesso a dados do Telegram

Simulação do teste de integridade das urnas eletrônicas. (Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou nesta quinta-feira (15) o projeto piloto do teste de integridade das urnas eletrônicas com uso de biometria e realizado nas seções eleitorais. A medida é fruto de uma sugestão apresentada pelas Forças Armadas com o objetivo de verificar o funcionamento do equipamento de modo mais próximo de uma votação real. O teste será realizado em 56 locais de votação. Entenda como irá funcionar.

Controle de dados. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que, em até 60 dias, o governo federal altere a composição do órgão responsável por controlar e fiscalizar a troca de dados pessoais de cidadãos dentro do Executivo e com outros poderes.

Piso da enfermagem. Ainda no STF, o tribunal formou maioria para manter a suspensão do pagamento do piso salarial da enfermagem de R$ 4.750, estabelecido por lei. Veja quem votou a favor e contra o pagamento.

Política, Economia e Mundo

Campanha presidencial. Na próxima semana o presidente Jair Bolsonaro (PL) irá ao funeral da rainha Elizabeth e à conferência da ONU. Saiba como isso ajuda na campanha. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) tentam evitar a debandada de votos. Veja os números da nova pesquisa Datafolha.

Investigação no Telegram. A Polícia Federal pediu ao ministro Alexandre de Moraes autorização judicial para que o Telegram forneça dados de 141 usuários do grupo “Caçadores de ratos do STF”. Moraes ordenou o desbloqueio das contas dos oito empresários alvos de operação da PF.

Giro pelo mundo. Durante encontro no Uzbequistão, o ditador chinês Xi Jinping convidou o presidente russo Vladimir Putin a “liderar o mundo em transformação”. No Líbano, uma mulher assaltou um banco para retirar o próprio dinheiro e tratar um câncer.

Opinião da Gazeta

O TSE e as imagens do Sete de Setembro. Faz algum sentido que um candidato a cargo público seja impedido de usar imagens de comícios, atos que demonstram a dimensão do apoio popular que ele tem, em suas peças de propaganda eleitoral? Pois o Tribunal Superior Eleitoral acaba de decidir que sim. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Não há razoabilidade alguma em se impedir a campanha de Bolsonaro de usar as imagens realizadas nos comícios, tanto em Brasília quanto no Rio, caso sejam oriundas de fontes não oficiais, seja de empresas contratadas pela campanha para a produção de vídeos, seja de imagens amadoras fornecidas por apoiadores.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Uma guerra esquecida. Utilizada para definir a extensão do Brasil, a expressão “do Oiapoque ao Chuí” poderia hoje muito bem ser “do Oiapoque ao Prata”. Só não continua assim por causa da Guerra da Cisplatina. Conheça a história de uma das guerras mais esquecidas do Brasil.

Para inspirar

Luxo a quase 200 metros de altura. A badalada cidade catarinense de Balneário Camboriú vai receber até 2028 um novo empreendimento residencial que vai entrar para o ranking dos edifícios mais altos do país. Conheça o Marena, edifício de alto padrão com quase 200 metros de altura.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.