Simulação do teste de integridade das urnas eletrônicas.| Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou nesta quinta-feira (15) o projeto piloto do teste de integridade das urnas eletrônicas com uso de biometria e realizado nas seções eleitorais. A medida é fruto de uma sugestão apresentada pelas Forças Armadas com o objetivo de verificar o funcionamento do equipamento de modo mais próximo de uma votação real. O teste será realizado em 56 locais de votação. Entenda como irá funcionar.

Publicidade

Controle de dados. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que, em até 60 dias, o governo federal altere a composição do órgão responsável por controlar e fiscalizar a troca de dados pessoais de cidadãos dentro do Executivo e com outros poderes.

Piso da enfermagem. Ainda no STF, o tribunal formou maioria para manter a suspensão do pagamento do piso salarial da enfermagem de R$ 4.750, estabelecido por lei. Veja quem votou a favor e contra o pagamento.

Política, Economia e Mundo

Campanha presidencial. Na próxima semana o presidente Jair Bolsonaro (PL) irá ao funeral da rainha Elizabeth e à conferência da ONU. Saiba como isso ajuda na campanha. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) tentam evitar a debandada de votos. Veja os números da nova pesquisa Datafolha.

Investigação no Telegram. A Polícia Federal pediu ao ministro Alexandre de Moraes autorização judicial para que o Telegram forneça dados de 141 usuários do grupo “Caçadores de ratos do STF”. Moraes ordenou o desbloqueio das contas dos oito empresários alvos de operação da PF.

Giro pelo mundo. Durante encontro no Uzbequistão, o ditador chinês Xi Jinping convidou o presidente russo Vladimir Putin a “liderar o mundo em transformação”. No Líbano, uma mulher assaltou um banco para retirar o próprio dinheiro e tratar um câncer.

Publicidade

Opinião da Gazeta

O TSE e as imagens do Sete de Setembro. Faz algum sentido que um candidato a cargo público seja impedido de usar imagens de comícios, atos que demonstram a dimensão do apoio popular que ele tem, em suas peças de propaganda eleitoral? Pois o Tribunal Superior Eleitoral acaba de decidir que sim. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Não há razoabilidade alguma em se impedir a campanha de Bolsonaro de usar as imagens realizadas nos comícios, tanto em Brasília quanto no Rio, caso sejam oriundas de fontes não oficiais, seja de empresas contratadas pela campanha para a produção de vídeos, seja de imagens amadoras fornecidas por apoiadores.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Liberdade de imprensa. “PIG”, ataques machistas e blogs chapas-brancas: como o PT radicalizou os ataques à imprensa

Qualidade de ensino. Rigor para abrir cursos de medicina é foco de duas ações opostas no STF

Publicidade

Ativismo judicial. Após decisão de Fachin, Exército suspende autorização para aquisição de armas

Relatório. Liberdade econômica cai nos Estados Unidos devido a políticas da pandemia

Colunas e artigos

Uma guerra esquecida. Utilizada para definir a extensão do Brasil, a expressão “do Oiapoque ao Chuí” poderia hoje muito bem ser “do Oiapoque ao Prata”. Só não continua assim por causa da Guerra da Cisplatina. Conheça a história de uma das guerras mais esquecidas do Brasil.

J.R. Guzzo mostra que o caso dos “empresários golpistas” era só mais uma agressão de Alexandre de Moraes.

Luís Ernesto Lacombe desvenda os seis tapinhas de Lula no rosto de um ministro do TSE.

Publicidade

Para inspirar

Luxo a quase 200 metros de altura. A badalada cidade catarinense de Balneário Camboriú vai receber até 2028 um novo empreendimento residencial que vai entrar para o ranking dos edifícios mais altos do país. Conheça o Marena, edifício de alto padrão com quase 200 metros de altura.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!