Surge uma esperança de solução para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Fontes informaram que os dois países fizeram progressos significativos em um plano de 15 pontos que garantiria um cessar-fogo e a retirada das tropas russas. Saiba como está a negociação. Enquanto isso, houve uma nova troca de farpas entre Joe Biden e Vladimir Putin. O presidente norte-americano chamou o russo de “criminoso de guerra”, que, por sua vez classificou a fala como “imperdoável”.
Apoio a Putin. Para se manter no poder, Vladimir Putin conta com um apoio fundamental, o de grandes empresários e oligarcas. Entenda como ele conquistou esse apoio e qual sua importância.
Relações com Maduro. O bloqueio das importações de combustível da Rússia fez com que se cogitasse a Venezuela como alternativa. É possível que, com isso, a ditadura de Nicolás Maduro se fortaleça junto a Estados Unidos e Europa? Saiba mais.
Política, Economia e Utilidade pública
Preços dos combustíveis. Após cobrar a redução no preço dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro fez novas críticas à Petrobras e disse que ela “não é aquilo que gostaria”. Afinal, a gasolina no Brasil é uma das mais baratas no mundo? Veja quanto ela custa aqui e em outros países.
Taxa de juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central confirmou as expectativas do mercado e aumentou a taxa básica de juros para 11,75%, a maior em quase cinco anos. O Banco Central dos EUA também elevou os juros pela primeira vez desde 2018.
Eleições 2022. O presidente Jair Bolsonaro (PL) já definiu a data para lançamento de sua pré-candidatura à reeleição. Saiba o que candidatos que perderam os governos estaduais em 2018 farão nas eleições deste ano. Confira ainda os números das últimas pesquisas para a presidência.
Opinião da Gazeta
A flexibilização do uso de máscaras. Desde o início da pandemia, o uso de máscaras foi levantado como uma medida de caráter prudencial, de custo relativamente baixo para implementação, mas com resultados prováveis satisfatórios. Hoje, parece haver razões suficientes para sustentar a posição de que chegou a hora de discutir com mais tranquilidade quando e de que forma se dará o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
É preciso considerar que o atual índice de vacinação da população brasileira cumpre a maior parte das exigências dos especialistas em saúde pública a respeito do que seria necessário para retornarmos, gradativamente, àquilo que um dia chamamos de normalidade. O fato que isso se associa a um enfraquecimento progressivo da própria doença reforça em muito o argumento de que, em algum momento, precisamos normalizar a convivência com o vírus.
O que mais você precisa saber hoje
Pedido de extradição. Como está a situação de Allan dos Santos com o STF
Ranking. As melhores cidades para empreender no Brasil. Veja quais são
Domicílio eleitoral. Candidatos “nômades”: o que diz a lei sobre escolher o estado para se candidatar
Julgamento no STF. Gilmar Mendes propõe condições mais rígidas para renovar grampos; Moraes diverge
#MeToo. A história do professor que teve a vida quase destruída por falsas acusações de assédio
Colunas e artigos
Biden cria crise energética. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, culpou a Rússia pela alta no preço da gasolina. Porém, um artigo do senador Bill Hagerty mostra como isso é resultado de 14 meses de uma guerra contra a produção americana de energia.
Paulo Polzonoff Jr. apresenta cinco casos em que a censura deu certo no Brasil e no mundo.
Madeleine Lacsko alerta: suicídio não pode ser tratado pela imprensa como entretenimento.
Para inspirar
Uma esperança a quem não anda. Um implante que estimula eletricamente a medula espinhal pode ser a esperança para quem não consegue andar. A ideia não é nova e remonta a décadas, mas pesquisadores relataram avanços muito promissores. Saiba mais sobre o dispositivo. Tenha um ótimo dia!
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião