A quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia, iniciada na segunda-feira (14), teve uma pausa técnica e será retomada nesta terça (15). O dia foi marcado por declarações envolvendo a participação da China no conflito. O conselheiro nacional de segurança dos Estados Unidos, Jake Sullivan, alertou que a China sofrerá consequências por ajudar a Rússia. O governo russo, por sua vez, negou que tenha pedido ajuda ao país asiático para invadir a Ucrânia.
À beira do colapso. Quase vinte dias após o início da guerra, a economia da Ucrânia sente um “impacto catastrófico”, com a “produção entrando em colapso” e a interrupção de serviços essenciais de abastecimento. A análise é do próprio governo ucraniano.
Oposição a Putin. Um dos trunfos para o presidente russo, Vladimir Putin, na guerra contra a Ucrânia é o legislativo subserviente. Mas e a oposição, como é formada? Entenda na reportagem.
Política, Economia e Utilidade pública
Inflação real. Um estudo indica que o aumento real dos preços sentido pelo consumidor pode estar muito acima do que apontam os índices oficiais. Alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro, a Petrobras destacou os bilhões recolhidos em impostos e royalties.
Eleições 2022. Na tentativa de formar uma ampla aliança, o PT já negocia com partidos e políticos que apoiaram o impeachment de Dilma Rousseff. Simone Tebet (MDB) diz confiar na união da terceira via. E o que o União Brasil pretende com a pré-candidatura de Luciano Bivar?
Mortes na pandemia. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de seis milhões de pessoas morreram em decorrência da Covid-19. Uma nova estimativa, porém, indica que esse número é bem maior. Entenda por quê.
Opinião da Gazeta
Hora de reorganizar a economia. Um país pode ser olhado sob dois ângulos. De um lado, existe a população com necessidades que precisam ser atendidas diariamente e, de outro, há um sistema estruturado para produzir, distribuir, consumir e acumular bens e serviços. O funcionamento desse sistema requer os quatro fatores clássicos de produção – recursos naturais, trabalho, capital e iniciativa empresarial. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O Brasil enfrenta um grande desafio: como e com que rapidez o país conseguirá reorganizar o sistema econômico, desorganizado nos últimos dois anos pela tragédia da pandemia e a grave crise hídrica. Esse é talvez o principal tema que deveria ser debatido na campanha eleitoral que elegerá governadores, presidente da República e representantes nos poderes legislativos estaduais e nacionais.
O que mais você precisa saber hoje
Doutrinação. #ForaBolsonaro e antecipação do voto de estudantes: o que dizem os jornais da UNE, UPE e UMES
Fertilizantes e energia nuclear. Parceria de estatal e empresa privada, mina de fosfato e urânio pode ter obras neste ano
Representatividade. O que partidos têm feito para ampliar a participação das mulheres na política
Alerta. Esterilidade e danos psíquicos: os riscos de induzir crianças a fazer transição de gênero
Colunas e artigos
Que dirijam Teslas. Não é só o Brasil que sofre com a alta dos combustíveis. Nos Estados Unidos, o preço da gasolina também disparou. O que os governistas fazem? Incentivam o uso de carros elétricos, algo fora da realidade da maioria da população, com destaca o artigo de David Harsanyi.
J.R. Guzzo fala das forças insanas que agem contra o progresso do Brasil.
Paulo Polzonoff Jr. comenta a constrangedora e equivocada cruzada moralista do deputado-whey.
Para inspirar
Ajuda às vítimas da guerra. Em meio ao caos ocasionado pela guerra, iniciativas de solidariedade buscam minimizar os sofrimentos físicos e os prejuízos materiais, levando esperança às vítimas dos ataques russos na Ucrânia. Você também pode colaborar, saiba como. Tenha um bom dia e uma ótima semana!
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião