Bom dia!
Dois dias antes do primeiro aniversário do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, os primeiros suspeitos de ter cometido o crime foram presos nessa terça-feira (12). Uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu preventivamente um sargento reformado da Polícia Militar e um ex-PM – o primeiro teria sido o autor dos disparos, e o segundo, o condutor do veículo usado no crime.
Ronnie Lessa, de 48 anos, foi preso em sua casa, no mesmo condomínio na Barra da Tijuca em que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) vivia até dezembro. Segundo a investigação, Lessa tinha relações com um grupo de matadores de aluguel e atuava junto com o ex-capitão Adriano Magalhães da Nóbrega, um dos fundadores do grupo Escritório do Crime. Nóbrega foi condecorado em 2005 com a Medalha Tiradentes pelo então deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL). A mãe e a esposa dele foram funcionárias do gabinete de Flávio.
Élcio Vieira Queiroz, de 46 anos, foi expulso da Polícia Militar em 2016, por fazer segurança ilegal em casas de jogos de azar e por participar de um esquema de corrupção que incluía a venda de informações sobre operações. Ele é filiado ao Democratas desde 2011 – Lessa foi filiado ao MDB entre 1999 e 2010. A operação levou ainda à maior apreensão de fuzis da história do Rio: foram encontradas 117 armas em um endereço ligado a Lessa – cada uma chega a custar R$ 30 mil.
Às ordens
Olavo de Carvalho foi, de novo, prontamente atendido pelo governo federal: o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, anunciou a exoneração de Luís Antônio Tozi, até então secretário executivo da pasta. A demissão tinha sido pedida por Olavo no dia anterior, em seus perfis em redes sociais. Guido Orgis aponta o que o Ministério da Educação pode fazer de útil em vez de discutir o olavismo e comenta:
É difícil entender como o governo conseguiu enterrar o MEC em uma batalha entre olavistas, militares e técnicos. A escolha de Vélez Rodríguez colocou o ministério sob a vigilância de Olavo de Carvalho. (...) O aparelhamento ideológico do MEC, seja de que lado for, coloca uma nuvem sobre o que realmente importa para o país: a adoção de políticas educacionais com eficiência comprovada.
Escudeiros
Bolsonaro definiu o time que defenderá suas pautas no Congresso Nacional e nomeou nove parlamentares como vice-líderes do governo no Legislativo nessa terça. A lista inclui políticos de oito partidos diferentes – o MDB é o único com dois nomes. Entre os indicados, estão Marco Feliciano (PODE-SP), Celso Russomanno (PRB-SP) e Pedro Lupion (DEM-PR).
Conservadores?
Enquanto o editorial da Gazeta desta quarta (13) questiona a falta de apreço do presidente pela pluralidade e pela legitimidade do contraditório, à luz de suas recentes publicações no Twitter, o colunista Paulo Cruz se detém sobre a militância que o segue. Segundo ele, ela se assemelha mais à sua contraparte esquerdista do que a um movimento verdadeiramente conservador:
Parece que a nova militância ainda respira o gás tóxico da dependência estatal – crendo que a solução dos problemas da sociedade está no governo (...). É preciso ponderar sempre se quisermos solidificar uma cultura conservadora (e não reacionária) em nosso país; afinal de contas, governos passam e a sociedade fica. É preciso que nos estruturemos culturalmente, em absoluta liberdade e independência do poder burocrático governamental. É muito mais difícil e demorado – mas é, de fato, conservador.
Não deu
O terceiro colocado nas eleições presidenciais do ano passado, Ciro Gomes (PDT), descumpriu a sua promessa de que esperaria os primeiros 100 dias de governo para criticá-lo. “Botaram um garoto de 13 anos, um adolescente tuiteiro para governar o país”, disse Ciro, que atacou também Hamilton Mourão (PRTB) – “oportunista” que “quer o governo” –, Gleisi Hoffmann (PT) – “chefe de quadrilha” –, Lula (PT) – “caudilho sul-americano corrompido” – e até Zé de Abreu – “eu o conheci fanático do PSDB” – e Juan Guaidó – “canalha” e “agente da CIA”.
Quem foi?
Guaidó, aliás, está sendo investigado pelo regime de Nicolás Maduro por uma suposta conexão com a “sabotagem” do sistema elétrico venezuelano. O anúncio veio depois da prisão de um jornalista sob a alegação de que ele teria participação no apagão que assola o país desde quinta-feira.
Imagem do dia
Desfundação
Sabe aquela fundação privada que a força-tarefa da Lava Jato criaria com R$ 1,2 bilhão de reais oriundos da Petrobrás, através de um acordo com a Justiça norte-americana? Parece que não vai rolar. Depois das críticas, os procuradores recuaram na intenção de criar a fundação e estão “em diálogo com outros órgãos” para achar uma forma de usar o dinheiro em favor da sociedade. Raquel Dodge foi mais direta: a procuradora-geral da República pediu ao STF que anule o acordo, que ela considera inconstitucional, e declare nula a sua homologação, assinada pela juíza Gabriela Hardt.
Defeito de fábrica
Não é a primeira vez que uma série de acidentes com o mesmo modelo de avião faz com que o seu uso seja suspenso por companhias aéreas e autoridades aeronáuticas, como está acontecendo com o Boeing 737 MAX-8, protagonista dos acidentes na Indonésia e na Etiópia em outubro e março, respectivamente. Vandré Kramer lista outros três modelos que passaram por isso na história da aviação.
Educar os afetos
O Sempre Família entrevistou Elisama Santos, educadora parental e especialista em educação não-violenta. Ela conversou com Lorena Maria Lafraia sobre a diferença entre autoridade e autoritarismo, as consequências de uma comunicação violenta com os filhos e as possibilidades que os pais têm de superar o próprio modo como foram criados para se relacionar de modo mais saudável com seus filhos. Confira um trechinho:
Nós mesmos não fomos ensinados a lidar com as nossas emoções e então não sabemos lidar com as nossas frustrações, com a tristeza, com a raiva, com a angústia. Essa ausência da habilidade de lidar com o que a gente sente, de nos conectarmos com o que precisamos, se reflete em todas as nossas relações, inclusive com os nossos filhos. (...) É um círculo vicioso que precisa acabar.
Um excelente dia para você!
Deixe sua opinião