Bom dia!
Em um caso que em quase tudo nos lembra o do bebê Charlie Gard, falecido em 2017, Alfie Evans, de quase dois anos, é o pivô de uma disputa judicial no Reino Unido.
Sem saber ao certo o que acomete o bebê e contra a vontade dos seus pais, mas com a chancela da Justiça britânica, o hospital no qual ele está internado desligou os aparelhos que o mantinham respirando.
O bebê, ao invés de morrer em minutos, como asseguravam os médicos que aconteceria, insistiu em viver, mas o caso já tem os seus tons de tragicidade.
Evidenciando o claro desrespeito à dignidade da vida humana e ao direito dos pais de seguirem lutando pela vida de seu filho em um hospital na Itália, o Editorial da Gazeta do Povo explicou:
Todo o caso envolveu, desde o princípio, a grave violação de direitos básicos dos pais, como o de escolher o melhor tratamento para seu filho. Tom e Kate confiaram no trabalho do Alder Hey e, quando o hospital desistiu de tratar Alfie e manifestou que era preferível vê-lo morrer, eles continuaram a procurar alternativas, e as encontraram. Mas não podem colocá-las em prática por uma decisão cruel da Justiça.
A união faz...
Se tudo se mantiver como está hoje, o Brasil terá 22 candidatos à presidência da República em outubro. Como só um candidato deve ganhar e outros não têm muitas chances, há um esforço de aproximação entre os partidos para formar chapas mais robustas e competitivas. Débora Álvares explicou esses movimentos em: Partidões ‘esquecem’ diferenças em busca de consenso para as eleições.
Ainda por aqui... A nova campanha de marketing do governo federal é, no mínimo, controversa ao fazer alusão à frase ‘tem que manter isso’ do presidente Michel Temer (PMDB).
Juiz natural
Kelli Kadanus explicou se a decisão do Supremo Tribunal Federal de enviar as delações da Odebrecht que citam o ex-presidente Lula (PT) para São Paulo pode impactar na condenação do ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá.
A casa do brasileiro
Cresceu o número de brasileiros que deixaram de morar em imóveis financiados, mas isso não é necessariamente uma boa notícia.
Uma ‘surpresa’
A Assembleia de Minas Gerais abriu um processo de impeachment contra o governador Fernando Pimentel (PT). Entenda a acusação que repousa sobre o Palácio Tiradentes.
‘Quem quer dinheiro?’
Com o objetivo de gerar concorrência e reduzir os custos das operações financeiras, o Conselho Monetário Nacional (CMN) acabou de aprovar uma nova resolução sobre a atuação de empresas de tecnologia do setor financeiro (fintechs) na oferta de crédito.
Ainda no outono
O inverno será ‘o mais rigoroso dos últimos 100 anos’. Essa informação correu pelas redes sociais e congelou os corações de medo do frio que estaria por vir. A Gazeta do Povo ouviu meteorologistas para saber se essa notícia é falsa ou verdadeira.
Teletrabalho
O home office ainda tem muito espaço para crescer no Brasil. Embora apresente vantagens, como o baixo custo e a maior flexibilidade, o trabalho em casa demanda disciplina e investimento em tecnologia.
ILPF
Ou Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta é um sistema que, remontando a uma técnica desenvolvida na Idade Média, está ajudando a pecuária a se livrar do título de ‘vilã do aquecimento global’ e a melhorar as condições de vida dos animais.
Vai sair?
Depois de 159 pessoas terem sido presas durante uma festa no Rio de Janeiro em uma ação considerada importante para o combate de uma milícia que atua na zona oeste do estado, a equipe de Justiça da Gazeta do Povo perguntou: Participar de festa com armas e drogas é crime?
Mãos à obra
Desafiando o tradicional foco nos vestibulares, a reforma do ensino médio aprovada no ano passado tem o objetivo de tornar o ensino mais interessante e comprometido com habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho:
O principal objetivo do percurso formativo da educação profissional no novo ensino médio é ampliar a visão do aluno na aplicação dos conhecimentos nas mais diversas profissões que o mercado oferta.
Em Taiwan
A democracia vibra e está atraindo ativistas e empresários que não mais encontram espaço na Hong Kong controlada por Pequim.
Foi difícil conquistar a liberdade por ali. Em 14 de abril, Taiwan celebrou o Dia da Liberdade de Expressão no 29º aniversário da morte do ativista Deng Nan-jung, que colocou fogo no corpo enquanto a polícia se preparava para invadir seu escritório e prendê-lo por publicar uma versão revisada da constituição.
Na Coreia do Sul
Pela primeira vez, o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, cruzou a zona desmilitarizada para se encontrar com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.
Em Ruanda
24 anos após o início do genocídio que marcou a história recente do país, foram encontradas novas valas comuns nas quais o governo estima que estejam enterrados de 2 mil a 3 mil corpos.
No Norte da África
Segundo o chefe do Programa Alimentar Mundial da ONU, o Estado Islâmico tem um plano para criar uma nova onde migratória da região para a Europa.
Na Alemanha
Os livreiros, além de vender livros, estimulam o engajamento social e a resistência à ascensão de movimentos de extrema direita. O livreiro Jorg Braunsdorf afirmou:
Queríamos retomar o espaço público. Chega uma hora que você precisa fazer alguma coisa.
Nos Estados Unidos
Um estudo indicou que a maioria dos americanos gostaria que o seu presidente fosse eleito diretamente, mas a pesquisa revelou muito mais sobre a realidade política do país.
Em Detroit. Uma fileira de caminhões conseguiu impedir que um homem se suicidasse.
Além do espelho
Já era consenso que a maioria das pessoas escolhe amigos parecidos consigo mesmas. Uma nova pesquisa foi além: os cérebros dos amigos respondem de maneiras muito semelhantes aos mesmos estímulos.
As conclusões oferecem provas de que a amizade vai muito além de interesses em comum ou da seleção das opções corretas no perfil do Facebook; tem a ver com algo que chamamos de boa química.
No Paraná
Sem foro. O inquérito que investiga se o ex-governador Beto Richa (PSDB) teria recebido contribuições ilegais da Odebrecht para financiar suas campanhas eleitorais será enviado para a Justiça Eleitoral do Paraná e para a Justiça Federal do Paraná.
Aproveitando... Relembre as delações que tornaram Richa o primeiro tucano nas mãos do juiz federal Sérgio Moro.
Há 50 anos. Álvaro Dias começava a sua carreira política como vereador. Confira as fotos da trajetória do político paranaense.
De fazer chorar. O plantio de cebola no estado apresenta deficiências que estão comprometendo a sua viabilidade e aumentando o seu preço para o consumidor final. Um bom exemplo pode vir do Nordeste.
Em Curitiba
Ordem na casa? Em mais uma revisão de decisões tomadas pela gestão Gustavo Fruet (PDT), o prefeito Rafael Greca (PMN) mirou na passarela do Shopping Jardim das Américas.
1º de maio. Caravanas de manifestantes pró-Lula chegarão à capital paranaense na próxima terça-feira. Confira os planos.
Um bom dia!
Deixe sua opinião