Lula acumula, em pouco mais de um ano e meio de mandato, uma série de declarações controversas. Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República| Foto:
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Em pouco mais de um ano e meio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acumula uma série de declarações controversas que geraram repercussões negativas para seu governo e para o Brasil. E essas falas vão desde comentários insensíveis sobre tragédias locais e questões sociais até falas questionáveis sobre conflitos internacionais. Confira 10 desses momentos.

Publicidade

Não fala pelo governo Lula: A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o regime mantido pelo ditador Nicolás Maduro na Venezuela não é uma democracia, e que não fala pelo governo Lula, mas reforçou que “um regime democrático pressupõe que as eleições são livres. 

Insegurança alimentar. O governo de Lula tem divulgado números sobre a diminuição da fome no Brasil em 2023, e tem se escorado em dados antigos de ONG para dizer que tirou 24 milhões de pessoas da fome. 

Política, Economia e Mundo 

Pressão internacional

A falta de reconhecimento de boa parte da comunidade internacional dos resultados da eleição venezuelana isola ainda mais o país no contexto geopolítico, com a possibilidade de novas sanções.

Posicionamento do Brasil
Apesar das muitas críticas da comunidade internacional às eleições na Venezuela, dos protestos nas ruas, da crescente violência e perseguição promovida por Maduro contra opositores, o PT e Lula permanecem alinhados ao regime chavista, esvaziando seus discursos pró-democracia. 

Publicidade

Taxa de juros

Em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (31) manter em 10,50% ao ano a taxa básica de juros da economia, a Selic.

Opinião da Gazeta 

Lula quer normalizar o anormal na Venezuela. Questionado sobre o caso venezuelano em uma entrevista a um canal de televisão matogrossense, Lula fez parecer que o que ocorre na Venezuela é uma mera divergência em torno de resultados, e que poderia ser resolvida por vias institucionais. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

Ao normalizar o que é anormal, ao tratar o que ocorre na Venezuela não como uma gigantesca fraude em andamento, mas como mera controvérsia que deve ser resolvida pela Justiça, cuja palavra deve ser aceita por todos, o brasileiro está apenas preparando o terreno para validar a permanência do ditador no poder.

Leia o editorial na íntegra

Publicidade

O que mais você precisa saber hoje 

Eleições. Saiba quais deputados e senadores de oposição a Lula vão disputar eleição para prefeito

Representando Lula. Deputados do Novo questionam gastos de comitiva da Janja às Olimpíadas

Paris 2024. O fiasco da comida vegetariana nas Olimpíadas

Venezuela. Resultados divulgados pelo CNE expõem impossibilidade estatística da vitória de Maduro

Colunas e artigos 

Contra o antissemitismo, memória e reflexão sobre o Holocausto: Relembrar o Holocausto é fundamental para que atrocidades semelhantes nunca mais se repitam e para que a sociedade se mantenha vigilante contra quaisquer formas de discriminação, preconceito e violência. Veja o artigo de Alexandre Knopfholz, presidente da Federação Israelita do Paraná.

Publicidade

Alexandre Garcia comenta sobre os gastos de Janja nas Olimpíadas, que foi para Paris como representante de Lula.

Paulo Polzonoff diz que é uma questão de escola: podemos olhar para a Venezuela e nos render à indignação e ao medo.

Para inspirar e alegrar 

Série “O Urso” é uma das melhores representações da vivência do luto. Quem já passou por algum luto irá se reconhecer no aclamado seriado O Urso (The Bear), acompanhando Carmen "Carmy" Berzatto, um jovem chef de alta gastronomia que retorna a sua cidade natal, Chicago, para administrar a lanchonete da família em razão da morte de seu irmão, Michael.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]