Brasil espera 3 milhões de doses da Covid-19 da Janssen.| Foto: Michael Reynolds/EFE
Ouça este conteúdo

Para começar este resumo de notícias. Prevista inicialmente para esta terça-feira (15), a chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 produzidas pela farmacêutica Janssen vai atrasar. O Ministério da Saúde informou que ainda não há uma nova previsão, mas a expectativa é que as doses cheguem ao país ainda esta semana. Havia uma preocupação com o prazo de validade das vacinas, que se encerraria no fim do mês, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão desse prazo. Ao todo, serão distribuídas 3 milhões de doses nessa primeira remessa.

CARREGANDO :)

Novas vacinas. A norte-americana Novavax anunciou que a vacina desenvolvida pela empresa apresentou mais de 90% de eficácia. No Brasil, o governador de São Paulo, João Doria, informou que os testes clínicos da Butanvac devem começar ainda este mês.

Covid em crianças. Duas pesquisas divulgadas no início de junho ajudam a entender por que algumas crianças desenvolvem sintomas leves e outras têm infecção mais grave pelo coronavírus. Amanda Milléo explica.

Publicidade

Utilidade pública  

Auxílio emergencial. O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou que o governo vai prorrogar o auxílio emergencial por mais três meses. Com isso, a ajuda voltada aos mais vulneráveis durante a pandemia será estendida até outubro, quando há a expectativa de que toda a população adulta esteja vacinada.

Crise energética. O governo federal prepara uma medida provisória para aumentar a autoridade do Ministério de Minas e Energia na gestão de barragens e sobre concessionárias de combustíveis e energia. O objetivo é agilizar decisões para evitar um possível racionamento de energia elétrica. Saiba o que já foi feito até agora nesse sentido e o que ainda pode ser realizado.

Atualização. O Brasil registrou mais 827 mortes por Covid-19 e 39.846 novos casos da doença, segundo boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 17.452.612 diagnósticos positivos e 488.228 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 55.226.467 com a primeira dose e 23.679.758 com a segunda.

Política e economia

Filiação de Bolsonaro. Apesar de as negociações estarem bem encaminhadas, a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Patriota pode parar na Justiça. Uma ala do partido discorda da forma como o processo vem sendo conduzido e ameaça recorrer ao Judiciário. Wesley Oliveira explica esse imbróglio e diz o que pode acontecer.

Publicidade

CPI da Covid. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a quebra dos sigilos telefônico e telemático de dois servidores do Ministério da Saúde, aprovadas pela CPI da Covid. A Associação Médicos Pela Vida também entrou com ação no Supremo contra as quebras de sigilo.

Giro pelo mundo. Com a saída do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Israel tem um novo governo. Saiba o que se pode esperar de Naftali Bennett no poder. Líderes da Otan manifestaram preocupação com a crescente ameaça militar representada pela China. E confira os principais pontos da cúpula do G7, realizada no fim de semana.

O que mais você precisa saber hoje

Combate à corrupção. Câmara acelera votação de projeto que afrouxa a Lei de Improbidade: o que está em jogo?

Projeto. Marco regulatório da Cannabis: quais são os riscos da liberação do plantio de maconha no país?

Polêmica. Comerciantes pedem retirada do nome do ator Paulo Gustavo de rua em Niterói

Publicidade

Indústria. O que está por trás da saída de três montadoras de carros do país

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Colunas e artigos

Direitos Neurais. Você já ouviu falar em Direitos Neurais? Defendida há anos por cientistas, a ideia pode impedir que as Big Techs dominem seu cérebro, como explica Madeleine Lacsko. Bruna Frascolla mostra por que o esquerdismo é o menor dos problemas nas universidades federais. E entenda o que é o conceito do “Teatro das Tesouras” e como ele se aplica à política brasileira.

Nossa visão  

Inflação e juros. Sempre que a inflação começa a subir e parece estar fugindo ao controle, o mercado acende a luz amarela e surge o receio de que as piores previsões possam se realizar. Para 2021, a meta de inflação é de 3,75%, admitindo-se que fique até 1,5 ponto porcentual acima ou abaixo da meta. Isto é, entre 2,25% e 5,25%, qualquer taxa será considerada tolerável. Tema para o nosso editorial: A inflação e as perspectivas para os juros.

Sabe-se que taxa de juros negativa (menor que a inflação) é prejudicial à economia, desestimula a poupança e o investimento em função da corrosão no poder de compra das reservas financeiras de quem adia consumo para poupar e para abastecer os bancos de depósitos, a fim de que eles possam financiar o consumidor, as empresas e o governo. Essa primeira razão, por si só, autoriza a concluir que, para uma inflação anual de 8,06%, a taxa Selic de 4,25% significa redução do patrimônio real dos poupadores.

Publicidade

Para inspirar

Finanças familiares. Educação dos filhos, aposentadoria, casa própria... são muitas as despesas para as quais um casal precisa estar preparado. Mas é possível planejar e se organizar para isso. Rossana Bittencourt, do Sempre Família, dá algumas dicas. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]