Ouça este conteúdo
A depredação das sedes dos três poderes em 8 de janeiro acentuou a desconfiança mútua entre militares e o presidente Lula que já vinha de antes da posse. Os atos de vandalismo levaram oficiais das Forças Armadas a levantar a hipótese de uma "autossabotagem" do próprio governo para supostamente beneficiar Lula. Por outro lado, o entorno do presidente levanta suspeitas sobre a atuação das Forças Armadas.
Oposição. O ministro Alexandre de Moraes já tem recebido reparos dentro do Supremo Tribunal Federal. Algumas medidas consideradas excessivas por parte da comunidade jurídica começaram a ser apontadas dentro da Corte, e de forma aberta, pelos ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques, em dois julgamentos na semana passada.
Economia. A participação do Brasil no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, não se limita à apresentação do que o governo pretende fazer para atrair investimentos externos. O evento evidenciou a preocupação dos investidores estrangeiros com os recentes acontecimentos políticos.
Opinião da Gazeta
O governo Lula e os primeiros passos na tentativa de legalizar o aborto:
O “Lula pró-vida” não passa de uma peça publicitária mal feita usada para tentar conquistar a simpatia dos desavisados.
Política, Economia e Mundo
Redes sociais censuram perfis sem ordem judicial. Nos últimos meses, os casos de censura por parte do Judiciário se multiplicaram no Brasil, afetando especialmente pessoas e veículos associados à direita.
A influência da China nas universidades brasileiras. As principais instituições de ensino do país firmaram acordos e convênios com instituições chinesas num ritmo crescente.
O que mais você precisa saber hoje
8 de janeiro. Moraes dá 10 dias para PF enviar relatório parcial sobre apuração de atos de vandalismo
Colunas e artigos
Bruna Frascolla: Quando Obama pegou o Foro de São Paulo e Greenwald alertou
Para Inspirar
Colunistas e colaboradores da Gazeta escolhem os melhores livros de 2022. Qual foi o melhor livro que você leu em 2022? Foi essa simples pergunta que fizemos a vários de nossos colunistas e colaboradores. Clique aqui e confira as dicas.