Bom dia!
Antes de começar qualquer discussão sobre a reforma da Previdência, nesta terça-feira (9), estava prevista na ordem do dia da Câmara dos Deputados uma votação sobre um projeto que determina a vaquejada e outras modalidades equestres como "manifestação cultural nacional" e "patrimônio cultural brasileiro".
A discussão sobre a vaquejada iniciou antes das 17h e só terminou às 20h45 com a aprovação da matéria. Pouco antes da conclusão da votação da vaquejada, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, previa: "Hoje teremos uma longa noite. Vamos até o encerramento da discussão da matéria. Isso na minha projeção vai até 2h, 3h da manhã".
Na verdade, terminou perto da 1h da madrugada. Sem apreciar texto-base, a sequência da votação da reforma da Previdência na Câmara foi adiada para esta quarta (10). E depois ainda há as votações de emendas em Plenário, e algumas devem ser aceitas. Um acordo foi fechado para flexibilizar a regra de cálculo para mulheres. E há sérias chances de haver inclusão de última hora dos municípios na reforma– sim, sem os estados.
Além da vaquejada e da reforma da Previdência
Mas como nem só de vaquejada e reforma da Previdência vive o Congresso, outros temas [quase] passaram batidos ao longo do dia, mas a gente traz um resumo:
- A prisão em segunda instância foi retirada do pacote anticrime de Moro;
- Sem funcionários, Defensoria Pública da União pode fechar 43 unidades;
- A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, ganhou uma nova função no governo;
- Pela primeira vez na sequência de supostas conversas divulgadas pelo The Intercept, foi divulgado um áudio de Deltan Dallagnol;
- José Serra (PSDB-SP) surtou no Senado e xingou uma portaria de Paulo Guedes que reduz imposto de importação.
- Enfim uma notícia boa: a produção de soja no Brasil crescerá 25% na próxima década e o país será o maior do mundo no produto, passando os Estados Unidos.
Opinião da Gazeta
E se você acha que a reforma da Previdência está desgastante, prepara-se: vem aí a reforma tributária, tão importante quanto a previdenciária. A Gazeta do Povo dedicou um editorial ao tema, confira um trecho:
A unificação de impostos é necessária, mas não resolve uma distorção profunda: a ênfase nos impostos sobre produção e consumo, em vez da tributação sobre patrimônio e renda
Aprofunde-se
Eleni Kronka entrevistou Silvio Meira, professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola de Direito do Rio da FGV. Ele fez um baita alerta sobre o atraso brasileiro: “Formamos doutores, para formar doutores… que formam doutores”. Por falar em universidade, Bolsonaro criou a primeira federal de seu governo: veja onde.
No Paraná, o problema não é a falta de universidade: são as rodovias. João Frei escreve sobre o freio nas verbas vindas do governo federal para a infraestrutura das estradas. E na falta de reajustes, manifestantes ocuparam a Assembleia Legislativa do estado.
Lá fora
Um tribunal federal sediado em Nova York decidiu que o presidente Trump não pode bloquear usuários em sua conta no Twitter. A decisão diz que Trump violou a Primeira Emenda ao bloquear pessoas que criticaram as suas políticas na rede social.
O governo dos Estados Unidos está retirando as suas tropas da Síria e pediu que França, Reino Unido e Alemanha enviem tropas para assumir o posto deixado pelos americanos. Reino Unido e França aceitaram mandar militares adicionais; a Alemanha recusou. Especialistas temem que o Estado Islâmico se reagrupe com mais força por causa da redução das tropas na região.
Imagem do dia
Recomendações de nossos jornalistas
Chegou a hora de ler algumas das nossas melhores notícias: curiosas, úteis e divertidas. Vamos às recomendações do dia:
- Mellanie Anversa foi conferir: um campeão do UFC vai oferecer curso de defesa pessoal para mulheres em Curitiba, por meio de seu instituto;
- Gabriel Sawaf mostra por que os macacos estão comendo pinhão no Zoológico de Curitiba. Dica: tem a ver com a dieta de inverno;
- Patrícia Basilio mostra que empresas reduzem custos em até 70% gerando boletos com startups;
- Aquela situação que muitos pais enfrentam: filhos com vergonha. Por que isso acontece? Willam Bilches explica.
- Pensando em viajar? Daliane Nogueira apresenta as melhores cidades do mundo para andar de bicicleta.
E já que hoje é quarta, e em muitos restaurantes é dia de feijoada, o Bom Gourmet ensina a fazer torresmo gigante. Confira e tenha um ótimo dia, com água na boca!
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo