Bom dia!
Bolsonaro rebateu, no Japão, as declarações da chanceler alemã, Angela Merkel, sobre o meio ambiente. O presidente disse que “o Brasil tem exemplo para dar à Alemanha”. Na Câmara, a reforma da Previdência sofre nova paralisação devido ao cancelamento da sessão de leitura do relatório na comissão especial. Enquanto as reformas estruturantes não saem do papel, o governo Bolsonaro vê sua avaliação positiva cair, de acordo com o Ibobe.
- Jéssica Sant'Ana explica por que a reforma da Previdência sofreu novo impasse.
- A ministra Damares Alves, da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, muitas vezes aparece no noticiário por conta de declarações polêmicas. O que pouca gente sabe é que ela já lançou 6 projetos sociais importantíssimos. Leonardo Desideri os apresenta aqui.
- Mario Vitor Rodrigues conta como o caso do sargento que foi pego com 29kg de cocaína repercutiu no ministro general Augusto Heleno.
- Enquanto Bolsonaro se prepara para discutir a posição do Brasil sobre as questões climáticas no G20, uma Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral renasce no Congresso sob os auspícios do presidente. Quem conta a história é Lúcio Vaz.
Opinião da Gazeta
No editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta a boa notícia da desaceleração da inflação:
"Sem ter diante de si uma emergência inflacionária que exija atenção prioritária, o Planalto e a equipe econômica podem se dedicar à articulação para a aprovação das reformas e em promover outras medidas de reaquecimento da economia, ainda mais urgentes depois do encolhimento do PIB no primeiro trimestre de 2019."
Aprofunde-se
Se existe algo que deveria ser arquissabido é que o socialismo não funciona. Contudo, alguns governantes insistem em utilizar políticas socialistas e acabam por comprometer o futuro de seus países. O caderno Ideias da Gazeta do Povo mostra os exemplos recentes de Venezuela, Argentina, Grécia, Romênia e Albânia, que obtiveram resultados catastróficos na implementação dessa ideologia.
Lá fora
Começa nesta sexta-feira a cúpula do G20, que reúne as maiores economias do mundo. Donald Trump aproveitará a ocasião para buscar apoio para os desafios enfrentados pela política externa americana. Confira quatro frentes diplomáticas para as crises envolvendo Venezuela, Irã, Coreia do Norte e China.
O presidente da França, Emmanuel Macron, disse que não firmará nenhum tratado comercial com o Brasil se o presidente Jair Bolsonaro sair do Acordo de Paris sobre o clima, comprometendo as negociações de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia.
Imagem do dia
Para começar o dia inspirado
Em vez de algum brinquedo, um pai resolver presentear a filha com a reforma e a pintura do muro de sua escola. Trata-se de Allysson Kudo, de 37 anos. Ele contratou um artista plástico para realizar uma arte de cordel que encantou toda vizinhança, e o que era um lugar onde ninguém queria permanecer por muito tempo, virou ponto de encontro. Leia a história contada pela Angélica Favretto.
As dicas que só a Gazeta traz
- Quanto custa comer nos melhores restaurantes do mundo? Veja se essa experiência cabe no seu orçamento na matéria de Eloá Cruz.
- Os pombos que pululam pelas praças Brasil afora podem transmitir doenças graves. Saiba quais, e o que fazer para evitá-las, com Amanda Milléo.
- Confira as promoções de inverno imperdíveis para você decorar ou mobiliar seu imóvel. Por Luan Galani.
O Bom Dia volta na segunda-feira. Tenha um ótimo final de semana!
Deixe sua opinião