Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: As novas ameaças de morte a Lula e Moraes

Vigilância do Pix incomoda até parlamentares. Efeito Trump anima direita brasileira. McDonald’s encerra atividades woke

Transferências acima de R$ 5 mil via Pix estão na mira da Receita Federal. (Foto: Ilustração: Vandré Kramer/Gazeta do Povo com DALL-E)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A notícia da ampliação do monitoramento das transações via Pix, feito pela Receita Federal, teve uma grande repercussão nas redes sociais. Mas não foi só na internet que essa questão gerou debate: até mesmo no Congresso, a medida provocou reações. Para se ter uma ideia, mesmo com os parlamentares em recesso, dois projetos de decreto legislativo foram apresentados para sustar essa vigilância. Saiba mais sobre a repercussão da medida.

Efeito Trump. A volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos desencadeou nos últimos dias uma sucessão de fatos políticos com impacto mundial, antecipando possíveis efeitos também no Brasil, e deixando a direita animada.

Adeus, McWoke. Agora é a vez do McDonald’s desistir da ideologia identitária. Na última segunda-feira, a rede de fast food avisou seus funcionários e a imprensa, que vai encerrar boa parte de suas atividades woke. 

Política, Economia e Mundo 

Devassa jurídica

A falta de transparência e de rastreabilidade à destinação e aplicação de recursos bilionários das emendas parlamentares nos últimos quatro anos, está colocando políticos da direita à esquerda no centro das investigações da Polícia Federal.

Fuga de dólares

O Banco Central injetou US$ 21,57 bilhões em dezembro, a maior intervenção realizada no mercado de dólar à vista desde 1999. A ação do BC teve o objetivo de contrabalançar a fuga recorde de dólares do Brasil.

Presa por forças de Maduro

A líder opositora María Corina Machado fez uma publicação no X, na noite desta quinta-feira (9), para tranquilizar seus apoiadores, dizendo que já estava refugiada em um local seguro. Mais cedo ela havia sido interceptada junto à sua comitiva, por forças ligadas ao chavismo.

Opinião da Gazeta 

Fazendo o jogo dos terroristas. Uma decisão atabalhoada de uma juíza de primeira instância conseguiu aprofundar a crise diplomática entre Israel e Brasil, marcada pelas constantes críticas do presidente Lula à ofensiva israelense contra o Hamas, na Faixa de Gaza, e o Hezbollah, no sul do Líbano. Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

Yuval Vagdani sobreviveu ao 7 de outubro para, quase um ano e meio depois, voltar a ser perseguido, tratado como suspeito, tudo por ser um ex-militar israelense

O que mais você precisa saber hoje 

Colunas e artigos 

Como Musk está incomodando os regimes de censura da Europa. Os regimes de censura encontraram alguém à altura em Elon Musk? A discussão sobre gangues de estupro em massa no Paquistão operando impunemente no Reino Unido explodiu na semana passada. O que Musk fez foi essencialmente forçar um debate político ao estilo americano no Reino Unido. Leia o artigo de Jarret Stepman para o The Daily Signal.

J.R. Guzzo comenta a reação da esquerda brasileira à decisão tomada por Mark Zuckerberg, de eliminar filtros de checagem no Facebook e no Instagram.

Deltan Dallagnol avalia a cerimônia realizada por Lula em memória dos dois anos de 8/1 e o real objetivo pelo qual o evento aconteceu.

Para inspirar e alegrar 

Cinco séries que prometem deixar nossas vidas mais leves em 2025. Ainda que estejamos no comecinho do ano, o universo das séries promete grandes lançamentos para este ano. Confira as sugestões preparadas pela nossa equipe de Cultura.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.