Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Dino reforça o ativismo judicial

A volta do X no Brasil. Copom confirma aumento dos juros. Hezbollah é alvo de novos ataques

Bloqueio do X afeta principalmente usuários
X voltou a funcionar para usuários do Brasil. (Foto: Julian Christ/Unsplash)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Após quase 20 dias do bloqueio ordenado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a rede social X voltou a funcionar no Brasil. O acesso foi restabelecido depois de uma atualização no aplicativo da rede, que passou a usar o serviço conhecido como “proxy reverso” da empresa americana CloudFlare. Entenda como isso foi possível.

Senadores em silêncio. O medo de retaliações e de perseguição faz com que alguns senadores evitem se manifestar sobre o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes.

Já na Europa... Se por aqui Moraes dobra a aposta contra o X, do outro lado do oceano a União Europeia forçou a demissão do censor que ameaçou Elon Musk.

Política, Economia e Mundo

Queimadas, agricultura e ativismo. As queimadas no Centro-Oeste não afastam a perspectiva de uma nova safra recorde. Entenda por quê. Enquanto isso, as decisões de Flávio Dino sobre incêndios escalam o ativismo judicial.

Juros mais altos. Confirmando as expectativas, o Copom do Banco Central elevou a taxa de juros de 10,5% para 10,75% ao ano. Veja o que disse o BC para justificar a alta.

Giro pelo mundo. Ataques a dispositivos causaram mais mortes no Líbano. Veja o que se sabe sobre a autoria. Na Venezuela, Edmundo González disse ter sido coagido a reconhecer a vitória de Nicolás Maduro.

Opinião da Gazeta

A truculência sai vitoriosa na universidade. A Universidade de Brasília (UnB), que cancelou um curso devido a ameaças de tumulto por parte de estudantes. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Uma instituição realmente comprometida com as liberdades democráticas teria mantido o curso e tomado as devidas precauções para impedir que ele fosse alvo de tumulto; em vez disso, cedeu às ameaças dos intolerantes. Os truculentos venceram.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Pelo direito de votar e ser votado. A soberania popular é o princípio fundamental de um Estado Democrático de Direito. Karina Kufa explica que isso só é possível assegurando o direito de votar e ser votado.

Guilherme Fiuza pergunta: cadê o rombo que estava aqui?

Paulo Briguet apresenta o Clube dos Psicopatas.

Para inspirar e alegrar

Sobre a felicidade no casamento. O dentista Pep Borrell se tornou um best seller ao lançar um livro sobre a felicidade no casamento. Nesta entrevista, ele diz porque o matrimônio é uma “poesia épica”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.