Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Após quase 20 dias do bloqueio ordenado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, a rede social X voltou a funcionar no Brasil. O acesso foi restabelecido depois de uma atualização no aplicativo da rede, que passou a usar o serviço conhecido como “proxy reverso” da empresa americana CloudFlare. Entenda como isso foi possível.
Senadores em silêncio. O medo de retaliações e de perseguição faz com que alguns senadores evitem se manifestar sobre o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes.
Já na Europa... Se por aqui Moraes dobra a aposta contra o X, do outro lado do oceano a União Europeia forçou a demissão do censor que ameaçou Elon Musk.
Política, Economia e Mundo
Queimadas, agricultura e ativismo. As queimadas no Centro-Oeste não afastam a perspectiva de uma nova safra recorde. Entenda por quê. Enquanto isso, as decisões de Flávio Dino sobre incêndios escalam o ativismo judicial.
Juros mais altos. Confirmando as expectativas, o Copom do Banco Central elevou a taxa de juros de 10,5% para 10,75% ao ano. Veja o que disse o BC para justificar a alta.
Giro pelo mundo. Ataques a dispositivos causaram mais mortes no Líbano. Veja o que se sabe sobre a autoria. Na Venezuela, Edmundo González disse ter sido coagido a reconhecer a vitória de Nicolás Maduro.
Opinião da Gazeta
A truculência sai vitoriosa na universidade. A Universidade de Brasília (UnB), que cancelou um curso devido a ameaças de tumulto por parte de estudantes. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Uma instituição realmente comprometida com as liberdades democráticas teria mantido o curso e tomado as devidas precauções para impedir que ele fosse alvo de tumulto; em vez disso, cedeu às ameaças dos intolerantes. Os truculentos venceram.
O que mais você precisa saber hoje
Sistema elétrico. Governo quer horário de verão, mas estudo mostrou que medida aumenta consumo de energia
Judiciário. Decisão do STF contra reforma da Previdência de Bolsonaro pode custar mais de R$ 130 bi
Entrevista à Gazeta. Tabata Amaral: “Rebati com força para defender a minha história e a honra da minha família”
Liberdade de expressão. STF começa a julgar se ONG de defesa animal pode promover boicote de rodeio
Colunas e artigos
Pelo direito de votar e ser votado. A soberania popular é o princípio fundamental de um Estado Democrático de Direito. Karina Kufa explica que isso só é possível assegurando o direito de votar e ser votado.
Guilherme Fiuza pergunta: cadê o rombo que estava aqui?
Paulo Briguet apresenta o Clube dos Psicopatas.
Para inspirar e alegrar
Sobre a felicidade no casamento. O dentista Pep Borrell se tornou um best seller ao lançar um livro sobre a felicidade no casamento. Nesta entrevista, ele diz porque o matrimônio é uma “poesia épica”.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura