Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Na véspera de completar um ano da guerra na Ucrânia, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quinta-feira (23) uma resolução em que reivindica que a Rússia retire suas tropas do território ucraniano. Ao todo, 141 países votaram a favor da resolução, inclusive o Brasil. Saiba o que diz o texto aprovado e quais países votaram contrariamente.
Brasil vira coadjuvante. Ainda que tenha votado favoravelmente à resolução da ONU, o Brasil adotou uma visão simplista sobre o conflito e, com isso, teve papel coadjuvante.
Sem perspectivas de paz. Nesta sexta (24) completa um ano da invasão russa à Ucrânia. E, por enquanto, ainda não é possível ter qualquer perspectiva de solução. Entenda o cenário.
Opinião da Gazeta
A agressão russa contra a Ucrânia. A guerra na Ucrânia completa um ano nesta sexta-feira e, apesar de ganhos territoriais, está longe de ser vencida. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Não há como aceitar que a Rússia tome território ucraniano, ou que os responsáveis pelos crimes de guerra russos escapem sem responsabilização. Aceitar novas anexações seria legitimar o modus operandi russo e deixar abertas as portas a novos ataques.
Política, Economia e Mundo
Suspeita de vaca louca. Após a suspeita de vaca louca, as exportações de carne para a China foram suspensas. Entenda por que mesmo uma suspeita mínima gera um prejuízo milionário.
Repúdio ao Sleeping Giants. Associações de rádio e televisão divulgaram uma nota na qual repudiam as ações de intimidação e perseguição promovidas pelo grupo Sleeping Giants contra a Jovem Pan.
Giro pelo mundo. Um condado do estado da Flórida pediu aval para banir as vacinas contra Covid-19. Os EUA avisaram à China que haverá “consequências” caso o país aprofunde os laços com a Rússia.
O que mais você precisa saber hoje
Câmara dos Deputados. Oposição e Lira avançam discussões por novo código de mineração
Chuvas em SP. Alertas para risco de deslizamentos no litoral de SP não tiveram efetividade segundo autoridades
Colunas e artigos
Moeda comum, uma má ideia. Há algumas semanas, falou-se que Brasil e Argentina estão iniciando os preparativos para uma moeda comum. Uma boa ideia? Não. Artigo de Marcos Falcone explica por quê.
J.R. Guzzo mostra que Lula e a esquerda não suportam a liberdade de expressão e por isso querem censurar a internet.
Cristina Graeml relata que Lula, STF, Abin e Congresso são alvo de ações judiciais pelo 8 de janeiro.
Para inspirar
Um brasileiro a caminho da beatificação. O papa Francisco aprovou o primeiro passo para beatificação do padre brasileiro Aloísio Sebastião Boeing. Conheça a história dele.
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!