Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Na véspera de completar um ano da guerra na Ucrânia, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quinta-feira (23) uma resolução em que reivindica que a Rússia retire suas tropas do território ucraniano. Ao todo, 141 países votaram a favor da resolução, inclusive o Brasil. Saiba o que diz o texto aprovado e quais países votaram contrariamente.
Brasil vira coadjuvante. Ainda que tenha votado favoravelmente à resolução da ONU, o Brasil adotou uma visão simplista sobre o conflito e, com isso, teve papel coadjuvante.
Sem perspectivas de paz. Nesta sexta (24) completa um ano da invasão russa à Ucrânia. E, por enquanto, ainda não é possível ter qualquer perspectiva de solução. Entenda o cenário.
Opinião da Gazeta
A agressão russa contra a Ucrânia. A guerra na Ucrânia completa um ano nesta sexta-feira e, apesar de ganhos territoriais, está longe de ser vencida. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Não há como aceitar que a Rússia tome território ucraniano, ou que os responsáveis pelos crimes de guerra russos escapem sem responsabilização. Aceitar novas anexações seria legitimar o modus operandi russo e deixar abertas as portas a novos ataques.
Política, Economia e Mundo
Suspeita de vaca louca. Após a suspeita de vaca louca, as exportações de carne para a China foram suspensas. Entenda por que mesmo uma suspeita mínima gera um prejuízo milionário.
Repúdio ao Sleeping Giants. Associações de rádio e televisão divulgaram uma nota na qual repudiam as ações de intimidação e perseguição promovidas pelo grupo Sleeping Giants contra a Jovem Pan.
Giro pelo mundo. Um condado do estado da Flórida pediu aval para banir as vacinas contra Covid-19. Os EUA avisaram à China que haverá “consequências” caso o país aprofunde os laços com a Rússia.
O que mais você precisa saber hoje
Cenários. Lula x Campos Neto, Haddad x Mercadante: os ruídos do governo que tumultuam a economia
Câmara dos Deputados. Oposição e Lira avançam discussões por novo código de mineração
Chuvas em SP. Alertas para risco de deslizamentos no litoral de SP não tiveram efetividade segundo autoridades
Estudo nos EUA. Mais de 60% das mulheres que abortaram relatam terem sofrido pressão para isso
Colunas e artigos
Moeda comum, uma má ideia. Há algumas semanas, falou-se que Brasil e Argentina estão iniciando os preparativos para uma moeda comum. Uma boa ideia? Não. Artigo de Marcos Falcone explica por quê.
J.R. Guzzo mostra que Lula e a esquerda não suportam a liberdade de expressão e por isso querem censurar a internet.
Cristina Graeml relata que Lula, STF, Abin e Congresso são alvo de ações judiciais pelo 8 de janeiro.
Para inspirar
Um brasileiro a caminho da beatificação. O papa Francisco aprovou o primeiro passo para beatificação do padre brasileiro Aloísio Sebastião Boeing. Conheça a história dele.
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!