Elon Musk, dono do X.| Foto: EFE/EPA/Zbigniew Meissner
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

A rede social X afirmou, na noite desta quinta (29), que não cumprirá as ordens do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a indicação de um representante legal da rede no Brasil. Em nota, a plataforma disse esperar “em breve” a ordem de bloqueio do X no país. Veja o que disse a empresa de Elon Musk.

Publicidade

Bloqueio do Starlink. Moraes determinou também o bloqueio das contas da Starlink, outra empresa de propriedade de Musk, que prometeu tomar “medidas legais”.

Encruzilhada jurídica. Na visão de juristas, a suspensão do X colocaria a ordem jurídica do país em uma encruzilhada, tornando algumas garantias constitucionais ilusórias.

Precedente no Telegram. Antes de ameaçar suspender o X, Alexandre de Moraes já havia dado decisões similares contra o Telegram. Relembre os episódios.

Opinião da Gazeta

Moraes, o X e a banalização da injustiça. Em uma ironia suprema, Alexandre de Moraes resolveu intimar Elon Musk usando uma mensagem enviada por meio do próprio X. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

É inacreditável que um país esteja hoje debatendo se decisão judicial deve ou não deve ser cumprida, sem ter debatido antes como é possível que um ministro de suprema corte tenha acumulado tanto poder a ponto de emitir ordem injusta atrás de ordem injusta sem freio algum.

Publicidade

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Questões em aberto aos candidatos em SP. Guilherme Boulos, Pablo Marçal e Ricardo Nunes largaram como os principais concorrentes à prefeitura de São Paulo. Até o dia da eleição, eles têm muita coisa para responder.

Zelensky tem razão sobre Lula. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que Lula “vive as narrativas da União Soviética”. Para analistas, essa é uma visão correta tendo em vista a postura do brasileiro.

Giro pelo mundo. Candidata democrata à presidência dos EUA, Kamala Harris disse cogitar um republicano em seu governo. A União Europeia não reconheceu a vitória de Nicolás Maduro na Venezuela. E nem da oposição.

O que mais você precisa saber hoje

Comício de Boulos. Lula se incomoda com repercussão de Hino Nacional interpretado em linguagem neutra

Publicidade

6 de setembro. Bolsonaro vai comemorar “aniversário” após seis anos da facada em Juiz de Fora

Eleições 2024. Dois candidatos do mesmo partido disputam a prefeitura de Boa Vista

Colunas e artigos

Processada por defender a fé cristã. Membro do Parlamento finlandês, Päivi Räsänen foi processada pela Suprema Corte do país por defender suas convicções religiosas cristãs. Em artigo, ela relata o que aprendeu com isso.

Daniel Lopez fala do Telegram e a batalha geopolítica em nível extremo.

Flávio Gordon diz por que a cadela da censura está sempre no cio.

Publicidade

Para inspirar e alegrar

25 anos de uma série que entrou para a história. Há 25 anos, estreava na TV “Família Soprano”. Relembre a história de mafiosos que acabou se tornando uma das maiores séries de todos os tempos.