Não se vê esforço para economizar (Gazeta, 15/1), o que exige planejamento e, principalmente, desgaste político do governo. É mais fácil dar um clique; o imposto está aumentado e a conta, paga. Augusto de Jesus Perin

CARREGANDO :)

Carga tributária 2

É imoral reajustar tanto impostos e taxas; e também cobrar pelo uso do recuo das calçadas. É a forma para os governantes aumentarem as arrecadações que as secretarias de Administração, tanto na prefeitura como no governo, não sabem administrar. Passar a conta das péssimas gestões aos contribuintes é uma forma fácil de compensação pelo mau uso do dinheiro, ganho pela população de forma suada.

Publicidade

Jorge Abib

Carga tributária 3

Da carga tributária cobrada pelo governo só retornam migalhas do bolo financeiro em benefícios à população. Grande parte da fatia da arrecadação é dividida entre altos salários e a corrupção do Estado.

Edson Lincoln Florscuk

Moradores de rua 1

Publicidade

Até quando a sociedade curitibana continuará olhando para os moradores de rua (Gazeta, 15/1) somente pelo vidro de seus carros, fechados por insegurança? A prefeitura esconde debaixo do tapete esse problema social. A descentralização dos abrigos é uma das alternativas estratégicas do ponto de vista logístico, mas é preciso fazer muito mais do que triagem nesse universo da pobreza. João Guilherme Cicarelli, Florianópolis - SC

Moradores de rua 2

É preciso atender os moradores de rua, mas também é necessário criar uma política de socialização adequada, principalmente para as crianças. É importante fazer com que estudem e oferecer uma oportunidade de profissão. Caso contrário, daqui a pouco serão adultos de rua, e terão seus filhos na rua num ciclo sem fim. Se a população indígena quer viver na cidade, deve ser tratada como população urbana. Não há índio no meio da metrópole; o que há é uma população de rua com origens indígenas, algo bem diferente.

Ademir Gabardo

Regiões metropolitanas 1

Publicidade

Enquanto se criam quatro novas regiões metropolitanas no Paraná (Gazeta, 15/1), até hoje estou esperando a Região Metropolitana de Curitiba dar certo. Afinal, que ligação e integração existe entre a capital e cidades como Adrianópolis e Doutor Ulysses? Qual é a justificativa para dividir o estado em regiões metropolitanas, se elas não funcionam?

Patrícia Paula da Luz Victor

Regiões metropolitanas 2

As regiões metropolitanas são apenas uma forma de justificar o fato de cidades pequenas dependerem das médias em praticamente tudo. São municípios localizados, às vezes, a 200 quilômetros das sedes. O interior do círculo – formado pelo "anel de integração" que contorna o meio do Paraná – não possui nenhuma cidade de porte médio ou grande. Não há uma universidade conceituada – existem só extensões, normalmente em colégios –, algum jornal relevante ou emissora de televisão, ou ainda alguma indústria importante. Essa medida vale para justificar que, por exemplo, um idoso agende uma consulta com especialista e tenha de desistir dela por causa da viagem.

Edson Ribeiro da Silva

Publicidade

Sacos coloridos

O projeto da Câmara Municipal para obrigar a população a usar somente sacos de lixo comprados é esdrúxulo e equivocado. O que faremos com as sacolinhas de supermercados? Vamos jogá-las fora também e aumentar a demanda de produção de lixo? Os novos sacos de lixo serão maiores e mais resistentes, o que vai ampliar sua degradação e, novamente, mexer no bolso da população. Que a prefeitura diga não ao projeto e aumente o porcentual da aceitação do seu trabalho. Reinaldo Moura

Enem

A leitura promove conhecimento, que nos engrandece e faz de nós pessoas melhores. Quem lê escreve bem, argumenta bem e ganha a capacidade de debater inúmeros assuntos diferentes. É de se lamentar o último resultado do Enem, no qual 529.374 estudantes tiraram nota zero na redação. O índice compõe 8,5% do total de participantes, o que aparenta ser um número pequeno, mas não é. Educação é uma das grandes mazelas de nossa sociedade. Cidadãos conscientes – futuros profissionais capacitados – necessitam dominar a escrita. No caso dos jovens pós-modernos, não apenas para enviar mensagens via Facebook ou abusar dos parcos 140 caracteres do Twitter, mas também para construir uma carreira.

Gabriel Bocorny Guidotti, bacharel em Direito e estudante de Jornalismo, Porto Alegre – RS

Publicidade

Vandalismo

O vandalismo no Museu Guido Viaro é um absurdo, é um ato criminoso. As autoridades competentes devem não só encontrar e punir os responsáveis, mas também passar a se preocupar com a situação de Curitiba. A cidade não é mais a mesma, já não tem aquele modelo que nos causava tanto orgulho, de referência nas áreas de cultura e segurança. Antonio Gamo Netto

Ciência 1

O editorial "Ciência ruim de briga" (Gazeta, 11/1) abordou de forma perfeita o que acontece com a ciência brasileira. A Capes e o CNPq valorizam mais os cursos de pós-graduação. A graduação é considerada "lugar comum". Professores-doutores que não participam dos programas de pós stricto sensu são desvalorizados em seus próprios departamentos, por não publicarem constantemente – seja o que for. Criou-se, graças à discriminação draconiana, dois times de professores: os de "pós" e os de "graduação". Mais irônico, no meio de tudo isso, foram as notas obtidas pelos diversos cursos de graduação na avaliação pelo MEC. Conceitos baixos, quase os desclassificando como cursos idôneos. Na minha opinião, um dos motivos de tudo isso seria a desvalorização do ensino de graduação e a supervalorização dos cursos de pós nas universidades brasileiras. É um sintoma febril da barbárie aceita como certa. Quando 500 mil alunos são reprovados em uma simples prova de redação, chega-se à conclusão de que o ensino brasileiro, em todos os níveis, carece de tudo, mas, principalmente, de bom senso.

José Francisco Ghignatti Warth, professor da UFPR

Publicidade

Ciência 2

Outro detalhe é que muitos alunos saem direto da graduação para o mestrado e doutorado e, algumas vezes, não têm o espirito de pesquisador. E alguns pesquisadores não conseguem entrar no mestrado ou no doutorado, pois suas pesquisas não são do interesse do professor-doutor.

Elaine Letnar

Câmara dos Deputados

Sobre a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, nessas horas o sentimento é de vergonha de ser brasileiro. Enquanto o mundo civilizado está buscando meios de melhorar a economia e a sociedade, no Brasil estão buscando quem fica com o quê. E isso excluindo, obviamente, qualquer meio democrático de divisão de poder.

Publicidade

Luiz Schwartzkopf

Promessas de campanha

Antes da eleição, promete-se tudo. Após ser eleito, cumpre-se aquilo que lhes é pertinente. Aliás, político que não cumpre aquilo que promete deveria ser cassado por falta de decoro.

Astir Brietzke

PT

Publicidade

As recentes declarações de Marta Suplicy sobre seu partido e seus integrantes não são sinceras. Depois de tanto apoio e oportunidades que teve, elas chegam a ser injustas. Parecem mais choro de falta de oportunidades maiores.

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Atentados em Paris 1

Desconhecemos totalmente o islamismo. De minha parte, nem sei se o Alcorão começa com a criação e termina em apocalipse. Sei que é uma religião com tantos seguidores quanto a Igreja Católica. O que sei é que as pessoas de fé têm de ser respeitadas. Os recentes atos terroristas demonstram a ausência de uma liderança muçulmana que descredencie os criminosos e que condene claramente atos de violência em nome de Alá.

Herbert Richert, engenheiro mecânico

Publicidade

Atentados em Paris 2

Para se ter liberdade de expressão, antes de mais nada, é preciso ter autocrítica. Caso contrário, quem se expressa livremente pode ofender a tudo e a todos. O que ele vai receber é o troco dos ofendidos.

Adalberto Palte

Atentados em Paris 3

Dois pesos e duas medidas: por que as autoridades mundiais (ONU, Otan etc.) e a mesma população que chorou e protestou pela morte dos jornalistas do Charlie Hebdo, onde morreram 17 pessoas, também não se mobilizam para criar mecanismos que impeçam essas atrocidades na África? Os seres humanos que morrem naquela região têm menor valor que europeus, americanos e ocidentais? Quase todos os dias vemos notícias de dezenas, centenas e até milhares de pessoas executadas por grupos extremistas fundamentalistas. Je suis inocentes invisible.

Publicidade

Vegildo Zamoski

Recuo das calçadas

A prefeitura está correta. Essa área é pública e, já que os estabelecimentos estão utilizando, devem pagar pelo seu uso. Simples assim.

Fabricio Maoski

Streaming de música

Publicidade

Antes eu gastava muito tempo ao procurar músicas para baixar. Depois, organizava arquivos e passava para os meus dispositivos para tocar. O Spotify, por exemplo, é maravilhoso. O acesso é instantâneo, há coletâneas grandes de música, funções de sincronia entre meu computador e o celular. Dá para sincronizar com as minhas playlists e deixar disponível off-line. Existe também uma opção que vai sugerindo músicas novas, baseado no meu gosto ou no horário do dia. Não tenho mais por que baixar música.

Tiago de Aviz