Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carlos Heitor Cony

Rio

Decide-se amanhã a sede para as Olimpíadas de 2016. O Rio é uma das cidades candidatas e desta vez tem chances de ganhar, apesar da força de Chicago, patrocinada pessoalmente por Obama. E na categoria de azarões, Tóquio e Madri.

O nosso trunfo principal é o charme do Rio que, apesar de suas mazelas e de seus problemas estruturais, é uma grife natural, a começar pelo nome de apenas três letras. Roma tem quatro e Paris tem cinco letras, só perdemos para Ur, na velha Caldéia, terra de Abraão _segundo palavras cruzadas de todo o mundo. Poucas possibilidades para ser sede de uma Olimpíada moderna.

Teremos sete anos para prepararmos a cidade dentro das formalidades do Comitê Olímpico Internacional. Nossa capacidade nesse setor é comprovada com a Copa do Mundo de 1950, para a qual construímos o maior estádio do mundo, e eventos internacionais, como a Rio-92 e, mais recentemente, os Jogos Pan-americanos.

O problema é o forte lobby norte-americano por Chicago, com a capacidade de Obama no trânsito internacional, embora Lula também tenha a sua penetração. Afinal, a América do Norte já sediou outras olimpíadas, e a América do Sul, até agora, nenhuma.

A importância de uma Olimpíada transcende os esportes, passa a ser econômica e política. Em 1936, os nazistas organizaram um evento que foi considerado o ponto de partida para a ascensão de um regime que afinal desgraçou a Alemanha e o mundo. Hitler compreendeu a força de propaganda que uma Olimpíada representa para um país com projetos, sejam lá quais forem.

O Brasil tem o projeto de se tornar potência mundial. A Olimpíada no Rio será uma plataforma de lançamento que saberemos aproveitar, colocando em órbita um novo gigante que tem tudo para uma carreira no cenário internacional.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.