A 48.ª Assembleia-Geral dos Bispos do Brasil acontecerá nos dias 4 a 13 de maio, em Brasília (DF). Ela será a segunda vez que a capital federal recebe a Assembleia dos Bispos. A primeira foi em 1970. Durante 36 anos ininterruptos a reunião dos bispos se realizou em Itaici, município de Indaiatuba (SP), exceto no ano 2000 quando se transferiu para Porto Seguro em virtude das celebrações dos 500 anos do Brasil. A escolha de Brasília para a 48.ª AG teve como motivação o 16.º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Brasília, de 13 a 16 de maio.
A partir de 2011, os bispos passarão a se reunir em Aparecida (SP). No encontro deste ano, os bispos vão discutir "Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a Missão na Igreja no Mundo". É o tema central. A comissão que preparou este tema é presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings. Entre os temas chamados prioritários um destaque para as "Comunidades de Base" que foi preparado por uma comissão de Bispos presidida pelo bispo de Registro e presidente da comissão para o Laicato da CNBB, Dom José Luiz Bertanha.
Na pauta constam ainda temas como avaliação das Diretrizes da Igreja no Brasil e da Missão Continental, a questão agrária no Brasil e os 100 anos do Movimento Ecumênico. O arcebispo de São Luiz do Maranhão, Dom José Belisário da Silva preside a comissão responsável pela avaliação das diretrizes. O local escolhido para a 48.ª Assembleia-Geral é o centro de Eventos e Treinamentos da Conferência Nacional dos Trabalhadores do Comércio, que fica no centro da capital federal. Aí acontecerão as conferências, reuniões em grupos, debates, plenárias.
A hospedagem e as Missas, no entanto, serão em outros lugares. As Missas vão ser realizadas no Santuário São João Bosco, abertas ao público e com transmissão ao vivo pelas TVs católicas. No dia 13 de maio inicia-se o Congresso Eucarístico Nacional em Brasília às 19 h com a Santa Missa de abertura e se encerra no dia 16 de maio com a Santa Missa às 9h30 da manhã. Ambas serão realizadas na Esplanada dos Ministérios. Estão previstos para os quatro dias de festa: adoração ao SS.
Sacramento, Celebrações Eucarísticas, reflexões, exposições, vigílias, palestras e evangelização.O ponto central dos eventos será a explanada dos Ministérios, mas a programação envolverá outros locais. O XVI Congresso Eucarístico Nacional tem o seguinte tema: Eucaristia Pão da Unidade dos Discípulos Missionários. Esse tema inspira-se na Conferência do Episcopado da América Latina e Caribe acontecida em Aparecida em 2007. Vamos participar dessa grande comemoração que é celebrar Jesus Cristo Eucarístico presente no meio de nós!
Dom Moacyr José Vitti CSS, arcebispo metropolitano
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares