"Vinde e vede"

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A Arquidiocese de Florianópolis tem a graça e a responsabilidade de realizar o 15.º Congresso Eucarístico Nacional. Nos dias 18 a 21 de maio próximo, Florianópolis tornar-se-á o grande altar do Brasil. Toda a nação brasileira, especialmente o povo católico das nossas 268 dioceses, é convidada a formar um só coração e uma só alma com Jesus Eucarístico. Mas que é um Congresso Eucarístico? Os Congressos Eucarísticos têm como finalidade dar um destaque especial à presença de Jesus Cristo na Eucaristia. Eucaristia quer dizer "Ação de Graças". Nesse sacramento, Jesus Cristo, em nosso nome, dá ao Pai a mais perfeita homenagem, o maior louvor, o mais completo agradecimento pelos dons que nos concedeu. É o único louvor digno do Pai. Por isso, na Eucaristia o celebrante diz: " Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a Vós, Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre". E o povo, participando dessa doxologia (fórmula litúrgica de louvor a Deus) canta, convicto: "Amém", isto é: Assim seja! Um Congresso Eucarístico é um momento de aprofundar a doutrina sobre a Eucaristia e conhecer melhor o lugar que ela deve ocupar na vida dos fiéis e das comunidades cristãs. É, também, uma oportunidade para darmos testemunho de nossa fé nessa presença de Jesus, através de manifestações públicas nas grandes celebrações eucarísticas, procissões do Santíssimo Sacramento, momentos de adoração a Jesus na Eucaristia, que envolvem multidões de fiéis cristãos. Um Congresso Eucarístico pode ser diocesano (se organizado por uma diocese), nacional (se envolve todo um país) ou internacional (como aconteceu em 2004 em Guadalajara, México). O culto do Mistério Eucarístico é dirigido a Deus Pai por Jesus Cristo no Espírito Santo. Antes de mais nada, culto ao Pai que, como afirma o evangelho de São João, "amou tanto o mundo que deu o seu Filho único, para que todo aquele que crê n´Ele não pereça, mas tenha a vida eterna". Dirige-se também ao Espírito Santo àquele Filho encarnado, na economia de Salvação, sobretudo naquele momento de suprema entrega e de abandono total de Si mesmo, ao qual se referem as palavras pronunciadas no Cenáculo: "isto é o meu corpo entregue por vós", ..."este é o cálice do meu sangue, derramado por vós". A aclamação litúrgica "Anunciamos, Senhor, a Vossa morte" reporta-nos exatamente àquele momento; e com o proclamar a Sua ressurreição abrangemos no mesmo ato de veneração Cristo ressuscitado e glorificado " à direita do Pai", bem como a perspectiva da Sua "vinda gloriosa". Todavia, é o aniquilamento voluntário, grato ao Pai e glorificado com a ressurreição que, celebrado de modo sacramental, simultaneamente com a ressurreição, nos leva à adoração daquele Redentor que se fez "obediente até à morte, e à morte de cruz". Um tal culto que se dirige à Santíssima Trindade do Pai, do Filho e do Espírito santo, acompanha e permeia antes de mais nada toda a celebração da Liturgia Eucarística. Na verdade, uma vez que o Mistério Eucarístico foi instituído pelo amor, e nos torna Cristo sacramentalmente presente, ele é digno de ação de graças e de culto. E este nosso culto há de sobressair em cada um dos nossos encontros com o Santíssimo Sacramento, quer quando visitamos nossas Igrejas, quer quando as sagradas Espécies são levadas e administradas aos enfermos. A adoração de Cristo neste Sacramento de amor deve encontrar depois a sua expressão em diversas formas de devoção eucarística: orações pessoais diante do Santíssimo, horas de adoração, exposições breves, prolongadas, anuais, bênçãos eucarísticas, procissões eucarísticas e Congressos Eucarísticos. Participemos física ou espiritualmente deste Congresso Nacional de Florianópolis, manifestando nosso gratidão a Jesus Cristo pelo grande Mistério pascal que nos deixou e pela Sua presença real entre nós.