Diante deste ano importante das eleições, apresento a toda a nossa sociedade, principalmente aos políticos a cartilha oficial da Arquidiocese de Curitiba. Com uma linguagem simples e clara, ela tem o objetivo de ajudar os nossos eleitores a votar conscientemente diante de Deus, escolhendo os melhores candidatos, honestos, sérios, comprometidos com o bem comum, defendendo a dignidade da pessoa humana, buscando a renovação da comunidade, a construção de uma sociedade justa e solidária. A Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política, nem pôr-se no lugar do governo, mas também não pode nem deve ficar à margem na luta política. Deve participar com reflexões e orientação para os fiéis se engajarem com responsabilidade na ação política, não somente com o seu voto consciente e responsável, mas também acompanhando o mandato e participando das organizações populares. "A política é uma das mais altas expressões da caridade cristã." (Paulo VI).
Os cristãos são membros da sociedade, são sujeitos e objetos políticos. Somente ampliando as formas participativas dos cristãos, cidadãos e cidadãs, é que construiremos uma nação livre, democrática e autônoma. A política não tem a ver somente com as eleições, mandatos parlamentares, partidos políticos, governo. Participar da política como cristão cidadão e cidadã, é lutar pelos próprios direitos e pelos interesses coletivos. As decisões políticas interferem em nossa vida cotidiana, permitindo ter ou não as condições básicas de vida digna. Todos têm direito ao voto, mas o cristão tem o dever de votar consciente. "O cristão não deve se abster de participar da construção do mundo de acordo com os valores da justiça, da solidariedade, da fraternidade e paz." (GS). Voto consciente é conhecer, analisar e agir na sua realidade eleitoral, buscando candidatos cuja vida seja coerente com o que pregam.
O primeiro critério para votar em um candidato é conhecer sua posição em relação à defesa da vida e à dignidade da pessoa humana: sua ação política não pode confrontar com os princípios morais fundamentais e irrenunciáveis. O objetivo da cartilha da Arquidiocese de Curitiba é oferecer elementos que levem os cidadãos, eleitores e candidatos a refletir, questionar e se posicionar, à luz de princípios éticos e cristãos, sobre um projeto justo e solidário para a Nação e o Estado.
Dom Moacyr José Vitti CSS é arcebispo metropolitano.