Terminaram as férias. As forças foram revigoradas. As baterias estão carregadas para enfrentar as atividades. Este ano será muito especial por vários acontecimentos. Logo virá o carnaval, a Quaresma, a Semana Santa. Neste ano a Campanha da Fraternidade terá como lema: "Levanta-te, vem para o meio" (Mc 3,3). O tema é muito importante: Fraternidade e Pessoas com Deficiência. São cegos, surdos, mudos, os que têm algum tipo de lesão física ou cerebral, ou alguma deficiência mental. Essas pessoas representam, com suas famílias, 25% da população brasileira. Examinando à luz da Palavra de Deus e da ética cristã, a realidade das pessoas com deficiência é uma fonte de iluminação e ânimo contra o imobilismo e o fatalismo. Suscita fraternidade e solidariedade.
No relato do evangelista Marcos (3,3), Jesus convida o homem com a mão atrofiada a ter coragem, a não resignar nem ter medo de ocupar seu espaço e assumir sua dignidade. Jesus Cristo é o modelo de relação entre as pessoas. Ele nos ensina, com sua palavra e sua vida, a concretizar na sociedade e na Igreja a proposta de autêntica fraternidade. Cabe à sociedade ir ao encontro do outro, na sua alteridade e na sua diferença, e acolhê-lo com fraternidade. A CF-2006 é uma boa ocasião para suscitar e apoiar políticas públicas adequadas de inclusão, valorização e proteção das pessoas com deficiência e seus familiares. Um outro acontecimento marcante para a nossa cidade será a realização da Oitava Reunião da Conferência das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica. Nós fomos agraciados com esse evento. É um momento importante para colocarmo-nos em defesa da vida diante do grande desafio de nossos tempos.
Em maio, após a realização da Assembléia da Conferência dos Bispos do Brasil, em Itaici, acontecerá o Congresso Eucarístico Nacional em Florianópolis nos dias 18, 19, 20 e 21. Será a grande manifestação de Fé do Brasil a Jesus Cristo, realmente presente entre nós. A celebração do Congresso encerrará o Ano Eucarístico. Neste ano teremos também a realização da Copa Mundial de Futebol. Como sempre, é uma manifestação de amor à pátria. Que seja um evento a unir mais todo o povo brasileiro numa fraternidade e solidariedade, não somente para ganhar a Copa, mas principalmente superarmos os grandes desafios de nossa nação.
Muita seriedade exigirá de nós neste ano a realização das eleições. Diante dos fatos tristes de corrupção a que assistimos, não podemos deixar de manifestar nossa repulsa através de um voto consciente e responsável. Vamos saber selecionar, entre os candidatos, aqueles que são dignos pela honestidade, pela defesa da vida e pela busca do bem comum do povo. Não nos deixemos enganar por falsas promessas. Essas são as grandes perspectivas deste ano! Vamos enfrentá-las com coragem e grande esperança. Se cada um e cada uma cooperar com seu "tijolinho" tenho a certeza de que construiremos uma nação mais justa, solidária e fraterna.