Feministas, ao longo das últimas décadas, batalharam para que as mulheres pudessem votar em quem quisessem, trabalhar se quisessem, se casar com quem e se assim quisessem, enfim, decidir o rumo de suas vidas conforme seu próprio arbítrio. Ora, se o clamor é por autonomia e respeito à mulher, qual é o problema de uma moça decidir – com sua própria cabeça – dedicar sua vida a sua família, às pessoas que ama? Qual o problema de ela comportar-se de maneira discreta?
Grosseiros e umbigocêntricos
Ivan Martins queixa-se do mau hábito de combinar um compromisso e furar. Em última análise, quer denunciar o aumento do egoísmo, do descaso, da falta de compaixão nos relacionamentos.
O pai
O cronista Henrique Fendrich reflete sobre o relacionamento com seu pai, desenhando com fatos do cotidiano o papel que a figura paterna desempenha na formação da psique masculina.
A trilha sonora de O Senhor dos Anéis
A música tem o poder de tomar de assalto os corações, abrindo um influxo direto dos sentimentos e percepções cristalizados numa determinada obra até a alma do ouvinte. É por isso que a música “cria um clima”: ela move os sentimentos, e até a inteligência, numa determinada direção. O compositor Howard Shore, que criou a trilha sonora de O Senhor dos Anéis , conta como fez para obter os efeitos dramáticos para a versão cinematográfica da trilogia de Tolkien (texto e áudio em inglês).