• Carregando...

Vinte e sete anos de serviço público no estado e é a segunda vez que não recebo minhas férias (Gazeta, 30/1); e o salário já não esperava receber no mês de janeiro. Quanta hipocrisia os secretários e o governador abrirem mão de seus salários de janeiro! Só no Paraná acontece esse tipo de coisa. Deixam de receber um mês dos salários, mas não deixam de locar oito veículos, sendo dois blindados, ao custo de R$ 1 milhão ao ano.

Alcione Prá, sociólogo

Contas em atraso 2

Que o governador demita os comissionados, diminua o seu próprio salário e os dos secretário e corte cargos de confiança. Os deputados estaduais também precisam reduzir seus vencimentos e regalias. Acabem com as absurdas aposentadorias de ex-governadores e viúvas e com as mordomias do Judiciário. Com todas essas medidas o estado teria dinheiro para honrar o compromisso básico de pagar os salários do funcionalismo – em especial de professores, policiais, bombeiros e profissionais da saúde. Afinal, o governo deveria ocupar-se, basicamente, com a educação, segurança e saúde,

André Renato Wenglarek Contas em atraso 3

Simplesmente o governo diz que não vai pagar as dívidas. Mas se for você quem não pagar as contas de luz e água, por exemplo, certamente mandarão cortar esses serviços e o seu nome ficará sujo na praça. Se for o IPTU, você perde a sua casa. Mas eles apenas dizem que o estado não tem condições de arcar com os compromissos assumidos. Agora está difícil mesmo: vem aí o aumento salarial do governador, secretários e deputados. Eles legislam em proveito próprio.

Antonio Adir VazContas em atraso 4

Desde o ano anterior, somam-se alguns atrasos de verbas e pagamentos das diárias aos professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Esse projeto permite que os docentes voltem às universidades públicas para estudar e planejar novas estratégias de trabalho, pensando nos desafios que se apresentam na sala de aula. Em novembro, várias instituições suspenderem as atividades de orientação aos professores.

Juliane Cassol de FreitasJovens e a política 1

O modo com o qual o governo aplica a educação no Brasil faz com que os jovens não tenham tanto interesse pela política. O nosso sistema de ensino está ultrapassado. As disciplinas não estimulam os alunos a ter senso crítico. Os estudantes apenas decoram textos para passar de ano. É preciso reformular o ensino no Brasil, e a educação política tem de estar presente na sala de aula. É necessário mostrar que eles podem, sim, fazer a diferença e precisam participar mais da nossa política.

Rafael Grassi MacedoJovens e a política 2

O primeiro passo para incentivar os jovens a participar da política seria convencer os professores da importância de um eleitor consciente e bem preparado. Os educadores deveriam pedir constantemente trabalhos escolares aos alunos sobre os temas políticos.

Wilton GardemMoradores de rua 1

Em relação ao cano instalado para afastar os moradores de rua (Gazeta, 30/1), quem os discrimina não considera que poderá estar na mesma situação um dia. Ou que isso pode acontecer com alguém da família. Alcoolismo, drogas, demência são distúrbios que podem ocorrer com qualquer um. Há vários exemplos de pessoas que tinham carreira e foram parar nas ruas. Além disso, alguém pode escorregar e se machucar numa calçada molhada. E o estabelecimento pode ser responsabilizado e terá de pagar uma conta de hospital, próteses caríssimas, e, eventualmente, uma pensão vitalícia. Sem falar no desperdício de água, que é um bem para lá de escasso.

Gilberto NascimentoMoradores de rua 2

Existe uma falha conceitual quando se fala que "não há irregularidade em uma pessoa permanecer na calçada". É óbvio que não há nenhum problema de direito do cidadão nisso. O que falta, porém, é uma política de segurança pública e de prevenção. Desocupados que permanecem em espaços públicos rotineiramente são uma ameaça à segurança, à higiene e ao bem-estar da população ativa, aquela que trabalha e paga impostos. O Estado tem a obrigação de zelar de forma preventiva. Não adianta nada ficar perseguindo o sujeito depois que ele já sujou, assaltou, traficou e prejudicou o cidadão de bem.

Christian BernertMoradores de rua 3

O contexto é complexo e as soluções estão longe de ser simples. Mas os comentários [na matéria e nas redes sociais] foram feitos por quem estava comodamente sentado em seu escritório ou casa, e são de um classismo assustador. Nada mais simples do que varrer a escória, não é? Bravo, povo brasileiro.

Leandro PaulinoMoradores de rua 4

É insuportável andar por essas calçadas que cheiram mal. E nos sentimos amedrontados por esses moradores de rua. Tem muita gente ali que não quer nada com o trabalho e prefere ficar pedindo, usando drogas ou roubando. Os comerciantes estão certíssimos em colocar os canos para afastá-los. E se o povo dos direitos humanos chiar, que os levem para suas casas.

Rosani Silva de QuadrosDesperdício de água e energia 1

Está mais que na hora de evitar o desperdício de energia elétrica e de água. Até o presente momento a população não se deu conta da nossa realidade, principalmente Curitiba e RMC. Que as empresas responsáveis pelo fornecimento editem uma cartilha com dicas de como economizar e alertem as pessoas sobre esse grave problema. Algumas dicas: ter um tambor de 200 litros para armazenar a água da máquina de lavar, e uma bacia grande para o chuveiro, tirar o micro-ondas e a televisão da tomada.

José Luiz NovôaDesperdício de água e energia 2

Culpar somente São Pedro pela crise no abastecimento d'água é balela. Não existe uma legislação específica sobre o uso e reutilização da água no Brasil. Esse recurso, essencial à sobrevivência humana, foi relegado a um segundo plano pelos governantes. É extremamente desperdiçado pela população, indústria e até mesmo por agricultores. Já passou da hora de nos preocuparmos com o uso racional desse precioso líquido.

Luciano R. Ayres

Transporte 1

Todos reclamam do transporte, porém, quantos iriam na segunda-feira ao protesto marcado? O curitibano somente fala, mas não age, e os políticos sabem muito bem disso.

Osvaldo Rafael de CarvalhoTransporte 2

Os governos não podem e não devem aportar recursos para subsidiar o transporte coletivo. Esse recurso fará falta na saúde e educação, que são áreas prioritárias. É muito fácil dar palpites, o difícil é apontar de onde tirar os recursos.

Lourdes S ArriolaTransporte 3

Já era de se esperar o fim da integração do transporte. Há a incompetência nos dois lados – prefeitura e governo – e nenhum expressa a boa vontade de servir o povo que os elegeu.

Jeferson Tadeu Rodrigues GonçalvesTransporte 4

A greve de ônibus foi uma manifestação para defender os direitos dos trabalhadores ou foi apenas uma estratégia para aumentar a tarifa? Enquanto os usuários do transporte público se preocupavam em encontrar meios alternativos para se locomover, os empresários e os gestores públicos estavam em reuniões discutindo qual seria o aumento adequado para lucrar com o sistema.

Juliana de OliveiraEducação

Excelente o artigo "A censura aos professores da educação básica" (Gazeta, 29/1). Finalmente alguém está a nosso favor e consegue entender o que ocorre de verdade. Tudo o que acontece na sociedade é culpa da escola ou do professor, mas ninguém ou nenhum dos especialistas em educação está presente nas instituições e acompanha a realidade. Escrevem a quilômetros da sala de aula.

Patrícia Cordeiro Chagas LimaCampanha de trânsito

Campanhas educativas e preventivas deveriam ser feitas durante o ano todo. E as autoescolas poderiam preparar melhor o aluno, não se preocupando apenas com os macetes, mas também com a educação para o dia a dia no trânsito.

Roselandi FerreiraRua São Francisco

A coluna de Dante Mendonça Rua "São Francisco, 50" (Gazeta, 30/1) remeteu-me a uma viagem pelo túnel do tempo. Nossa tia, Tessália , morava com nossos avós, Manoel e Maria Karam, e naquela casa concentravam-se nossos tios e primos em todas as festas familiares. Manoel Carlos e Luiz Antônio, oriundos de Rio do Sul, vieram para Curitiba e São Paulo para nos brindar com suas artes. O que poucos sabem é que o pai dos irmãos, Antônio Karam, artista amador nato, foi convidado para integrar o grupo do Procópio Ferreira, mas meus avós não permitiram.

Elias Karan JuniorPetrobras

Privatização não é sinônimo de lisura, nem aqui e nem em qualquer lugar do mundo. Uma Petrobras privada tem o mesmo potencial de corromper – quem sabe até mais – que uma Petrobras pública. Nosso problema são as instituições fracas, não as riquezas com as quais nosso país foi abençoado.

Alex Back

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]