Todas as edificações públicas no entorno da Praça Nossa Senhora de Salete - Ministério Público, Palácio da Justiça, Assembleia Legislativa, Palácio Iguaçu, Tribunal de Contas, Palácio das Araucárias - mantêm as luzes acesas à noite, após o expediente, e nos feriados e fins de semana (Gazeta, 19/2). Enviei e-mails e, há três anos, estive pessoalmente no Palácio das Araucárias e no TCE. Um funcionário desse órgão justificou que o edifício estava em obra, mas não me permitiu entrar para comprovar. Irineu Q. Santos

CARREGANDO :)

Contas públicas 2

Sugiro a redução em 50% nos salários e vantagens recebidos pelos políticos, no número de cargos comissionados, secretárias e afins. Também é preciso diminuir em 50% o valor dos repasses para o Judiciário e o Legislativo. Esse, sim, seria um pacote de bondade que o governo faria com o povo brasileiro. Os sindicatos deveriam incluir esses itens em suas pautas de negociação. Seria possível remunerar melhor os professores, e os servidores da saúde e da segurança pública. Ayrton Conod Filho

Publicidade

Reforma política 1

Não haverá redução alguma nas verbas destinadas aos gastos com parlamentares (Gazeta, 19/2). Para haver ganho para a população e real economia aos cofres públicos, é primordial a diminuição do porcentual que o Legislativo recebe dos cofres públicos. Se as propostas de redução dos parlamentares forem aprovadas, apenas sobrará mais verba para os que lá ficarem. A tendência será aumentar as benesses individuais. Sem a alteração do porcentual, nada se economiza. Emilson Coradi

Reforma política 2

A PEC para a redução do número de parlamentares é apoiada totalmente pelo povo, claro. Mas duvido que seja aprovada. Da mesma forma qualquer medida que reduza os salários dos políticos para aumentar o mínimo para a população. Marcelo Almeida

Reforma política 3

Publicidade

Além da reforma política, é preciso mudar as leis que punem políticos corruptos e desonestos. As novas leis devem ser rígidas e precisam transformar os atos ilegais praticados por políticos em crimes hediondos e imprescritíveis. É preciso também que ocorra a responsabilização civil e criminal aos magistrados que nada fazem sobre essas questões. Antonio Carlos Wanderley

Ministro

Os desdobramentos da Operação Lava Jato continuam reverberando. Agora a celeuma refere-se à conduta do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que teve um encontro – supostamente casual e informal – com advogados das empresas investigadas. As justificativas apresentadas sobre o encontro, além de pouco convincentes, atentam contra a inteligência mediana dos cidadãos que almejam passar a limpo o Estado brasileiro.

Eduardo A. Waintuck

PT

Publicidade

O que me preocupa em relação à hostilização exclusiva ao PT, nos últimos anos, é que mais uma vez não atacamos a raiz do problema (Gazeta, 19/2). Gostaria de acreditar que tirando esse grupo político do poder, não entraria outro igual, mas não consigo. Espero mais da reforma política – seja lá por quem for feita – do que da mera troca de governantes. Não acredito que a reforma irá resolver grande parte dos problemas. É um passo pequeno, mas já é um passo. Carlos Hugo Winckler Godinho

Greve dos professores 1

Professores e funcionários públicos do Paraná são ordeiros. Não são baderneiros, como disse o governador. Dão aula de democracia enquanto ocupam a Casa Legislativa, que é do povo. Também esclarecem a população sobre o que está acontecendo. Não vamos deixar ninguém mexer nos R$ 8 bilhões do Fundo Previdenciário dos servidores públicos. Que a sociedade civil organizada junte-se a nós; vamos exigir uma CPI para averiguar as contas do estado.

Magali da Silva Rocha

Greve dos professores 2

Publicidade

Parabéns aos professores do Paraná. Vibrei com a vitória de vocês. Outrora caracterizada pela passividade, essa mudança de postura da classe é o primeiro passo para mudar o país. Ensinaram, direta e indiretamente, que nenhum poder pode se sobrepor ao povo. Vislumbra-se o nascimento de um novo país que está deixando, finalmente, de se comportar como colônia. Osni Jose Gadomski

Atletiba 1

A rivalidade sadia deve haver somente dentro das quatro linhas. Os dois ídolos, Dirceu Krüger e Sicupira, deram um belo exemplo com a ação às vésperas do clássico. Isso é que é bonito no esporte. Atlético e Coritiba estão corretos com a aproximação e a parceria. Temos que trazer a inteligência e civilidade para o futebol.

Jurema Santos

Atletiba 2

Publicidade

Já está na hora de nos destacarmos por atitudes corretas no futebol paranaense. Que a iniciativa para a rivalidade sadia dê certo e possamos ser os precursores do retorno de grandes espetáculos – sem brigas e atos de vandalismo. Assim servirmos de exemplo aos demais estados.

César Miecznikowski

Biblioteca Pública

Eu amo a Biblioteca Pública Público do Paraná. Passava horas lá na época de escola, Mais tarde, já mais velha, gostava de sair do trabalho e passar ali para ler e emprestar livros. Ótima matéria (Gazeta, 19/2).

Luciane Alves Lopes

Publicidade

Transparência

Para ter acesso aos dados do Portal da Transparência da Câmara Municipal de Curitiba, tais como vencimentos de vereadores e cargos comissionados, o cidadão precisa preencher uma ficha e se identificar. Ou seja, os parlamentares se escondem e o cidadão se expõe.

Miguel Ratton

"Recall dos políticos"

Quanto à incoerência entre as propostas de campanha e as práticas políticas, será que não é o caso de recall? Ou seja, convocação por parte de tribunal eleitoral para que determinado candidato seja levado de volta à situação inicial - de não eleito. Seria feita, então, a substituição ou reparo de possíveis ou reais defeitos entre suas propostas de campanha e suas práticas políticas.

Publicidade

Ricardo Uhry

Estadistas

Excelente a coluna "O político e o estadista" (Gazeta, 19/2). Também serve para a esfera federal, basta trocar os nomes dos atores e do partido. A história de descalabros administrativos é semelhante tanto para o país quanto para o estado. E, no final, a única solução que ambos apresentam é o aumento indiscriminado de imposto, sem atacar as reais causas.

André Renato Wenglarek

Impeachment

Publicidade

O artigo "Risco de impeachment" (Gazeta, 16/2) é bem-sucedido nos comentários sobre as ingerências e a omissão da cúpula da estatal quanto aos indícios de corrupção. Atribuir responsabilidade à chefe de Estado, porém, é pouco sensato. O risco de um impeachment só poderá derivar de forças políticas míopes e antidemocráticas, que não enxergam a independência das instituições.

Vanderson Maziero

Van plotada

No Brasil, é mais fácil ser punido por andar com o carro plotado - sátira aos deputados estaduais no - do que por desviar R$ 20 bilhões da Petrobras.

Claudio Roberto Wagner

Publicidade

Asfalto 1

Apenas 10 quilômetros de asfalto em uma cidade desse tamanho? Fico pensando quanto a prefeitura de Curitiba gasta em manutenção do antipó. Um pouco de transparência e contas simples poderiam informar o quanto vale a pena asfaltar.

Marlo Luiz Pscheidt

Asfalto 2

Se investissem em pavimentação de qualidade - e não nessa casquinha que chamam de asfalto -, haveria mais durabilidade e resistência, o que diminui custos de manutenção futuros. Mas fazem obras caras e de qualidade inferior, para que futuros gestores possam promover as operações tapa-buracos em seus currais eleitorais.

Publicidade

Thiago Simões, via Facebook