Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Coluna do leitor

Coral infantil 1

Creio que essas entidades que se preocuparam tanto com o coral infantil do HSBC (Gazeta, 20/9) deveriam se preocupar com outras coisas; entretanto, ninguém quer ser envolver com os problemas reais. Parecem querer apenas se mostrar diante de algo que não prejudica e somente embeleza, um cartão-postal de Curitiba no período de Natal.

José Santos

Coral infantil 2

Fizeram um imenso "folclore" a respeito das apresentações das crianças no Palácio Avenida. Gostaria de saber se as pessoas que trabalham para os candidatos, balançando bandeiras nas esquinas, têm carteira assinada, Fundo de Garantia, pagamentos de horas extras em dobro (trabalham domingos e feriados), vale-refeição, vale-transporte e, por último, ganham EPI para se proteger de ruídos e do sol, fora as demais exigências trabalhistas.

Osvaldo Milton Rezler

Campanha eleitoral

O que irrita o eleitor são as críticas e ofensas que um candidato faz ao outro. Eles deveriam se preocupar em mostrar suas propostas e conquistar o eleitor com sua honestidade. Quando partem para as ofensas, acabam perdendo votos.

Andréa Muniz de Carvalho Fontolan

Recesso branco 1

É realmente fundamental a presença dos deputados estaduais nas campanhas dos "companheiros" candidatos (Gazeta, 18/9). O povo que trabalhe todo dia. Agora só falta eles quererem receber remuneração pelas sessões extraordinárias.

Dorival B. Costa, Ponta Grossa – PR

Recesso branco 2

Altamente vergonhosa a atitude dos deputados. Eles deveriam dar exemplo, pois todos os trabalhadores têm descontados do salário os dias faltantes, a não ser quando há recomendação médica. Os deputados deveriam trabalhar mais e acabar com a conversa fiada. É por isso que o povo está desiludido com a nossa política!

Paulo Roberto Campos Rocha

Cabos eleitorais

Quem senta em um dos bancos da Rua XV de Novembro pode presenciar a atitude arrogante de uma mulher que trabalha como cabo eleitoral, agredindo verbalmente outros cabos eleitorais. Para defender um candidato não se deve contratar cabos eleitorais despreparados, ignorantes e que ainda querem constranger outros trabalhadores de campanha. O candidato em questão deveria se informar melhor sobre o estado psicológico e mental de seus funcionários.

José F. Espíndola

Lei do couvert

Lei para regulamentar o couvert (Gazeta, 19/9)! O Paraná não foi contemplado com os R$ 133 bilhões que o governo federal investirá pelos próximos 25 anos em obras de infraestrutura, e ninguém fala nisso. Com tantas coisas importantes a serem tratadas, estão dando atenção ao "couvert".

Egidio Balarotti, Astorga – PR

Guarda Municipal

Agredir alguém é abuso, seja ou não uma autoridade. A Guarda Municipal foi criada para cuidar do patrimônio municipal e não para agredir pessoas (Gazeta, 19/9). Não é a primeira vez que acontece e só está acontecendo de novo porque nas vezes anteriores nenhuma providência foi tomada contra os agressores.

Luiz Dias

Bolha imobiliária

Muito se fala sobre a existência da chamada "bolha imobiliária", mas construtoras, governo e especialistas são categóricos em afirmar sua inexistência. Os especialistas insistem que a supervalorização existente é uma correção dos preços antes defasados (Gazeta, 19/9). Mesmo que não haja a desvalorização dos imóveis, o boom do mercado imobiliário vai cobrar seu preço. O endividamento dos compradores certamente afetará a economia brasileira.

Christian Piske, analista de sistemas

Centro Histórico

Tenho um atelier na Rua São Francisco e a obra de revitalização (Gazeta, 20/9) está parada. Há mais de duas semanas que não acontece nada por lá e os operários passam o dia conversando. O prometido foi que a obra acabaria no fim de outubro, mas, no ritmo atual, duvido que isso aconteça. Como ficarão os comerciantes na época do Natal?

Suiane Oliveira Cardoso

Sanepar

A cobrança de esgoto que é coletado e não é tratado (Gazeta, 20/9) ocorre há muito tempo, basta ver a situação do nosso Litoral. Outro problema é o corte de água que vem ocorrendo em vários bairros de Curitiba há mais de um ano, como é o caso do Jardim das Américas. A pressão do retorno da água faz o relógio girar com muita velocidade, danificando as caixas acopladas. Certamente também estamos pagando caro por um serviço precário de abastecimento de água.

Rita de Cássia Kavulak

Ferrovias

Quando soube que a Ferrovia Norte-Sul entraria no Paraná por Porto Camargo, ao contrário de outros paranaenses, fiquei muito feliz. Acredito que a Ferroeste é uma coisa e a Norte-Sul é outra. Nossas autoridades têm de se preocupar com as regiões que não possuem ferrovias, e não com reformas e ampliações de outras que já existem. Com certeza a Ferroeste tem de ser concluída, mas não com o investimento da Norte-Sul.

Antonio Cardoso

Rodovias

Até quando a concessionária que administra a BR-376 abusará da paciência dos seus usuários? Existe uma obrazinha de reparo de uma ponte sobre a Represa do Voçoroca que se arrasta há meses, causando engarrafamento no sentido Curitiba-Joinville. O maior absurdo é que nunca há pessoal trabalhando na maioria dos dias. Há somente um bandeirinha mal treinado indicando o estreitamento da pista.

Celso Gottardi

Elitização da torcida

O nosso grande comandante da polícia está dando um exemplo de discriminação contra a população mais pobre ao defender a "elitização" da torcida para evitar confusão entre organizadas (Gazeta, 19/9). Na mentalidade dele só há bandidos e arruaceiros no meio da faixa de baixa renda. E na população de renda alta só tem santinho.

João Batista

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.