O tráfego urbano tem impactos significativos no meio ambiente, na saúde das pessoas e na qualidade geral de vida das cidades, pois os veículos são uma grande fonte de poluição atmosférica. A bicicleta é um veículo sustentável que pode ajudar na mudança desse quadro. No entanto, o uso massivo desse meio alternativo, no Brasil, depende de uma mudança qualitativa da cultura de transporte e do sistema de tráfego. Hoje, mesmo deficitárias e insuficientes, as principais ciclovias das médias e grandes cidades já são usadas como via de locomoção para o trabalho. Na capital paranaense, onde o sistema de ciclovias foi projetado há mais de 25 anos, ainda há muito para ser fazer nesse sentido. Hoje, existem em Curitiba 85 quilômetros de ciclovias compartilhadas e 35 quilômetros de faixas exclusivas. A grande maioria das vias, no entanto, só liga um parque ao outro. O maior desafio da cidade é fazer com que as ciclovias sejam úteis para quem vai trabalhar ou estudar, criando de fato um sistema viário completo para usuários de bicicletas, com ciclofaixas, sinalização completa e, como complemento indispensável, estimulando uma cultura de respeito aos ciclistas.
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