O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) parece ter, enfim, ouvido os apelos dos ciclistas da cidade, muitos deles registrados na Coluna do Leitor deste jornal. O Ippuc vai aumentar em 87% a quilometragem das vias destinadas a bicicletas na cidade, como mostrou reportagem da Gazeta do Povo publicada ontem. As reclamações de que as malhas poderiam ser mais extensas só não são mais frequentes que outra antiga queixa ligada às ciclovias: a de que elas se inclinam demais para o lazer. De fato, hoje, a malha cicloviária dedica-se prioritariamente a ligar um parque a outro. Ótimo para os momentos de descanso, mas desafiador para quem gosta de pedalar a caminho do serviço, evitando congestionamentos e danos ambientais. Só mais recentemente essa demanda ganhou força com os números obtidos em uma pesquisa realizada pela prefeitura revelando que 86% dos ciclistas utilizam a "magrela" para ir ao trabalho. O porcentual expressa o que se vê, com cor e movimento, nas vias da CIC a cada fim de tarde. Não são poucas, por lá, as empresas que conhecem essa realidade e até incentivam o transporte sobre o selim, como atestam os bicicletários instalados nas áreas de estacionamento. Agora que os planejadores urbanos vão dar mais espaço para as bicicletas, é torcer para que o abismo entre o uso e a vocação das nossas ciclovias diminua.
Em boa hora
- 20/07/2009 21:02
CARREGANDO :)
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