O grave acidente ocorrido com um avião de passageiros da Tam no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é a mais acabada evidência do "apagão" aéreo que desde o ano passado afeta o Brasil. A dramática ocorrência de ontem traumatiza o país e reclama uma providência enérgica e definitiva por parte das autoridades do governo federal para pôr fim à situação de descalabro em que o setor aéreo vem se arrastando – resposta devida à opinião pública em observância ao paradigma democrático de responsabilidade do governante por seus atos.

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Uma agravante desta tragédia é que a pista do aeroporto de Congonhas – que levou o avião a derrapar, a atravessar uma movimentada avenida da cidade e a chocar-se com um hangar da própria companhia e com um posto de gasolina – havia sido objeto de reparo recente por parte da estatal encarregada da administração dos aeroportos, a Infraero. Na segunda-feira já havia sido dado um sinal de que as obras poderiam não seguir os padrões básicos de engenharia: outra aeronave comercial havia sofrido uma derrapagem que a projetou no gramado divisório, felizmente sem maiores conseqüências para os passageiros.

A seqüência infausta registrada ontem, com a queda e o choque do avião procedente de Porto Alegre, onde estavam mais de 150 passageiros, veio completar o rol de problemas nas pistas de Congonhas. A cada dia acumulavam-se evidências de que o aeroporto concebido nos tempos dos aviões a hélice não comportava o pesado movimento de grandes jatos comerciais que nele operavam. A concentração de escalas nesse campo de pouso decorreu do mau gerenciamento da malha aérea brasileira, por força das deficiências técnicas que se avolumam no setor e que tiveram exposição pública nos últimos dez meses, desde o acidente entre um jato Legacy e o avião da Gol na selva amazônica; depois, nos motins de controladores de vôo, atrasos e superlotações de aviões de linha, a indefinição das autoridades quanto a soluções efetivas e, por fim, o dramático acidente de ontem.

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A esta altura os observadores bem informados não hesitam em listar, dentre as medidas necessárias, a imediata substituição de toda a cadeia de gestão do setor aéreo, cessando o processo de rateio partidário para o provimento de cargos na Infraero e segmentos afins; seguindo-se uma salutar e bem conduzida privatização dos aeroportos de maior porte para concessionárias bem administradas, que melhor se empenhariam na competição por serviços de qualidade – solução corrente em outros países.

No Paraná, por exemplo, o aeroporto da área metropolitana de Curitiba – o Afonso Pena, só comporta o carregamento de 10% das mercadorias exportadas por empresas paranaenses, por falta de capacidade de embarque em função da limitação da pista. A crise aérea desdobra-se em problemas de infra-estrutura, aparelhamento partidário e outros descasos burocráticos que retardam a marcha do país para o desenvolvimento, a segurança e a confiabilidade.