É extremamente relevante que a sociedade continue se mobilizando para o afastamento da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná e para que sejam implementadas no Poder Legislativo estadual medidas visando à total transparência. Um novo passo está sendo dado nessa direção com a coleta de assinaturas capitaneada pelo movimento "O Paraná que Queremos", que pretende reunir o apoio de mais de 300 mil cidadãos em um abaixo-assinado em favor da moralização do parlamento estadual.
Essa mobilização torna-se ainda mais importante se for levada em conta a gravidade da situação que o caso dos diários secretos vive atualmente. O ministro Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a paralisação das investigações criminais na Assembleia Legislativa do Paraná há um mês. Na visão do ministro, o órgão competente para realizar as investigações seria o Ministério Público Federal. Entretanto, ainda não há decisão definitiva do STF sobre o tema. Enquanto a decisão não é tomada a respeito do assunto, cabe à sociedade continuar a pressionar para que ocorram as tão desejadas mudanças no Legislativo paranaense.
Nesse contexto, o apoio de instituições ao movimento "O Paraná que Queremos" com a coleta de assinaturas, como têm feito a Força Sindical e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, é crucial para fortalecer a mobilização. São exemplos a serem seguidos. Como já foi dito anteriomente neste espaço, a cada assinatura no manifesto do movimento os paranaenses mostram que creem na ética na política. Que outras entidades venham a aderir ao manifesto pela moralização da política paranaense. Isso fará o Paraná mudar para melhor.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast