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Nos esforços para recuperar a combalida economia norte-americana, toda iniciativa é válida. Uma delas anunciada na semana passada pelo presidente Barack Obama é a decisão de facilitar a concessão do visto de turista para os brasileiros. A medida anunciada num dos ícones turísticos do país, a Walt Disney World, prevê a simplificação e a aceleração do processo de liberação do visto. Por trás da iniciativa que fortalecerá a chamada indústria sem chaminés estão os dólares que os turistas trazem em suas viagens. Segundo a Associação de Viagem dos Estados Unidos, a burocracia oficial para a concessão da permissão de entrada no país já custou à economia norte-americana, apenas na última década, a bagatela de US$ 606 bilhões, além da perda de 467 mil empregos. Diante da importância que o governo dos EUA dá ao setor do turismo pelo que representa em divisas para o país, cabe indagar sobre a política brasileira para o setor. A cada novo governo são anunciados projetos e ações de incremento tanto para o turismo interno como para o externo, propostas que na maioria das vezes acabam ficando mesmo nas promessas. O Brasil conta até com um Ministério do Turismo, que no lugar de promover o país nos últimos tempos tem é virado notícia pelos casos de corrupção.

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