Bom dia!
Enquanto se especula o fim da Lava Jato após o desmantelamento de sua força-tarefa na Polícia Federal, há quem não aguente mais a operação. Vice-presidente da Câmara, o deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), o “Fabinho Liderança”, verbaliza o descontentamento de seus colegas com a duração da Lava Jato.
“O Brasil não vai aguentar isso para o resto da vida”, diz ele em entrevista. Sucessor direto de Rodrigo Maia na mesa diretora da Câmara, Ramalho pretende se candidatar à presidência da casa em 2019.
A tendência, no entanto, é que a Lava Jato só perca força após as eleições de 2018.
Década perdida
Quem viveu os anos 1980 no Brasil conhece essa expressão: a “década perdida”. Pois, ao que tudo indica, as perdas daquela década serão superadas pelos anos 2010. O Brasil vai registrar o pior PIB em 10 anos da história. O motivo? Descontrole de gastos públicos. Entenda a história em detalhes na reportagem de Fernando Jasper.
Pobreza A recessão econômica não é ruim somente um problema em si mesmo. Conforme aponta o editorial da Gazeta desta segunda, sua pior consequência é o empobrecimento da população:
“O padrão de vida da população caiu, praticamente anulando a melhoria na distribuição de renda ocorrida nos últimos governos, situação que faz a prioridade mais premente ser a retomada do crescimento econômico a uma taxa capaz de reduzir o desemprego, melhorar o padrão médio de bem-estar e evitar que o Brasil chegue ao fim da segunda década deste século com renda por habitante igual ao que era em 2010”.
Regras A partir do caso de uma aposentada que depende de doações para sobreviver sempre que seu benefício atrasa, Bruno Garschagen faz uma reflexão sobre como a complacência do brasileiro quanto à quebra de regras pode ser um solo fértil para o florescimento da corrupção e do crime.
“A criminalidade na política foi incorporada à rotina de violação das normas pelos fluminenses”, escreve ele sobre a situação no Rio de Janeiro, mas comparando-a com a de qualquer estado brasileiro.
Lua de mel rápida
Se a crise econômica é alimentada pela crise política, um novo sinal de alerta vem da França. A popularidade do social-liberal Emmanuel Macron, que assumiu a presidência do país gaulês em maio, despencou 10 pontos percentuais nos últimos dois meses, a maior queda sofrida por um presidente francês no período desde 1995.
Depois da calmaria...
O céu límpido de Brasília (e os últimos dias do recesso parlamentar de julho) pode dar impressão de tranquilidade, mas a semana promete ser agitada na capital federal.
Isso porque é o momento de enquadrar os últimos deputados indecisos antes da votação da denúncia contra Michel Temer na Câmara, marcada para 2 de agosto. O resultado dessa articulação será decisivo para o futuro de Temer como presidente.
Tucanos Um dos fiéis da balança neste tabuleiro é o PSDB, partido que está oficialmente dividido entre o apoio a Temer ou desembarque do governo.
Bolsonaro Por falar em presidência, um dos nomes mais cotados para a disputa de 2018, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) não é dos mais pródigos em termos de produtividade parlamentar. Há 26 anos no Congresso, Bolsonaro transformou apenas dois de seus projetos em lei. Mas ele tem uma justificativa para isso.
Celeiro do mundo
Enquanto patina na política, no agronegócio o Brasil vai bem. Um relatório da OCDE afirma que, em até dez anos, o Brasil deverá se tornar o maior produtor mundial de grãos, à frente dos Estados Unidos. Somente a produção de soja, cuja produção mundial o Brasil já lidera, deverá crescer a 2,6% ao ano.
Consciência antipirataria
Assistiu ao novo episódio de Game of Thrones ontem? (Se sim, poupe-me de spoilers, por favor) A série da HBO é recordista de audiência – como também de pirataria. Para tentar diminuir o prejuízo com downloads e exibições ilegais, a produtora está apostando na conscientização dos piratas da rede.
Acabou a jogatina
Popularizados pelo Google nos anos 2000, os escritórios “divertidos” – aqueles com salas de jogos, escorregadores e áreas de descontração diversas – estão começando a cair em desuso. É o fim da “infantilização do ambiente de trabalho”, conforme aponta reportagem de Jessica Maes. O próprio Google já não quer mais parques de diversões em seus escritórios.
Não viaje na história da maionese
Conhece a história da maionese? O molho mais consumido do mundo tem origem milenar, mas sua popularização aconteceu na França, no século 17. O Bom Gourmet conta essa história deliciosa dando, de quebra, algumas dicas para quem gosta de preparar a sua própria maionese.
Viaje com seu pet O poodle Scott é viajado: brasileiro de nascença, já visitou o Canadá e hoje vive na Itália. Sua história inspirou o Viver Bem a mostrar quais são os preparativos necessários para quem quer viajar com seu animal de estimação para o exterior.
Força interior
No Paraná, ainda na esteira do recente fogo cruzado com o governo do estado, as universidades estaduais dão mostras de que têm um papel fundamental no desenvolvimento de municípios do interior.
Tenha paciência
Em Curitiba, são esperados 300 mil carros a mais nas ruas nesta segunda com a volta às aulas na rede municipal. A previsão da Setran prevê picos de lentidão em determinados horários do dia.
Pau que bate em Chico...
A torcida do Atlético aproveitou a goleada sofrida pelo Coritiba contra a Ponte Preta no meio da semana para provocar o rival pela derrota. Só que a alegria durou pouco. Neste domingo, o Furacão também perdeu para a Macaca, por 2 x 0, jogando em casa.
“Acabou a pas” (sic): O clima ficou tenso na Baixada, a ponto de a Polícia Militar precisar entrar no estádio para intervir. Não houve conflito, mas torcedores já marcaram novos protestos pelas redes sociais.
Calma. A sexta é logo ali
Para quem entra na segunda-feira não vendo a hora de SEXTAR, o Guia Gazeta do Povo preparou um roteiro dos shows que rolam em Curitiba no fim de semana. Entre as opções, funk (Mr. Catra), sertanejo (Bruno & Marrone) e MPB (Nando Reis).
Segundinha Mas quem não quer esperar chegar o fim de semana pode aproveitar a programação de segunda, também. As atrações vão desde teatro de bonecos até sopa de cebola.
E até sexta vamos juntos! Boa semana.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano