A questão não são os cursos a distância (Gazeta, 11/7) mas sim os presenciais. Como aluno observo que, especialmente nas universidades públicas, os professores são altamente qualificados, com doutorados e pós-doutorados, o que deveria ser benéfico para o ensino mas não é. Na maioria dos casos os alunos precisam se virar sozinhos, estudando pesquisando, apresentando trabalhos e realizando provas.

CARREGANDO :)

Gilberto de Alencar Fabiano, São José dos Pinhais – PR

Formação a distância 2

Publicidade

As pessoas que dizem que o ensino a distância não é bom talvez não o conheçam. Trata-se do único sistema de ensino que pode chegar aos lugares mais distantes, onde nunca se pensou em construir uma escola. Não podemos continuar a ter pensamentos arcaicos. Precisamos aprender a usar a tecnologia em nosso favor.

Auro Moreira Pedroso

Negócio Fechado

É lamentável ver mais denúncias envolvendo a Câmara Municipal (Gazeta, 11/7). A cada dia que passa uma nova irregularidade aparece. Não é função dos parlamentares fiscalizarem os gastos públicos e denunciarem os atos contrários à legislação? O corporativismo não está acima da lei, e lei é para ser cumprida e não burlada.

Luciano Atamanzuck

Publicidade

Eleições municipais

Os partidos, mais uma vez, estão olhando para o seu próprio umbigo, buscando maior tempo na tevê e no rádio, em busca do poder. O povo, que deveria ser o maior objetivo da política municipal, fica em segundo plano. Cabe aos cidadãos analisar essa realidade e dar a reposta nas urnas.

Edson Luís Cabral

Falta de vereadores

Não sei por que tantos se preocupam com a falta dos vereadores nas sessões quando deveriam se preocupar com a presença deles. Quando eles faltam, pelo menos se economiza cafezinho e evita-se a discussão de leis estúpidas ou inconstitucionais. Os vereadores são incapazes de discutir uma peça orçamentária ou diretrizes sérias de urbanização.

Publicidade

Aparecida Azevedo

Greves

Não tenho nada contra as greves, mas tenho que observar a maneira como as mesmas são conduzidas. Meu escritório é no Centro de Curitiba e não aguento mais os "apitaços" que os grevistas fazem. Para que apitar? A Dilma ou o ministro estão escutando? Só perturbam quem está trabalhando, pois há momentos em que nem ao telefone conseguimos falar. Deveriam ir apitar lá em Brasília, em frente ao ministério, e nos deixar trabalhar em paz.

Edson Luiz Gusi

Assalto a ônibus

Publicidade

Já presenciei, junto com minha filha de 8 anos, um caso de assalto a ônibus. O que eu percebi durante esse triste episódio é o quanto estamos nas mãos desses marginais. Sei que é difícil haver policiamento mais ostensivo, mas ficar à mercê da impunidade e da insegurança também não dá. Além da falta de policiais, falta também preocupação das autoridades com a segurança pública. Trabalhamos e pagamos nossos impostos para ter o mínimo de segurança e para não presenciar situações de risco.

Márcia Regina da Silva

Rede Ferroviária

Em 2009 a prefeitura de Curitiba derrubou a Estação do Portão, localizada entre dois shoppings do bairro, para construir um parquinho. Será que o Iphan autorizou a derrubada daquela estação histórica? Será que a praça vale a perda da história do bairro e da cidade?

Ricardo Melo Araujo

Publicidade

Lanchonete popular

Ótima iniciativa criar-se uma lanchonete popular no Aeroporto Afonso Pena (Gazeta, 12/7). Basta de preços abusivos em aeroportos. Parabéns ao Afonso Pena e zero para os políticos que não param de roubar e armar escândalos.

Suzane Cristina Grein

PIB

É evidente que uma grande nação não se mede pelo PIB (Gazeta, 12/7). Uma grande nação se mede pelo IDH da sua população; pela ética, pela moral e honestidade de seus governantes e políticos; pelo retorno ao povo dos impostos arrecadados e, principalmente, pelo respeito aos seus cidadãos. Engana-se também a presidenta ao pensar que é por esmolas ou favores para esconder a incompetência dos governantes.

Publicidade

Antonio Carlos Wanderley

Prova da OAB

A responsabilidade dos cursos jurídicos é do MEC. A OAB deveria fiscalizar e punir os péssimos advogados e não os formandos. O Congresso Nacional deveria acabar com esse exame de uma vez para deixar os formandos trabalharem.

Miguel Elias Gariba

Dom Eugenio

Publicidade

É antológica essa imagem da pomba sobre a urna funerária de Dom Eugenio Sales (Gazeta, 11/7) e que assim permaneceu por horas, alheia à movimentação e ao burburinho. Para os católicos, a pomba branca é uma representação do Espírito Santo e não há explicação terrena para esse acontecimento simbólico. Com certeza, essa imagem vai correr ao mundo e causar arrepios mesmo entre os céticos.

Valdomiro Nenevê, São José dos Pinhais – PR

Ruas sem saída

É verdade que o planejamento das cidades precisa ter uma diretriz que não se deixe pressionar pelo poder econômico e político de quem tem carro. Por outro lado, algumas vezes é necessário fazer intervenções em função do crescimento de algumas demandas, mesmo quando a decisão é muito discutível.

Alberto Paranhos

Publicidade

Pichações

Sou proprietário de um imóvel em área central de São José dos Pinhais que, para não sofrer com as pichações, foi totalmente pastilhado. Já foram 5 limpezas efetuadas em portas de aço, paredes e marquise. Quem faz isso não tem educação e a mínima condição de viver em sociedade. As autoridades deveriam dificultar a venda de tintas em spray, como é feito com medicamentos controlados. É pedir demais, mas não há outra saída.

Geraldo Bortolotti, São José dos Pinhais – PR

Gripe A

No ano passado tivemos tempo suficiente para exigir doses de vacinas para a gripe A, mas nossos políticos estavam preocupados com o caso Cachoeira e Demóstenes. Abandonaram a saúde e adotaram a Copa. Distribuição de vacina e cargos políticos é feita de maneira política.

Publicidade

Ivo de Moraes, Apucarana – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.