Gostaria de cumprimentar a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) pela realização do Fórum Futuro 10 Paraná. Estimular as forças do nosso estado ao exercício do pensamento futuro é estar contribuindo para a construção de novas gerações mais bem formadas, de novas oportunidades e de conhecimento. O extrato desse valioso trabalho, ao seu final, será importante ingrediente para o desenvolvimento do Paraná. Com planejamento e trabalho, todo sonho é possível.
Marcelo Simas CattaniCuritiba, PR
Mesa 39
Caro amigo, a sua mesa estava lá à sua espera, como sempre. À sua espera, também, estávamos nós. Tão acostumados à sua presença constante durante todos estes anos... acostumados a servir seu chope, seu jantar e a escutar-lhe as gargalhadas. Mas desta vez você não veio... e o "seu jornal" nos trouxe a triste notícia de que você já não mais estava entre nós. Nos restou então as saudades porque, amigo, a grandeza da sua existência não nos permite lamentar, mas agradecer a companhia. A nossa homenagem traduz-se em um gesto singelo porém sincero. Aqui, nesta "nossa casa", terá sempre seu lugar guardado... e a mesa 39 será sempre a mesa do Dr. DAquino. Que, embora vazia de sua presença, estará sempre repleta de recordações de amizade.
Larissa e Ione JaburFuncionários e amigos da Pizzaria a Landerna MercêsCuritiba, PR
Manobra
Sem choradeira, mas com direito adquirido de morar em uma cidade supercivilizada, de primeiro mundo, de conviver com um futebol decente, sério e de grande qualidade, com um passado de conquistas realizadas por dirigentes competentes e uma torcida maravilhosa. Meu glorioso Atlético perdeu o título quando foi impedido de jogar no estádio mais moderno da América do Sul, no seio de sua torcida.
Maria Aparecida TeixeiraCuritiba, PR
Conquista importante
O Atlético (também chamado agora de Paranaense, pelo The Guardian, Le Monde, El Clarín e outros) é vice-campeão das Américas. Não é pouco. Além de não desdenhar a campanha e seu alcance, deveríamos todos, atleticanos em geral, e formadores de opinião em particular, comemorar o feito, seja com gritos, sorrisos e fogos, seja com manchetes no jornal.
Roberto SartorCuritiba, PR
Dificultar a reeleição
O poder fascina o homem e o torna vulnerável. Ao arrepio dos preceitos constitucionais, abusos institucionais proliferam no sentido de alcançar o cargo político, onde buscam viciar a vontade livre do eleitor para obter o voto. Penso que, sem a quebra do Estado Democrático de Direito, a única forma de amenizar esta crise política em que vivemos seria dificultar ao máximo a reeleição dos candidatos. A nossa Carta Magna prega a igualdade, a isonomia na disputa do pleito eleitoral, mas formalmente e não materialmente, pois há diferença de armas entre o candidato à reeleição e um outro candidato pela primeira vez; aquele já é mais conhecido, enquanto este um ilustre desconhecido. A saída para este impasse seria a implantação de ônus para o candidato à reeleição, ou seja, para cada reeleição o candidato teria 15% dos votos a ele atribuído, descontado para fins de classificação no partido a que pertence. Se o candidato obteve 10 mil votos na primeira reeleição, ser-lhe-ia descontado 15% da votação, ficando portanto com 8.500 votos para fins classificatórios no partido; se fosse à segunda reeleição 30%, ficando com 7 mil votos, e assim sucessivamente. Com esta medida haveria uma distribuição mais democrática do poder, dando assim chance para que novos políticos e novas idéias aparecessem, oxigenando o poder constituído, onde o interesse público é supremo.
Itainá Tadeu EscorsinCuritiba, PR
Todos de olhos abertos
Gostaria de parabenizar a SAE, Celepar, Banco do Brasil, governo do estado e uma ONG de Direitos Humanos, pela ótima iniciativa de implantar em pleno Largo da Ordem, em Curitiba, o telecentro 28 de Junho de inclusão digital, voltado para o público GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros). Acredito que, por meio de iniciativas como esta, nós possamos diminuir o preconceito que ainda hoje, no século XXI, está tão latente.
Marcelo BorgesDiretor de marketing Curitiba, PR
Esquina perigosa
Sobre os problemas apontados pelo leitor Alceu Soares da Luz, ocasionados pelo estacionamento irregular de veículos nas esquinas das ruas Sant'Ana e São Joaquim, no Jardim Botânico, a Diretran informa que já determinou o aumento da fiscalização no local, com rondas mais freqüentes das viaturas. O apoio da população é importante para coibir atos como esses. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Assim que recebe o comunicado, a Diretran envia a equipe de agentes que estiver mais próxima para que oriente os motoristas e tome as providências necessárias.
Secretaria da Comunicação Social Prefeitura de Curitiba
* * * * * *
As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 Curitiba, PR. Fax (041) 3 321-5472.
E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.