Com a realização de sua oitava edição, que reunirá em Curitiba lideranças da região metropolitana, do litoral e do Vale do Ribeira, cumpre-se hoje a última fase do Fórum Futuro 10 Paraná uma promoção da Rede Paranaense de Comunicação que, ao longo dos últimos quatro meses, proporcionou uma oportunidade excepcional para o debate amplo, franco e apartidário sobre os grandes desafios que se abrem para o estado na próxima década. As propostas aprovadas serão agora consolidadas em um Plano Estratégico Integrado para o Desenvolvimento do Paraná, a ser elaborado pelo Instituto Paraná de Desenvolvimento (IPD) e oferecido aos gestores públicos de todas as esferas atuais e futuros como contribuição de toda a sociedade para a formulação de políticas de desenvolvimento sólidas, viáveis e realistas.
As discussões abrangeram temas tão cruciais e tão presentes quanto segurança, saúde, educação, cultura, criação de empregos, industrialização, agricultura, cidades e infra-estrutura, contando sempre com a co-promoção e ativa participação das mais experientes lideranças representativas de classes e categorias profissionais de nível regional e estadual. Cada qual colaborou com a visão de seus respectivos setores. Será da harmonização dessas visões que nascerá o projeto estratégico que perseguimos.
É algo de que o paraná vem precisando. Diante das novas realidades mundiais e nacionais que interferem pesadamente e se sobrepõem à realidade regional, crescem os desafios para garantir que daqui a dez anos o estado possa ser melhor do que o é hoje, com distribuição mais justa da riqueza e, por conseguinte, melhor qualidade de vida para a população.
Pensar neste Paraná exige planejamento integrado e participativo, conforme o escopo com que, desde o início, foi idealizado o Fórum Futuro 10 Paraná . Todos os segmentos sociais foram chamados a dar sua contribuição e, como fruto da visão de cada um teremos, talvez pela primeira vez na história paranaense, um projeto tão abrangente de intervenção no processo de desenvolvimento estadual e, ao mesmo tempo, certamente muito diferente das formulações gestadas nos gabinetes fechados do aparato burocrático.
O Paraná já atravessou por inúmeras fases em sua caminhada histórica. Passamos pelo tempo, por exemplo, em que era preciso ocupar e colonizar seu território. Depois, foi necessário pensar em integrá-lo por meio de rodovias de ligação entre todas as regiões, de modo a permitir o escoamento de sua crescente produção agrícola. Mais tarde, foi preciso dotá-lo da infra-estrutura imprescindível para o início do processo de agroindustrialização. E, por fim, buscou-se atrair investimentos em tecnologia de ponta fase que despertou o estado para os novos desafios que estamos vivendo hoje, os desafios da inserção definitiva do Paraná na realidade da globalização, com todas as suas exigências em todos os campos.
Esta, sem dúvida, será a proposta final do Fórum um Paraná moderno e pronto para exercer na plenitude a sua vocação de estado economicamente desenvolvido e socialmente justo.