| Foto: /

1.Propina tipo exportação

A multinacional da propina estabelecida pela Odebrecht e pela Braskem usava até uma rede de computadores secretos para processar os pagamentos.

CARREGANDO :)

*

2.Guia para o novo multimilionário

Está confiante de que vai ganhar na Mega Sena? Eis um guia de passos necessários para receber a bolada e de como agir logo após tornar-se um milionário.

Publicidade

*

3.Léxico politizado

As palavras mais buscadas durante o ano em dicionários on-line indicam uma população preocupada com a política e os debates mais quentes na sociedade.

Mas a lista tem também “flavorizante”...

*

4.Escute. E agradeça

Caso a compreensão dos termos políticos ajude a tornar os debates menos apaixonados e mais racionais, 2016 ainda poderá ser considerado um bom ano.

Publicidade

Nossos entrevistados explicam a importância de, nas reuniões típicas da época, respeitar a opinião alheia – e evitar a armadilha de medir o caminho percorrido no ano apenas pela régua das conquistas.

*

5.Jura? Juro.

Os juros no Brasil estão em níveis estratosféricos. Por quê? Uma das explicações pode estar na concentração bancária.

*

6.BNDES

Depois de mais de uma década financiando “campeões nacionais” e até ditaduras africanas, o BNDES volta-se ao fomento de pequenos negócios. Sinal de sensatez da equipe econômica.

Publicidade

*

7.Conservadorismo de quinta

Pesquisa recente do Ibope mostra que o brasileiro está mais conservador. Mas será que a pena de morte combina com o conservadorismo?

*

8.Amor ostentação

Para Luiz Felipe Pondé, a sociedade entrou numa espiral suicida pelo excesso de narcisismo. “Que viva o indivíduo, mas desapareça a espécie.” O amor, nesse novo tipo de cidadania, estaria resumido a emocionar-se com os próprios bons sentimentos.

*

Publicidade

9.Baco (ou Dionísio) de baixo custo

Colunista de vinhos preparou uma seleção de 22 ótimos rótulos importados a menos de R$ 60.

*

10.Superbest-sellers

Voltando a falar de multimilinários: existem escritores nesse clube. E um deles é brasileiro.

Obrigado pela leitura.

Editado por João Paulo Pimentel. Ilustração: Benett.

Publicidade