A sensação de insegurança é causada pela ausência do Estado e por leis ultrapassadas. Elas mais beneficiam os criminosos do que protegem o cidadão de bem. A polícia, na maioria das vezes, não é a culpada, pois ela é apenas a lei em forma de autoridade. Os políticos, como um todo, devem criar leis pesadas, que façam os bandidos temê-las e respeitar os policiais. Hoje não vemos nada disso: eles gargalham das leis e afrontam as autoridades. É preciso mudar essa realidade ou logo estaremos confinados em casa, pagando impostos, enquanto os criminosos ficam livres.

CARREGANDO :)

Dario Evangelista

Insegurança 2

Publicidade

O delegado que pediu para não ser identificado encontrou um dos pontos fundamentais do problema: a nossa Justiça se preocupa muito mais em proteger os criminosos que em puni-los. A pior parte é que eles sabem muito bem disso. Fazem o que bem entendem, e têm a certeza de que, mesmo se forem presos, podem não ser punidos pelos seus atos.

Daniel Campos

Insegurança 3

É notável a diferença de atitude da polícia de Santa Catarina em relação à do Paraná. Quando se transita pelos dois estados, é possível perceber que há mais policiais no estado vizinho e que eles têm atuação mais enérgica. Lá, pode-se ver a polícia na rua – seja a pé ou de carro. Estão olhando e fiscalizando, ou seja, fazendo o seu papel. Aqui, no Paraná, é diferente. Isso quando se encontra algum policial na rua.

Luiz C. Segantini

Publicidade

Insegurança 4

Os novos dirigentes da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, por enquanto, demonstraram somente ações para defender o patrimônio dos bancos e os caixas eletrônicos. A força-tarefa direcionada à proteção da população ainda não saiu do papel. Continuamos na mesma. Até quando?

Claudio Schultz

Educação

Acho importantíssimo o acompanhamento da vida escolar dos nossos filhos, ainda mais nos dias de hoje. As fontes de distração são infinitas e muito mais atraentes do que os cadernos e os livros. Tenho um filho de 12 anos e não canso de repetir o quanto estudar é importante para a vida dele. Diariamente cobro que as lições sejam feitas e que o conteúdo ministrado pelos professores seja estudado e revisado no mesmo dia.

Publicidade

Lidiane Martins

Gastos

Para as hospedagens dos deputados novatos na Câmara, em Brasília, haverá ajuda de custo no valor de R$ 33.763. No mês de fevereiro, para as despesas em viagens a Brasília e com a posse do Legislativo, os novos parlamentares receberão mais três diárias. E isso para ficarem alojados a cinco minutos do Congresso Nacional. Todas essas importâncias são dinheiro que nós recolhemos. Depois, os políticos falam em dignidade e respeito ao erário. É o nosso dinheiro jogado no ralo na capital federal.

Edison Bindi

Petrobras

Publicidade

Nestor Cerveró, envolvido no escândalo da Petrobras, foi preso em sua volta ao Brasil. A detenção ocorreu pela estranha ação de tentar transferir os seus bens, declarados com preços insignificantes, para os filhos. A presidente da Petrobras, Graça Foster, fez o mesmo e não foi presa. Por que a diferença nas ações?

Julio José de Melo, Sete Lagoas – MG

Trocas na prefeitura 1

É conhecido o ditado popular: em time que está ganhando não se mexe. Se a prefeitura está trocando nomes nas pastas, deve haver algo errado. Não acredito, porém, que seja baseado em pesquisas no começo de um ano que nem é eleitoral. Melhor é esperar 2016.

Waldomiro Tarcísio Padilha de Oliveira

Publicidade

Trocas na prefeitura 2

A prefeitura e o governo do estado não estão satisfeitos com seus vendedores de ilusões. Eles ainda não aprenderam que mexer com o bolso do povo é mau negócio. Os governantes que trabalhem bem, gastem bem e deixem o povo trabalhar. Curitiba está voltando a ser a cidade que mais cria problemas aos que pretendem ter um ganha-pão honesto.

Jorge Abib

Cartórios 1

É incoerente o argumento de que o documento de um imóvel mais caro tenha custo mais elevado em relação ao de uma propriedade mais barata (Gazeta, 16/1). Essas taxas não são impostos e não devem ser proporcionais ao valor documentado, mas sim ao custo do serviço. Esse é o problema: qual o custo de imprimir algumas folhas de papel? O fato é que os cartórios representam uma completa anomalia. Deveriam ser públicos e cobrar apenas o custo do serviço. O cartório é, sem dúvida, um atraso de vida no país.

Publicidade

Manuel Nascimento C. Carvalho

Cartórios 2

Após a Constituição de 1988, os "donos" dos cartórios apenas assumiram as serventias, após serem aprovados em concurso público. Ou seja, o cartório, de uma forma geral, é público. Parte da receita é destinada aos cofres dos estados. A parte que cabe ao tabelião ou oficial é destinada ao emprego da segurança nos processos e qualificação de funcionários. A responsabilidade em se praticar um ato é muito grande. Imagine um mundo sem os cartórios, onde profissionais liberais teriam fé pública para praticar atos, como um registro de um imóvel, por exemplo.

Danilo Teixeira de Alice

Cartórios 3

Publicidade

Os cartórios são os maiores exemplos da nossa sociedade burocrática e desconfiada. São uma verdadeira âncora para o nosso crescimento. Além de tudo, alguns são verdadeiras minas de ouro para seus cartorários.

Daniel Venturi

Singles

"Singles" é um texto magnífico (Gazeta, 16/1). A "nuvem" invisível de preconceito que paira sobre os singles é imensa e permanente. Por outro lado, a condição suscita certa inveja, sobretudo devido à liberdade, à autossuficiência e à comodidade de não precisar organizar sua rotina em função dos outros, sejam eles maridos, esposas, filhos ou pais. A sociedade pune os singles de forma inclemente. No Imposto de Renda, por exemplo, eles acabam pagando a escola particular e a medicina privada dos dependentes dos outros, considerando que não se beneficiam de deduções. São, portanto, prejudicados pelo Estado. Valéria Prochmann

Atentado em Paris 1

Publicidade

No dia da liberdade de culto (7/1), o mundo assistiu, novamente, a um duro episódio de intolerância e afronta à liberdade de expressão, de religião e opinião. O ataque terrorista à sede do jornal satírico francês Charlie Hebdo feriu a todos. Se hoje sabemos o que se passou, é porque os meios de comunicação, mediante o exercício mais puro e legítimo da liberdade de expressão, proporcionam o acesso às informações. Como exemplo, se não fosse a astúcia da liberdade de expressão manifestada pela imprensa jornalística, seria possível o acesso aos escândalos políticos vivenciados, atualmente, no Brasil? Não é possível reconhecer um povo verdadeiramente livre se não houver a liberdade de expressão. E, diga-se aqui, a liberdade no contexto jornalístico, que não permite aos tiranos e criminosos a benesse do anonimato, que muitas vezes se faz pela coerção.

Eduardo Jesus Bordignon

Atentado em Paris 2

Vivemos um momento importante. Ou as democracias ocidentais declaram o valor universal da liberdade ou permitem que a lógica do terror e da ditadura religiosa se insinue em nossa cultura. A propósito, onde estavam Dilma e Obama quando foi promovido o ato público de chefes de Estado das democracias que repudiam o terror?

André Renato Wenglarek

Publicidade

Atentado em Paris 3

Num mundo conturbado e tão cheio de ideologias e diferenças, precisamos insistir no convívio pacífico e entender que a paz é conquista de renúncias e aceitações. Viver em coletividade é também dividir opiniões e saber que há verdades; não há certezas intocáveis. A liberdade deve ser sagrada. Ela é caminho para o entendimento, ainda que os homens não concordem em tudo. E realmente não precisam concordar em tudo. O mundo contemporâneo deve rechaçar os motivos e as argumentações de terroristas. Para eles, que não aceitam as diferenças, tudo serve de motivo para ferir o outro. Não enxergam outro caminho.

Aldo Moraes, músico, Londrina – PR

Atentado em Paris 4

Não são princípios filosóficos, como os expostos por Robson de Oliveira (Gazeta, 14/1), que explicarão o "desvio" de "jovens de classe média, muitas vezes bem-educados, cuja vida não padece de qualquer tipo de carência material que aderem a seitas fundamentalistas". Os dois responsáveis pelo hediondo ato praticado em Paris eram nascidos na França, mas filhos de argelinos. Lá, os milhões nessa situação são considerados estrangeiros, com tudo de mau que essa classificação importa: segregação, desemprego, violência e mais; padecem, sim, de carências. De resto, veem seus países de origem sendo massacrados – com a eliminação de crianças, anciãos e mulheres – por nações "ocidentais" que entendem que podem implantar a democracia nos moldes nos quais acreditam.

Publicidade

Antônio Carlos Pacheco, engenheiro agrônomo

Linha Verde 1

Sobre a nova licitação da Linha Verde, até parece que se trata de uma maravilhosa obra de mobilidade urbana. Há um amontoado de semáforos a cada cruzamento; e uma rua lateral que se une à principal nos pontos mais críticos da via, o que ocasiona inúmeros acidentes. E o preço do projeto? Deve incluir viadutos e trincheiras – que na prática serão cruzamentos em nível, com semáforos.

Luiz F. Borille Merlin

Linha Verde 2

Publicidade

Não há dinheiro nem para os 3 quilômetros de uma via que já existe. Só será feita uma revitalização. E ainda ficam a sonhar com metrô? O curitibano vive de sonhos.

Marcel Davi Blasi

Linha Verde 3

A notícia sobre a licitação de mais um trecho da Linha Verde poderia ser de muitos anos atrás. Mesmo assim, é boa pela continuidade da via. O projeto – que seria de uma via rápida – está cheio de cruzamentos em nível e continua a gerar congestionamentos diários nos horários de pico.

Herbert Kinder

Publicidade

Academias ao ar livre

Em relação aos pedidos dos vereadores sobre as academias ao ar livre, os parlamentares agem como se Curitiba fosse demarcada por currais eleitorais. Cada curral tem seu dono. O Boa Vista, por exemplo, tem um dono; O Cajuru, outro; a mesma coisa no Água Verde e na feirinha do Largo da Ordem. E assim vai por toda a cidade.

Marcelo Santana, via Facebook

Tribunal de Contas

Uma pergunta: para que serve o Tribunal de Contas? Colegas de partido nunca punem outros políticos.

Publicidade

Marco Santos

Impostos

A iniciativa privada deve ser incentivada, e não sofrer aumento de impostos. Na crise, é ela que sustenta a economia do país.

Darlan Rodrigues Bittencourt