Fui aluno da UFPR entre 1994 e 98. Fiquei surpreso ao verificar que entre os líderes dos estudantes que invadiram a Reitoria participou um líder de minha época que era bem conhecido pelas badernas que promovia no câmpus. É triste saber que jovens estudantes se deixam influenciar por profissionais da baderna, que a esta altura já devem estar começando a ficar calvos.
Claudio Pace Curitiba, PR
Invasão da Reitoria 2
Não acredito que os estudantes que invadiram a Reitoria da UFPR, quebrando vidros e danificando o patrimônio publico, não recebam punição por seus atos. Como cidadão contribuinte, fico aguardando que providências sejam tomadas pelas autoridades competentes.
Paulo Cesar Corá, administradorCuritiba, PR
Invasão da Reitoria 3
Como estudante de uma universidade privada, acheiridícula a atitude do grupo de estudantes que invadiu a Reitoria da UFPR de forma violenta e depredou o prédio. Quero que vocês saibam que, apesar de não ser aluno da UFPR, eu e todos os brasileiros pagamos impostos que fornecem os recursos para que outros estudem gratuitamente na universidade.
Luiz F. GubertCuritiba, PR
Chupa-cabras
Olha a que ponto chegamos. O representante da Educação do estado, cidadão que deveria ser o exemplo da moralidade e da dignidade porque não dizer da Educação também mostra sua verdadeira face ao chamar os professores e seus representantes de chupa-cabras, um termo pejorativo e de extremo mau gosto. O mais inusitado disso tudo, é que o sr. Maurício Requião já esteve do outro lado, quando participou de duas invasões ao mesmo prédio onde hoje responde como secretário de estado: a primeira, para apoiar empresários fraudadores do Proem, que se acorrentaram dentro do prédio da Secretaria; e a segunda, quando a mesma APP invadiu o prédio. Tudo isso no ano de 1999, quando eu lá trabalhava. Vi, com meus próprios olhos, este senhor mais Ângelo Vanhoni, Rasca Rodrigues, André Passos, Doático Santos, Paulo Salamuni, e outros de importância pequena como todos. Agora ele prova do próprio veneno. Bom de gritaria e militância revolucionária e baderneira, mas quando confrontados por aqueles que o seguiam num passado não muito distante, esquece de suas "lutas" e "ideologias"Quem aí é o verdadeiro chupa-cabras?
Miguel Orleryk Curitiba, PR
Futuro 10 Paraná
Cumprimento a Gazeta do Povo e a Rede Paranaense de Comu-nicação por contribuírem para a realização do Fórum Futuro 10 Paraná. Os diferentes pontos de vista discutidos entre os líderes das principais entidades de classe do estado abriram espaço e alternativas inteligentes para que os projetos saiam da teoria e sejam revertidos em atitudes práticas para o desenvolvimento do estado. O Fórum Futuro 10 Paraná revelou que a sociedade civil, quando trabalha de forma organizada, adquire forças positivas em todos os setores da economia e os resultados dessa união, certamente, nos direciona para um futuro melhor que começa agora. É por isso que nós paranaenses sentimos orgulho dos trabalhos desenvolvidos pela equipe da Rede Paranaense de Comunicação. Parabéns a todos!
Aguilar Silva, empresárioCuritiba, PR
Paracetamol
Eu estive na Alemanha, de 1983 a 2000, e posso afirmar que a substância paracetamol (também conhecido como acetaminophen), contida em vários medicamentos para dor de cabeça, é proibida há décadas naquele país. Quando for à farmácia para comprar um analgésico, para não correr riscos, verifique se em sua composição se encontra o paracetamol.
Antônio Viegas MalheirosCuritiba, PR
Animais de tração
Ao tomar conhecimento do humanitário trabalho do professor Alexandre Biondo e sua jovem e valorosa equipe em prol dos tão sofridos animais de tração de nossa cidade e região metropolitana, fico feliz pois é um sinal que podemos começar a ter esperança que mais gente apoie esta iniciativa.
Rejane MelloCuritiba, PR
A espera de obras
Enquanto alguns reclamam do período de execução de obras na cidade, nós aqui do Boqueirão aguardamos elas começarem. Aqui, não vemos obra nenhuma ser executada. Alguns exemplos: Marechal Floriano está saturada e com o piso destruído, Rua das Carmelitas congestionada, sem arborização, sem calçamento, e com movimento intenso. Nossa prefeitura deveria fazer, aqui no bairro, obras similares que são feitas na Avenida Iguaçu ou Silva Jardim, assim saberíamos que temos os mesmos direitos. Quando fôssemos pagar o IPTU, saberíamos o porquê de estarmos pagando.
Luiz Carlos Menestrina, comercianteCuritiba, PR
Resposta
Em resposta ao leitor que reclamou que o Balneário Shangri-la "encontra-se abandonado há 20 anos", primeiramente é importante ressaltar que Pontal do Paraná foi emancipado há apenas 10 anos, e a atual administração teve início há menos de um ano, não podendo responder pelo o que ocorreu no passado. Muito embora o prefeito tenha priorizado para este exercício as áreas de saúde e educação, encontram-se em andamento obras de calçamento da Avenida Paranaguá, bem como da Praça Central; ampliação do Posto 24 horas e construção de um Centro de Educação Infantil (onde já foram desapropriados oito terrenos), na Rua Cabo Frio. Todas as obras citadas estão no Balneário Shangri-lá. Aproveitamos para informar que foram criadas as Administrações Regionais: Colônia Pereira, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul, as quais contam, cada regional, com um administrador, que estão incumbidos da limpeza e manutenção dos seus respectivos balneários. Em referência ao lixo, o mesmo é coletado em dias alternados, mas fixo para cada balneário, cujo destino é o Aterro Sanitário, localizado no Balneário Praia de Leste.
Airton de Souza, assessor MunicipalPontal do Paraná, PR
Escola municipal
Quero parabenizar a direção da Escola Municipal Professora Caetana Paranhos de Matinhos pela belíssima festa de formatura das turmas de Pré e 4.ª séries. A convite de uma formanda do prezinho, estive presente à cerimônia, e pude constatar que a referida escola não fica em nada a dever às escolas de Curitiba. Fiquei impressionada com a quantidade de projetos com as crianças, visando a sua formação integral. Apesar de reclamar da má conservação da Avenida Beira-mar, quando se constata fatos positivos como o desta escola, ficamos felizes em ver que a prefeitura não está descuidando da educação. Parabéns!
Bernadete Braga Pimentel, professoraCuritiba, PR
*****
As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.
E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia