Infelizmente, a falta de profissionais vem se agravando no interior do Brasil, como mostra a reportagem (Gazeta, 27/5). Trata-se de uma situação horrível porque há muitas pessoas com problemas de saúde no país e não há médicos para atendê-las. Mas também é preciso melhorar a infraestrutura nas cidades do interior porque a concentração de médicos nos grandes centros ocorre pela falta de recursos e condições de trabalho nas cidades menores.
Andressa Debner Luiz
Médicos no interior 1
Infelizmente, a falta de profissionais vem se agravando no interior do Brasil, como mostra a reportagem (Gazeta, 27/5). Trata-se de uma situação horrível porque há muitas pessoas com problemas de saúde no país e não há médicos para atendê-las. Mas também é preciso melhorar a infraestrutura nas cidades do interior porque a concentração de médicos nos grandes centros ocorre pela falta de recursos e condições de trabalho nas cidades menores.
Andressa Debner Luiz
Médicos no interior 2
Minha sogra é médica especializada em psiquiatria com mais de 15 anos de experiência. Quando ela se candidata a uma vaga em uma cidade de interior, eles ligam oferecendo mil maravilhas, falando que o salário é de R$ 10 mil, contratos de pelo menos seis meses. Mas quando ela chega ao município, eles dizem que não querem fazer contrato e o atendimento é em sistema de plantão. Assim nenhum médico aceita.
Vagner Leites Tiera, Piraquara PR
Novos municípios
O Brasil já está com mais de 5 mil municípios, incluindo vários sem a mínima condição de se manter sem ajuda federal ou estadual. Quase a metade dos estados, por sua vez, não tem condições de cumprir seus próprios compromissos sem ajuda federal. Todo esse déficit está saindo do bolso de alguém a população em geral. Só mesmo pessoas que não são afetadas pela medida, e que vivem "penduradas" nos governos, conseguem justificar a criação de prefeituras (Gazeta, 27/5) e câmaras municipais, mais ninguém.
Márcio Falabello
Ditadura
O cantor Amado Batista teve a dignidade de admitir um erro. Os "revolucionários de classe média" não buscavam libertar o povo da ditadura militar, mas implantar a "sua" ditadura comunista na qual fariam parte da classe dirigente. O que não conseguiram pelas armas, hoje conquistam pelo voto comprado, pelas alianças espúrias e pela mentira institucionalizada. O capitalismo pode ter muitos defeitos, mas ostenta uma qualidade involuntária: não se desenvolve onde há ataques à liberdade.
Marcelo Henrique da Silva
Feriados da Copa 1
Sobre o editorial a respeito dos feriados da Copa (Gazeta, 28/5), o poder público deveria se preocupar primeiro em manter a ordem no país que não se encontra em mínimas condições de receber um evento desse porte, antes de se preocupar se o "mundo" irá julgar o Brasil como um país que desvaloriza o trabalho. Também deveriam se preocupar em revisar o conceito de trabalho que temos dos nossos parlamentares que só fazem de conta que trabalham.
Zaqueu Sullivan, Castro PR
Feriados da Copa 2
Qual legado deixado pela Copa? A população espera soluções para o trânsito. Será que vamos ver apenas a prefeitura gastar dinheiro em desapropriação e potencial construtivo para um clube e deixar a conta para o contribuinte? Sempre as mesmas balelas.
Hernani Bergossi
Feriados da Copa 3
Serão 42 mil torcedores e centenas de jornalistas do mundo inteiro fazendo a cobertura da Copa em Curitiba. Uma oportunidade única de mostrar o que nossa cidade tem de bom para atrair turistas e investidores. Ou seja, temos de colocar a "casa em ordem" para receber todas essas pessoas. Nunca tivemos uma oportunidade dessas antes. Acredito que quatro dias a mais de feriado seja um preço baixo para a projeção da imagem de Curitiba para todo o mundo.
Bibiana Antoniacomi Schappel
Gastos com pessoal
É preciso esclarecer melhor esses dados sobre os gastos do governo estadual com pessoal, a criação de cargos para manter empregados os políticos derrotados e os aliados que, sistematicamente, vem sendo feita pelo governo. Falta competência para administrar e responsabilidade para manter o estado saudável, mas, claro, os objetivos dos políticos não são esses.
Antonio Carlos Wanderley
Descaminho
Na matéria sobre as operações na fronteira (Gazeta, 27/5) é utilizada a expressão "contrabando" para, provavelmente, se referir a "descaminho". O artigo do Código Penal menciona os crimes de contrabando e descaminho. Embora eles estejam no mesmo artigo, são crimes distintos e por isso são sempre confundidos. Contrabando é a entrada ou saída de produto proibido (como o narcotráfico), ou que atente contra à saúde ou moralidade. Já descaminho é a entrada ou saída de produtos permitidos, mas sem passar pelos trâmites legais.
Natalício Tolentino da Silva
Greve
Lembram-se da greve dos funcionários do Detran ocorrida em abril? Então, agora, ao final de maio, vieram os descontos e, surpresa, ficamos sem receber a gratificação por encargos especiais e os 13 dias de greve. No pagamento dos salários na segunda-feira, os servidores foram surpreendidos com o desconto e muitos não receberam nada de salário.
Viviane Rodrigues Darif Saldanhas
Assalto a turistas
O governo do Paraná está promovendo com seu abandono à segurança pública uma arapuca para turistas e cidadãos. Uma pessoa que se dirige a um parque estadual não imagina que trata-se de um lugar onde as autoridades permitem a livre ação de bandidos há anos sem tomar nenhuma atitude. Melhor seria botar uma placa na entrada dos parques dizendo "cuidado com assaltantes".
Rodrigo Ziolkowski
Pichadores
Parabéns para a 3ª Vara da Infância e Juventude e demais órgãos envolvidos no programa que realiza palestras para os jovens flagrados pichando (Gazeta, 28/5). Finalmente uma punição sócioeducativa adequada, envolvendo também os pais, que certamente ficarão mais atentos em relação às ações dos próprios filhos.
Parcifal Zimermann, Pinhais PR
Cinema de rua
Desde muito cedo me apaixonei pelo cinema, com 9 anos eu não sabia nome algum de rua mas já sabia como chegar aos cinemas de Curitiba (Gazeta, 27/5). Lembro dos enormes e luxuosos Cine Condor e Cine Vitória, mas o primeiro cinema que entrei ainda criança foi o Rivoli. Naquela época, nos anos 1970 e 1980, ainda não havia videocassete nem tevê paga e internet era algo inimaginável. Ir ao cinema obrigatório.
Décio Luiz Bozza
Joaquim Barbosa 1
Nós brasileiros temos orgulho de ter pessoas como o ministro Joaquim Barbosa, que preza o caráter, o orgulho e a honestidade, sentimentos que há muito não víamos nos altos escalões de nosso país. Ele não pode deixar-se intimidar por aqueles que não querem ver o país desenvolvido e só querem aproveitar as brechas da lei, prejudicando as classes humildes e dependentes, desviando milhões de reais.
Aldo Dante Machado Junior
Joaquim Barbosa 2
As declarações de Joaquim Barbosa criticando os partidos políticos revestem-se de verdade. Os partidos políticos estão entre as instituições com menos credibilidade perante a opinião pública! A "nobreza" da política está virando uma "safadeza", com muitos fazendo da democracia um ramo de negócio altamente rentável!
José Nilvo Genova
Médicos estrangeiros
Não estou entendendo esse protesto dos médicos contra a importação de médicos de outros países, principalmente do CRM que não se preocupou com as mazelas de nossa saúde tanto pública como privada. Nunca vi uma manifestação nem uma ação de dessa entidade em prol de uma saúde de qualidade, contra os desvios de conduta de seus membros e cobrança das autoridades públicas políticas e um atendimento de qualidade.
Loreni Gehlen
Contorno Norte
Quando vão dar continuidade nas obras do Contorno Norte? Está um caos, não dá mais para suportar o tráfego intenso de caminhões, que utilizam a Avenida Santos Dumont em Colombo para conseguirem acesso ao Contorno Norte, na Rodovia da Uva. É insuportável a quantidade de caminhões, as casas trepidam e percebe-se o perigo a cada dia que passa.
Viviane M. M. Ribeiro, Colombo PR
Leite
Que lástima esse escândalo do leite adulterado. Até perdi a vontade de fazer guloseimas e dar leite para a minha família. Esses criminosos deveriam devolver à população o valor roubado em forma de estruturas hospitalares ou remédios para os centros de oncologia e, claro, também fazer trabalhos voluntários nesses locais para ver o que fizeram com os filhos e familiares de outras pessoas.
Elena Tanaka
Dívidas
Dilma levou Roberto Azevêdo, recém eleito diretor da OMC, para sua viagem à África para que ele pudesse agradecer os votos recebidos dos países africanos. Talvez por gratidão, perdoou US$ 900 milhões em dívidas daqueles países. Dilma não é muito esperta. No país do mensalão, ela deveria ter desvinculado uma coisa de outra e deixado o diplomata em casa porque é inevitável que liguemos uma coisa a outra.
Maria Cristina Rocha Azevedo
Aeroporto
O Aeroporto Afonso Pena de Curitiba tem um painel promocional que lança perfumes em quem desembarca. Como sou alérgica a fragrâncias, tenho crises de asma fortes quando utilizo esse corredor de desembarque, embora a empresa aérea gentilmente tenha me levado por outra saída, o cheiro invade o aeroporto como um todo. Reclamei, mas sem solução. Acho um desrespeito fazerem isso em mim sem que eu autorize.
Raquel Terezinha Rodrigues, Guarapuava PR
Feliciano
Eu não entendo, o porquê tanta perseguição em cima do deputado Marco Feliciano. O que me entristece é o retrocesso mental e intelectual da meia dúzia de pessoas que vão protestar até na igreja onde ele está. Parece claro tratar-se de um preconceito por ele ser evangélico, e que os ativistas gays só consideram direitos humanos aquilo que lhes é de interesse.
Arquimedici Assis
Creas
Fiquei indignada com o que está acontecendo com o Creas Cristo Rei. Ele é a única unidade em Curitiba para atender exclusivamente pessoas e famílias que sofreram abuso sexual. Pois bem, a atual diretoria da FAS resolveu acabar com o trabalho especializado. Fecharam o equipamento e de forma enganosa, dizem que o trabalho está sendo descentralizado. Mentira! O grupo de 14 pessoas foi dissolvido e o trabalho está acabando lentamente, uma afronta!
Alana Bitencourt
Ditadura
A comissão da "meia verdade" quer que os nomes colocados em rua, viadutos, pontes e outros locais com os nomes dos pseudotorturadores tenham o prefixo torturador, o que teria sentido se também fossem colocados os prefixos em nome de políticos corruptos homenageados a posteriori. Ora, vamos deixar o ódio e a mágoa enterrados com quem já morreu. Lembrar do passado é sofrer duas vezes ou mais e revirar sepultura é coisa de coveiro ou vândalos. Vamos trabalhar para o futuro do Brasil, vamos cuidar do futuro das crianças e deixar que Deus ou o diabo cuide de quem já partiu, seja da extrema direita ou da extremíssima esquerda.
Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul PR
* * * * *
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.
Deixe sua opinião