Defino esse êxodo de paranaenses (Gazeta, 18/10) como "complexo de quinta comarca". Como o Paraná passou a existir somente a partir de 1853, até então éramos paulistas dos campos de Curitiba. O tempo passou e a identidade paranaense não se consolidou, logo tudo que é do outro é melhor que o nosso. Tirando os outros fatores e agravantes, sempre teremos o pensamento de que a sabiá alheia canta melhor que a nossa gralha-azul.
Kallil Assad
Eleição
É do conhecimento de quem observa a política, mesmo não sendo especialista, que uma das práticas mais deletérias de nossa política é a falta de respeito à independência dos legislativos pelos poderes executivos. Seria o caso de o novo prefeito de Curitiba inovar e respeitar a Câmara Municipal, deixando que ela escolha livremente seus dirigentes, preocupando-se com suas atribuições executivas e indicando um bom líder da base parlamentar. Quem sabe assim a Câmara recuperará sua lastimável autoestima e desempenhará suas atribuições legais adequadamente.
Antônio Dilson Pereira
Plano Diretor
Essa proposta de companhias interessadas em construções cada vez maiores em certos locais (Gazeta, 15/10) vem de encontro ao interesse da sociedade. É melhor que os candidatos Ratinho Júnior e Gustavo Fruet fiquem de olhos bem abertos, pois nós vamos confiar neles e, se fizerem algo contra o interesse popular para favorecer a especulação imobiliária, vamos dar o troco nas próximas eleições.
Carlos Eduardo V. Ribeiro
Lula e Cristina Kirchner
O encontro entre Cristina Kirchner e o ex-presidente Lula (Gazeta, 17/10) é o encontro de duas ostras políticas. Basta verificar como se encontra a economia argentina hoje. E tende a ficar cada vez pior. Já o nosso ex-presidente, esse não sabia de nada...
Milton Rogério, Pato Branco PR
CPMI do Cachoeira
A CPMI do Cachoeira vai acabar numa pizza das grandes. Muitos dos que estão lá investigando também se utilizam das mesmas práticas. Se não receberam do Cachoeira, já receberam de algum outro esquema. Estamos vivendo uma época onde os honestos são exceção e o padrão de conduta é a desonestidade. E o pior é que a sociedade fica alheia, não reage, não protesta, não fica indignada.
Orlando Sartori Filho, São Paulo SP
Código Florestal
Sensacionais os vetos da presidente Dilma ao Código Florestal (Gazeta, 18/10). Margens de rios e áreas de proteção são cruciais para o equilíbrio das bacias hidrográficas e a diversidade de fauna e flora. A sociedade precisa entender que é necessário restringir o descaso com esses elementos da natureza.
Dimas Nascimento
Cotas universitárias
A política educacional é criticada há décadas por diversos setores da sociedade. O governo responde tentando colocar todas as crianças na escola. É um esforço louvável, mas não surte efeito se as crianças não aprendem nada na escola. Se essa política continuar, daqui a algumas décadas teremos um exército de doutores analfabetos. Criar cotas nas universidades para alunos carentes que cursaram o ensino fundamental e médio em escola pública é admitir o fracasso em oferecer educação de qualidade.
Lindolfo Silveira Kemmerich
Paulo Freire
É uma pena que, ao passo que a França ia se livrando do socioconstrutivismo de Jean Piaget, nós aqui estávamos erguendo uma estátua de Paulo Freire, como lembra o colunista Carlos Ramalhete (Gazeta, 18/10). E já sabemos que não adianta investir 10% do PIB em educação para remunerar melhor esses "Paulos Freires".
Daniel Gomes
Qualidade do ensino
O Brasil possui hoje o que considero um enorme mecanismo para concentração do capital educacional na mão das classes privilegiadas, pois temos ensino público e gratuito de péssima qualidade desde o nível básico até o médio, e ensino superior público de boa qualidade. Devíamos fazer como a Coreia do Sul, onde valoriza-se a qualidade do ensino público desde os primeiros anos, criando um ambiente propício para a disseminação do conhecimento e dando às classes menos privilegiadas a possibilidade de ascender socialmente através da formação educacional.
José Marcos Souza
Drogas
O jovem andarilho que se tornou recentemente hit na internet (Gazeta, 18/10) é vítima do mundo das drogas, que vem se alastrando de maneira impressionante no país. E é vítima também do descaso de quem, mesmo tendo a obrigação de providenciar o acolhimento e recuperação de pessoas nesse estado, nada faz e usa como pretexto baboseiras esfarrapadas como "direitos humanos", "direito de ir e vir" e assim por diante.
Ricardo Martins Soares
Acidente com ligeirinho
Depois das imagens mostradas do acidente envolvendo dois ligeirinhos (Gazeta, 17/10), tanto as empresas envolvidas quanto a Urbs simplesmente não dizem nada. Até quando as empresas irão colocar cobradores com cursos de formação de motoristas para transportar vidas? Os verdadeiros profissionais estão se afastando devido às punições.
Daniel Alves, Pinhais PR
Bicicletas
O investimento para estimular o uso de bicicletas deveria sair das campanhas eleitorais para tornar-se realidade. Mas para que isso ocorra será necessário tempo. Não é apenas com uma simples troca de prefeito que as pessoas deixarão de andar de carro. Hoje o automóvel deixou de ser apenas um meio de locomoção e começou a fazer parte de nossa cultura como sinônimo de status.
Gabriela Lopes Ferreira
Burocracia tributária
Para diminuir a burocracia tributária, os governantes do nosso Brasil têm de ter vontade política e fazer a tão esperada reforma tributária, criando um imposto único para os ricos, ficando isentos os que ganham salário mínimo. Assim diminuiriam as desigualdades sociais, desde que o imposto arrecadado fosse aplicado nas áreas em que houvesse real necessidade e com total transparência.
Pedro Inácio Araújo da Silveira Leite
As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações. Rua Pedro Ivo, 459 - Centro Curitiba, PR - CEP 80010-020 Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.
Deixe sua opinião