Há poucos dias, tive o prazer de ser presidente de um congresso de otorrinolaringologia em Curitiba, fato este que já havia feito outras vezes, porém para a minha alegria, da comissão organizadora, dos curitibanos, dos paranaenses e dos brasileiros, estávamos no melhor e mais moderno centro de convenções da América do Sul, o Estação Embratel Convention Center. Um centro de convenções dentro de um shopping center, com estacionamento para milhares de carros, no centro da cidade, está transformando Curitiba na melhor cidade brasileira para eventos. Esta modernidade, a beleza, enfim todos os atributos do empreendimento, devemos a um homem que ama sua cidade, que está dando mais um upgrade a Curitiba, hoje tão falada no Brasil e exterior pela sua organização, educação do povo, transporte e, por que não, pelo clima um pouco europeu e agora também pelo Estação. Conversando com amigos economistas, pessoas que sabem fazer "contas", consegui entender que este empreendimento foi muito mais um presente para a cidade do que um investimento econômico. Por esta razão que nós, médicos, e todos os que necessitam um espaço para eventos poderemos oferecer a nossa cidade para sediar todo tipo de convenção. Durante o transcorrer, sentirão o que eu senti: orgulho de ser curitibano. Mesmo que simbolicamente, Miguel Krigsner merece uma estátua. Curitiba agradece.
Marcos Mocellin, médicoCuritiba, PR
Greves
Todos os anos, à mesma época, ocorrem as greves dos previdenciários, Correios, bancos, petroleiros, Banco Central, Receita Federal, etc. Terminou a dos funcionários do INSS, começou a dos Correios. Paralisações estão sendo feitas nas outras categorias, como a dos bancários. Nessa última categoria de trabalhadores, um absurdo a falta de diálogo, apesar dos lucros estratosféricos dos bancos à custa do governo, como vêm sendo estampados nos jornais e revistas. Banqueiros deitam e rolam. Não é por outra razão que alguns ainda se metem em corrupção e saem impunes. Um absurdo!
Reinaldo PereiraCuritiba, PR
"O abraço amigo"
No tocante à distribuição de verbas federais, o estado do Paraná sempre foi preterido em relação a outros estados. Agora, por exemplo, lemos que apenas 11% das verbas previstas para estradas federais no Paraná foram efetivamente liberadas. O que aconteceu com o abraço do recém-eleito presidente Lula que praticamente elegeu o governador Roberto Requião? "Requião é gente nossa", dizia, então, o presidente. Mas parece que o Paraná não é "estado nosso"...
Dario Knopfholz, engenheiro civilCuritiba, PR
Delação premiada
Nossa Justiça, a exemplo da italiana e da americana, concede agora a "delação premiada". Ocorreu que na CPI apareceram espertinhos acusando sem provas materiais, objetivando tirar vantagens, claro. Nossa sugestão: altere-se a lei. Quem acusar e não provar terá a pena aumentada, ao invés de diminuída. Aliás, a novidade já deveria ter nascida com esse pormenor embutido.
Gabriel Kalinoveski FilhoCuritiba, PR
Terminais de transporte
Ao se priorizar às estações-tubo, deixa-se de lado a manutenção dos terminais intermediários que possibilitam à integração num sistema de transporte coletivo, considerado modelo segundo a Prefeitura de Curitiba. Os usuários dos terminais do Hauer e Capão Raso têm razão de sobra por estarem irritados. Com as últimas chuvas, mais uma vez tiveram que se refugiar das inúmeras goteiras e alagamentos, provenientes de uma estrutura metálica podre e cobertura de fibra perfurada pela ação do tempo. Construídos 25 anos atrás, essas jóias arquitetônicas da era Lerner estão hoje sucateadas. Erros de projeto obrigaram a Urbs a fazer algumas correções no correr dos anos, principalmente no que diz respeito aos deficientes, como rampas, banheiros, etc., que não existiam. Até hoje as escadas de acesso aos túneis que ligam às plataformas constituem um verdadeiro suplício aos idosos e deficientes que têm que apelar aos porteiros para poder atravessar pela perigosa pista dos ônibus. Agora que o prefeito Beto Richa anuncia o início da construção do Eixo Metropolitano seria também a ocasião de construir novos terminais, pois projeto já existe no Ippuc.
Ari WolkerCuritiba, PR
Concurso público
Para esclarecer ao leitor paranaense e em resposta à carta do senhor Fernando Al-Egypto, referente ao concurso público efetuado no Rio de Janeiro, informamos que naquele estado já foram chamados 1.765 candidatos no último certame, representando cerca de 21% do total de funcionários daquela Unidade da Federação. Importante destacar que o prazo de validade deste certame vai até 12 de dezembro de 2007, e que a convocação e localização dos concursados dar-se-ão em observância aos termos contidos no edital de abertura da seleção: necessidades do serviço, vagas existentes, classificação obtida e validade do certame. O Banco está à disposição para maiores esclarecimentos a respeito da candidata em questão, cujo o nome não foi informado na referida carta do leitor.
Banco do Brasil Superintendência Estadual do Paraná
Posto da Kennedy
Em relação à carta da sra. Sueli Felício, publicada na edição de 9/9/05, a Urbs informa que os agentes da Diretran vão verificar a situação do trânsito na Avenida Kennedy, na altura do posto de gasolina mencionado pela leitora, para evitar que persistam os problemas de congestionamento na via.
Secretaria da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba
*****
As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.
E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.
Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.