Bom dia!
Se você mora no Paraná, provavelmente está se fazendo três perguntas: nevou enquanto eu estava dormindo? Está nevando? Vai nevar? Vamos por partes...
Palmas, como de costume, puxou a fila. Moradores da cidade do sul do estado compartilharam vídeos nas redes sociais de neve caindo na cidade durante a madrugada., No início da manhã, o Simepar confirmou a ocorrência de neve em Palmas e a temperatura mais fria da madrugada em Inácio Martins, -4 °C.
A terça-feira será de mais frio em todo o estado. Em Curitiba, por exemplo, a máxima do dia não passa de 10 °C e amanhã o termômetro deve zerar - com chance de neve. Neste momento, nem adianta se animar: o que está caindo no seu telhado é chuva líquida mesmo.
Pelo interior, a animação com o inverno de hemisfério Norte se divide com a preocupação com as lavouras. Há previsão de geada para a semana toda. Nosso time de Agronegócio indica cuidados que devem ser tomados para proteger as plantações de café e os hortigranjeiros.
Em Curitiba, a FAS está com operação montada para atender os moradores de rua que sofrem com as baixas temperaturas. Ligue 156 para não deixar Curitiba perder ninguém para o frio.
A semana congelada - como tudo que domina as rodas de conversa - invadiu as correntes de WhatsApp. Uma delas liga diretamente a nevasca no Chile à possibilidade de neve por aqui. Durval Ramos passou a lupa na história e descobriu que, exageros à parte, o frio polar de Santiago tem a ver com a semana mais gelada do ano no Paraná e em todo o Sul do Brasil.
Gleisi em ação
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, trocou o frio curitibano pelo calor caribenho da Nicarágua, onde é realizado o Foro de São Paulo. Em um único discurso, a senadora defendeu Lula, criticou Sergio Moro, elogiou Nicolás Maduro e chamou Che Guevara de heroico.
Não sabe o que é o Foro de São Paulo? Bruna Borges e Sérgio Luís de Deus explicam.
Antes da viagem, Gleisi deixou gravado um vídeo pedindo apoio da militância à Carta Capital, revista historicamente alinhada ao PT e seus governos, como lembra Leandro Narloch.
A cena recente mais forte protagonizada por Gleisi foi a tomada da mesa do Senado, no dia da votação da reforma trabalhista. Ato da mesma cepa das intimidações recentes à jornalista Miriam Leitão em um voo e do protesto no casamento da deputada paranaense Maria Victória. Sinal de que, para parte da esquerda, insistir na violência tornou-se um padrão, tema do editorial da Gazeta do Povo
Somente a existência de uma visão distorcida da política explica o fato de dezenas de pessoas atacarem convidados de uma festa de casamento. Os argumentos de que houve “ostentação”, ou de que os presentes pedidos pela noiva eram caros, mostram quão rasa era a motivação de quem foi ao protesto.
Mais ao norte
Em Washington, o PGR Rodrigo Janot discursou sobre a Lava Jato. Entre os principais pontos, falou da nova denúncia contra Temer, da troca de deputados na CCJ e das lições do caso Banestado.
Mais ao sul
Por aqui, Deltan Dallagnol concedeu longa entrevista sobre a Lava Jato. O coordenador da força-tarefa do MPF garantiu que ainda há muito a se investigar em Curitiba.
Se queremos reduzir os índices de corrupção, é preciso ir além da Lava Jato, que é apenas um primeiro passo.
Direto de Londres, Ricardo Amorim diz que a tolerância zero que a capital inglesa usou com as armas deve ser usada pelo Brasil no combate à corrupção.
Fica, Temer
Rafael Moro Martins conversou com cinco pessoas que estão entre os 7% de brasileiros que aprovam o governo Temer. O que elas têm a dizer?
Vida dupla
Lúcio Vaz identificou 55 servidores públicos que deram uma tacada de mestre: se licenciaram de suas funções, onde recebem que chegam a R$ 30 mil, para serem prefeitos ou vereadores pelo interior do Brasil. Mais uma dessas legalidades duras de aceitar.
Enquanto isso...
Mais um retrato completo da crise econômica: os brasileiros inadimplentes devem, em média, três vezes o que ganham. Como sair dessa?
Contra o politicamente correto
Gabriel de Arruda Castro conta a história de Sofia Gallo. A colombiana de 22 anos, cega, se formou em Princeton, a melhor universidade dos Estados Unidos e uma das melhores do mundo. No caminho, se deparou com muito mais barreiras ideológicas do que ligadas à sua deficiência.
Por aqui, a Associação Escola sem Partido foi à Justiça para retirar uma das exigências do Enem.
A programação que salva
A Califórnia registre uma elevada taxa de 45% de reincidência no crime. Ninguém que passou pelo programa The Last Mile contribuiu para este índice. A iniciativa ensina ex-detentos programação em HTML, CSS e JavaScript, essenciais, por exemplo, para você conseguir ler este texto em seu celular.
Perigo virtual
As senhas dos principais sites de comércio eletrônico do Brasil vazaram na internet. A descoberta é do TecMundo, reproduzida pelo Júlio Boll no Bad, bad server.
Porte facilitado
Juízes e promotores foram ao ministro da Justiça, Torquato Jardim, articular a permissão para ter direito ao porte de arma sem passar por testes psicológicos ou de capacidade técnica, obrigatórios para qualquer cidadão brasileiro.
Hora-atividade
Está empatada em 11 a 11 a votação no pleno do Tribunal de Justiça do Paraná sobre o pagamento de hora-atividade para professores no estado. Sem poder fazer barulho, os professores encontraram outras formas de se manifestar.
Castelo de areia
A Operação Castelo de Cartas está desmanchando como se fosse um castelo de areia. Catarina Scortecci informa que o STJ anulou mais provas de pagamento de propina ao ex-coordenador-geral do Tribunal de Contas do Paraná, Luiz Bernardo Costa.
E o Cartola?
O Cartola é um dos fenômenos do futebol brasileiro atual. A grosso modo, um jogo de computador em que os usuários montam times e ganham pontos de acordo com o desempenho real dos jogadores no Brasileirão.
O cruzamento entre real e virtual, um dos charmes do jogo, tem deixado muito boleiro em saia justa. Até o campeão olímpico Weverton, do Atlético, já foi cobrado por torcedor porque tomou gol e perdeu ponto no Cartola. Detalhe: o Furacão havia vencido por 4 a 1.
Quer entender melhor o jogo ou saber como montar o seu time? Acompanhe o blog Cartoleiros, do editor Adriano Ribeiro.
Ali na Rui Barbosa
A praça Rui Barbosa é um dos formigueiros humanos de Curitiba. Além da Rua Cidadania e de ônibus para qualquer canto da cidade, ali está um órgão alemão centenário, dentro da Igreja Bom Jesus dos Perdões. Luan Galani conta essa história saborosa.
Frio?
O Guia Gazeta do Povo recomenda cinco programas para esquentar a terça-feira em Curitiba. Tem de Festival do Fettuccine no Grana Padano (topo!) a Samba de Bamba (passo...).
Se o negócio for ficar debaixo das cobertas, você pode lançar mão das nossas 10 dicas para aproveitar melhor o Netflix; ouvir o podcast Ideias sobre as chances (ou risco) de Lula ser eleito presidente em 2018 ou reservar uma buchada de bode no Bar dos Paraíbas para segunda-feira que vem.
Até lá, o frio já terá diminuído (tomara que não!).