Gostaria muito de ser otimista em relação aos novos eleitos para a Câmara de Curitiba (Gazeta, 11/10). Acredito até que pode haver boas intenções entre eles, mas a velha gangue continua e vai engolir os novos que não sabem nada. Infelizmente, políticos novos ou velhos são todos iguais. Só mesmo uma imprensa independente e a ação do MP para ajudar o povo.

CARREGANDO :)

Celso Rissetti, Matinhos – PR

Novos eleitos 2

Publicidade

Entendo que nenhum dos vereadores antigos deveria ser reeleito. Penso que nós é que deveríamos avaliar se os atuais vereadores deveriam ou não tentar a reeleição. Mas já é um começo essa renovação de 47%. Serve de alerta para que saibam que estamos de olho em todo o poder público.

Dirceu Marcos Rankel

Novos eleitos 3

A renovação da Câmara deveria ser total para varrer a lambança dos atuais parlamentares, inclusive dos que conseguiram se reeleger e que foram partícipes, omissos ou coniventes com o desvio de recursos de publicidade na Câmara Municipal. Enfim, a vontade do eleitor é soberana. Mensagem aos eleitos: honrem os votos recebidos, apresentando bons projetos e fiscalizando a atuação do novo prefeito. Não se deixem corromper!

Johnny Laroche

Publicidade

Aposentadoria de deputados

Sobre a aposentadoria dos senhores deputados (Gazeta, 11/10), precisamos contar com a ajuda da Gazeta do Povo para não deixar esse assunto esfriar e ser implantado na calada da noite. Não seria mais seguro buscarmos a revogação dessa lei para evitar que, a qualquer momento, ela possa ser colocada em prática?

Celso Martynetz

Papel do vereador

O povo que elege ainda não sabe qual é o verdadeiro papel de um vereador. O que acontece atualmente é a troca de favores: você me ajuda aqui que eu te ajudo ali. Quero crer que muito em breve seja implantada na capital do Paraná uma escola de gestores para que possam aprender o que é ser e fazer política; caso contrário, continuará tudo a mesma coisa.

Publicidade

Jaqueline Borges

Mensalão 1

Algumas correntes, portadoras de viés governista evidentemente, criticam as condenações de José Genoino e José Dirceu evocando o passado de lutas contra a ditadura militar. O que precisa ser dito é que o atual julgamento não analisa "o passado glorioso de dois guerrilheiros" e sim "o presente criminoso de dois políticos". Desses últimos cuida o STF. Dos outros a história se encarregará.

Joaquim Carlos Sena Maia, Antonina – PR

Mensalão 2

Publicidade

Após a decisão do STF, tenho apenas uma indagação a fazer: e o big boss do mensalão, Lula da Silva, quando vai para o banco dos réus? Lamentável que o PT não tenha mais nada de povo nas cores vermelha e branca.

Pedro dos Santos, Boston – Estados Unidos

Potencial construtivo

Obviamente o potencial construtivo é dinheiro público, e como tal deve ser tratado. Assim como aconteceu com Aírton Cordeiro (Gazeta, 11/10), sofri muito com o cinismo de algumas pessoas que sempre rebatiam minhas afirmações. Mas vamos continuar lutando pela aplicação ética do dinheiro público. Como já afirmei outras vezes, Aírton Cordeiro é a nossa voz. Não se cale nem se intimide com os poderosos.

Luiz Carlos Giublin Junior

Publicidade

Região metropolitana

Para desenvolver a região metropolitana, as administrações municipais precisam simplesmente cumprir suas obrigações, investindo em educação, saúde, infraestrutura e segurança. Desse modo, empresas poderão se instalar na RMC, gerando impostos, empregos diretos e indiretos e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população. Não existe "mágica" para desenvolver uma região; existe, sim, necessidade de competência.

Celso Eli da Rocha

Fiação subterrânea

Claro que compensa investir em fiação subterrânea (Gazeta, 10/10). Isso coloca nossa cidade no padrão internacional e faz que sejamos muito bem vistos por estrangeiros, contribuindo para o aumento do turismo. Se não dá para fazer na cidade toda devido ao custo elevado, faça-se onde há restaurantes, bares, teatros, museu, parques. Já passou da hora de a Copel cobrar o abandono das operadoras que simplesmente vão passando novos cabos e deixando os antigos. Deve ter muito cabo da Telepar pendurado por aí!

Publicidade

Marcelo Henrique Jarenko

Flanelinhas

Concordo com a proibição aos flanelinhas. A rua é um local de domínio público; portanto, para a sua utilização, deve haver licitação para concessão. Quem utilizar de outra maneira é contraventor. Para se viver em sociedade devemos respeitar a lei.

Elias Ubirajara Kasecker Junior

Transporte coletivo 1

Publicidade

Apenas duas ações poderiam ser tomadas para aumentar o número de usuários do transporte coletivo sem exigir grandes investimentos: aumentar a frequência, colocando mais veículos em circulação, e exigir treinamento para os motoristas dirigirem com maior respeito aos passageiros, sem frear bruscamente nem fazer curvas em alta velocidade.

Hélio Takefumi Mori, engenheiro civil

Transporte coletivo 2

Acredito que primeiramente deveriam desafogar nosso trânsito. O transporte público precisa de melhorias, diminuição nas filas de espera, na conservação de terminais e tubos, e deve existir também um planejamento melhor dos horários de ônibus. Próximo da minha residência passam diversas linhas, porém todas no mesmo horário e às vezes ficamos aguardando 40 minutos entre uma e outra.

Ana Beatriz Moreschi Faria

Publicidade

Dia do Professor

Hoje se comemora o Dia do Professor. Parabéns a esse profissional, figura indispensável em nossa vida. Por vezes o professor foi para muitos de nós inspiração para construirmos o que hoje somos. Apesar de nossos desencontros com a educação, somos capazes de alimentar a esperança. Comprometemo-nos com a vida, com a educação, porque nela acreditamos. Melhorar nosso fazer e refazer, se necessário, em cada dia de nossa caminhada, com muita garra. Parafraseando Carlos Drummond de Andrade: "É hora de recomeçar tudo de novo, sem ilusão e sem pressa, mas com a teimosia do inseto que busca um caminho no terremoto".

Elinor Eschholz Ribeiro, mestre em Educação

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.